sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mulheres erguendo igrejas primitivas


Este mosaico pertence ao piso de uma igreja cristã do século 3.




Foi descoberto em escavações realizadas em 2003-2005 perto do sitio arqueologico de Tel Megiddo.





O mosaico é decorado com padrões geométricos, tem um medalhão de peixe (símbolo cristão) e três inscrições em grego, referindo-se a uma comemoração a um oficial do exército romano que contribuíu para a construção do mosaico; um segundo quadrado do mosaico estaria honrando a memória de quatro mulheres, e um terceiro quadrado mencionando uma mulher q levantou um altar em honra a Jesus Cristo.






As inscrições do mosaico liga um oficial romano ao cristianismo antes do imperio romano o reconhecer como religião oficial do imperio.






E registra a informação de que mulheres fundavam igrejas e eram homenageadas.





Isso é uma nóticia incrivel.

Imagem do Sitio, 06/06.




No sítio arqueologico de Megiddo foi encontrado a única evidência arqueológica de presença cristã na Terra de Israel antes do reinado de Constantino.






Megiddo é mencionado no AT a NT. Em Apocalipice 16:16 este é o lugar da ultima batalha do Armagedon (Ar - Megiddo).




Descoberta publicada em 21/06/06 em Journal HA - ESI 118 (2006) Legio, Kefar 'Otnay Yotam Tepper Yotam Tepper



quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Priorado de Sião

Entrevista com Laurence Gardner



"Bastante tolice foi escrita sobre o Prieurè de Sion em tempos recentes. Há certas teorias de conspiração e sociedades duvidosas que retratam o Prieurè como um movimento secreto subterrâneo cuja meta é restabelecer a monarquia dos Merovíngeos na França - mas isto é completamente infiel. "





"A Ordem original de Sion foi fundada em Jerusalém em 1099 pelo Rei Cruzado, Godefroi de Bouillon - um descendente da realeza Merovíngea que reteve a sua identidade individual num ramo dos Cavaleiros Templários para ter o apoio qualificado dos judeus e muçulmanos como um anexo à Ordem Cristã. As duas Ordens compartilharam o mesmo Grão Mestre até 1188, quando a Ordem de Sion separou-se para tornar-se no Prieurè de Sion - ou mais corretamente no Prieurè Notre Dame de Sion ( Priorato de Nossa Senhora de Sion). "





"No inicio dos anos de 1300, os Cavaleiros Templários estavam firmemente estabelecidos na Escócia onde eles estavam especificamente submetidos ao Rei Robert, o Bruce e a Casa Real emergente de Stewart. Enquanto isso, o Priorato de Nossa Senhora de Sion estava dirigido por um adido Templário na França. Eles eram os partidários dos Desposyni Merovingeos e tinham sido responsáveis (juntamente com os seus aliados de Cistercian) para construir as grandes catedrais góticas de Notre Dame em lugares como Paris, Rouen e Chartre."




"O que aconteceu para confundir o assunto foi que, em 1956, um certo Pierre Plantard de Sinclair registrou sua própria misteriosa "sociedade" na França, chamando-a Prieuré de Sion. Porém, nada disto tem qualquer coisa a ver com a historia do Prieuré de Sion original, que permaneceu como anexo templário Jacobino a/ academia científica da Casa Real de Stewart."





quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Mulheres excluidas IV

"Na época bíblica, as mulheres dos Patriarcas eram as Matriarcas, mulheres ouvidas, respeitadas e admiradas. Havia mulheres profetisas, juízas e Rainhas. As mulheres estavam presentes no Monte Sinai no momento em que Deus firmou o Seu Pacto com o povo de Israel. Participavam ativamente das celebrações religiosas e sociais, dos atos políticos. Atuavam no plano econômico. Tinham voz, tanto no campo privado como no público.




Com o decorrer do tempo e por força das influências estrangeiras, especialmente a grega, as mulheres foram excluídas de toda atividade pública e passaram a ficar relegadas ao lar. " Rabina Sandra Kochmann




"Se todos os templos israelitas tivessem de fechar, a vida religiosa judaica permaneceria intacta, por que o seu centro está no lar. Os judeus consideram o seu lar um santuário religioso, mais importante q a sinagoga...A nossa religião é essencialmente uma religião familiar."



E quem toma conta da religiosidade dentro de casa é a matriarca, por isso, a fé não morre.



"A tradição judaica impõe poucas obrigações rituais à mulher na vida da sinagoga, mas atribui-lhe responsabilidade total em relação à atmosfera de piedade do lar e à preservação dos ideais judaicos. Ela reúne os filhos..."




Foi no interior das casas q começaram a surgir as primeiras igrejas cristãs. Impedidas de sairem a rua p pregar o evangelho, as mulheres promoviam reuniões nas suas próprias casas e não deixavam a fé morrer.






Suas igrejas cresceram !






"Mas por volta de 150-200 dc, começou a ocorrer a exclusão sistematica das mulheres de qquer posição, em q tivesse voz ativa, visibilidade e autoridade." Teologa Pagals






"Foi no século IV, q as mulheres foram proibidas de possuirem igrejas" (paroquias)






"Motivo: alguns bispos haviam se sentido incomodados, por mulheres realizarem comunhões e curas."




Fonte:
- Misterios antigos


- Comunidade Judaica - http://www.tryte.com.br/judaismo/colecao/br/livro1/l1cap14.php



terça-feira, 27 de novembro de 2007

Sacerdocio feminino II




"A medida que a mulher faz teologia, ela percebe uma cristologia voltada contra ela." Maria Clara Luccheti Bingemer






A conquista do espaço da mulher no mundo teológico se daria através de muitas lutas, já que por razões históricas, culturais e até por causa de uma hermenêutica um tanto limitada da Sagrada Escritura sua figura seria vedada.


Este fenômeno promoveria uma ação "remodeladora da face da terra". Prometendo um futuro esperançoso no fazer teológico, proporcionando à sociedade sentir e experimentar Deus de um jeito feminino.


Maria Clara no seu livro "Experiência de Deus em corpo de mulher" cobra um diálogo verdadeiro, justo e transparente entre homem e mulher. Até então nosso destino teria sido traçado nos Encontros de Teologos, apenas pelos homens.

A mulher precisa deixar de vista como inimiga do homem e instrumento da tentação. É preciso ficar claro que a mulher tem sido vítima da cultura da época de Inácio.

Gl 3,28 Isto não estaria sendo cumprido na prática.


Fonte: http://www.cienciaefe.org.br/jornal/ago02/mt04.htm

Maria Clara Luccheti Bingemer é doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e professora na Faculdade de Teologia da PUC-Rio.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Santo Graal


A definição, "Santo Graal", primeiro apareceu na Idade Media como um conceito literário, baseado em uma série de más interpretações dos escribas. Isto derivou-se imediatamente como uma tradução de "Saint Grail" e das formas antigas "San Graal" e "Sangréal".









O Sangue Real (o Sang Réal) mencionado seria o da casa real de Judah: a linhagem do Santo Graal.









Foi simbolizado por muitas coisas, mas como um artigo material é comumente percebido como um Cálice, especialmente um cálice que contém, ou uma vez conteve, o sangue vivo de Jesus.









O Graal foi também retratado como uma Vinha, traçando seus caminhos pelos anais do tempo. A fruta da vinha é a uva - e da uva extrai-se o vinho.









No saber esotérico, um cálice era o símbolo tradicional do útero, e o Sangréal era dito como sendo o Sangue Real levado pelo cálice uterino de Maria Madalena. Era ela quem havia inspirado a "Dompna" (Grande Senhora) dos templários e Trovadores - e eles a chamaram de o Cálice do Mundo.









Esta informação foi suprimida por buscadores de poder externos que têm buscado servir aos seus próprios interesses, em lugar de servir às comunidades que deveriam representar.









Entrevista de L. Gardner ao jornal infinito



domingo, 25 de novembro de 2007

Davi e Salomão




O rei Davi é mencionado nas páginas do Antigo Testamento 1048 vezes, é o assunto primário de 62 capítulos e autor de 73 salmos.






Alguns acreditam q Davi seria um lider tribal apenas.






No que diz respeito aos reis existe uma dificuldade em se obter achados do período mais antigo da monarquia – período de Saul, Davi e Salomão.






As áreas relacionadas aos reinados desses monarcas são muito pouco escavadas e exploradas (principalmente áreas que seriam muito frutíferas para a arqueologia como Jerusalém e Hebrom) devido a problemas de cunho político e religioso que vêm impossibilitar novos achados.






Kathleen Kenyon e o arqueólogo israelita Yigael Shiloh encontraram estruturam mencionadas por Davi, com cerca de 15 metros de altura, conhecida como a Escadaria de Pedra, que era provavelmente a Milo Bíblica, sobre a qual Davi construiu a Fortaleza de Sião (2 Sm 5:7,9).






Em 1997 Ronny Reich (arqueólogo israelita) descobriu na área meridional da "Cidade de Davi" uma enorme estrutura de pedra que atribui-se a uma torre de defesa. Eilat Maar, está entre o "Monte do Templo" e a "Cidade de Davi" realizando escavações no provável local do palácio real de Davi.




Muitos afirmam que o reinado de Davi foi "insignificante", e teria sido exaltado nos escritos pertencentes a seus descendentes.




O reino da Síria ergueu um monumento comemorativo por derrotar seus inimigos (Israel e Judá).




A afirmação de q Davi teria sdo um rei tribal teria partido do diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv e publicada pelo jornalista Vinícius Romanini.




Ele afirma q não foram achadas ruínas de arquitetura monumental em Jerusalém ou qualquer das outras cidades citadas na Bíblia.




O Templo de Salomão nunca teria existido.




Sabemos da existÊncia de três Templos que estiveram no Monte do Templo entre 960 a.C. e 70 d.C. O primeiro teve sua construção iniciada em 967 a.C. e destruição em 586 a.C. pelos babilônios. O segundo começou a ser reconstruído em 538 a.C., onde passou cerca de 500 anos no processo de reconstrução, sendo concluído definitivamente, restaurado, pelo rei Herodes no período de 19 d.C. até 29 d.C.














Primeiro achou-se a chamada "Estela de Tel Dã", ou seja uma pedra onde suas linhas ‘falam’ de guerras entre os israelitas e os arameus, as quais pela Bíblia sabemos que eram constantes entre Israel e Damasco. Continua um relato a respeito de um rei de Damasco que derrotou um rei da "Casa de Israel da Casa de Davi"!






Essa é uma inscrição araméia escrita aproximadamente 150 anos após o reinado de Davi, que cita a existência de Davi (Não era o rei derrotado), a existência de uma guerra e do reino de Israel e Judá.



"Em 1993 foi encontrada uma pedra datada do século IX a.C. com escritos que mencionam um rei hebreu chamado Davi, mas não há qualquer evidência das conquistas narradas na Bíblia. Davi pode ter sido o líder de um grupo de rebeldes vindos de camadas pobres dos cananeus.






Não há sinal de arquitetura monumental em Jerusalém ou em qualquer das outras cidades citadas pela Bílbia em que o rei Salomão teria construido templos, palácios e fortalezas. Assim como Davi, Salomão seria apenas um pequeno líder tribal de Judá. " Vinicius Romanini



"Da maneira que vejo as descobertas, não há evidência alguma de uma grande e unida monarquia, nem de Jerusalém governando vastos territórios", disse Israel Finkelstein, diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv. A Jerusalém do Rei David, acrescentou Finkelstein, "não era nada além de uma pobre vila na época".


Ele é chefe das escavações de Megiddo, um sítio arqueológico vitalmente importante no norte de Israel. Seus relatórios de Megiddo afirmam que algumas estruturas atribuídas a Salomão, na realidade, foram construídas depois de seu reino.













sábado, 24 de novembro de 2007

O legado de Madalena



Este livro é considerado como historico-investigativa, elaborado por Laurece Gardner, visando reunir informações de documentos históricos sobre o casamento de Jesus e Madalena.




Foi considerado best-seller no mundo todo.




Seria uma continuação do livro "Santo graal e a linhagem sagrada".


O relado deste legado é baseado em arquivos suprimidos e da realeza europeia. Revelando provas documentais a respeito do legado oculto de Cristo no Ocidente e novas evidências na descoberta do Santo Graal.




Laurece diz ter acesso aos documentos templários trazidos para a Europa em 1128 D.C encontrados de escavação em Jerusalem, eles teriam descoberto uma riqueza de manuscritos e documentos antigos que demoliram completamente as suas convicções, previamente estabelecidas no Cristianismo Romano.




No tesouro estavam documentos originais da era dos Evangelhos, o que tornou totalmente clara a história de que a ressurreição física de Cristo e de que sua morte fora um embuste completo perpetrados pelos bispos do século IV quando confrontaram os quatro Evangelhos selecionados e aprovados pela Igreja como sendo o Novo Testamento. O fato do julgamento e sentença de Jesus era completamente real - e realmente foi mencionado nos anais imperiais romanos, mas realmente não havia menção ao que aconteceu no local da crucificação. Isso se sucedeu porque as introduções do Evangelho, que detalham a história da crucificação e ressurreição, tinham sido ilegitimamente acrescentadas aos textos originais.




De forma interessante, entre todas as imagens de Cristo retratadas pelos originais. Cristãos nas catacumbas de Roma, não há nenhum única imagem da ressurreição que se tornou tão importante ao pós-nomeado Cristianismo implementado pela Igreja romana. Então, claramente a ressurreição não tinha nenhum significado para os primeiros seguidores da religião e os Templários anunciaram que o Vaticano tinha cometido uma seria fraude em sua interpretação dos eventos. Jesus, de acordo com a documentação, não morreu na cruz, e não foi, então, temporariamente ressuscitado à vida como os bispos sustentavam. Devido à esta razão, desde 1128, os Cavaleiros Templários recusaram-se a reconhecer a cruz Latina vertical (crucifixo) da Igreja, e usaram ao invés dela sua agora famosa cruz centrada de oito-pontos.





Ele afirma que a informação de que Jesus casou e teve filhos teria sido escondido por aqueles cuja motivação era suprimir a verdade para reter o controle.




"A Linhagem do Santo Graal não se restringe, porém, a genealogias e histórias de intriga política; suas páginas contêm a chave do Código do Graal essencial: a chave não somente de um mistério histórico, mas também de um modo de vida. Explica como o reino patriarcal do povo foi suplantado pela tirania dogmática e pelo domínio ditatorial da terra."




"Estudando os mais antigos registros da Igreja Romana então, ficou claro que os Imperadores e Papas estabeleceram uma estratégia planejada para eliminar a família Messiânica. A Igreja registra expressamente que os membros e familiares deveriam ser caçados e deveriam ser postos à espada." L. Gardner


Livros de Laurence Garner para baixar e ler em formato digital: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/livros-sobre-esposa-e-filhos-de-jesus.html



Quem é Laurece Gardner?http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/laurence-gardner.html

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Atuação feminina no NT

Jesus teve um grupo de seguidoras.
Haveria evidencias no Novo Testamento de que mulheres ocupavam os ofícios de diáconos, presbíteros, apóstolos e tambem profetizavam.
Isso por que, com a vinda de Jesus um novo mundo se inicia e com a missão de Madalena recebida no sepulcro estabelecesse a restruturação das relações Homem e Mulher.

Mulheres que marcaram a história do povo de Deus para sempre e q parecem terem sido deixadas a sombra.

A profetiza Ana agradeceu a Deus e falou a respeito de Jesus quando ele foi trazido ao templo (Lucas 2.36-38). Ela sendo viúva de oitenta e quatro anos, não deixava o templo, lá adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.”

“vossos filhos e vossas filhas profetizarão... até sobre os meus servos e servas derramarei meu Espírito naqueles dias, e profetizarão” (Atos 2.17-18; cf. Joel 2.28-32)15 .

Temos as quatro filhas de Felipe que são uma indicação de que esta promessa se cumpriu, pois todas profetizaram (Atos 21.9)

Paulo também incentivava as mulheres profetizarem, com o adorno apropriado (I Coríntios 11.5).



A profecia, de acordo com os povos da biblia é definida como uma proclamação autorizada da Palavra de Deus. Portanto se as mulheres podem profetizar, podem também realizar ministério pastoral, já que a profecia possui tanta importância e autoridade quanto o ensino.

Paulo fala de mulheres presbíteros em (Tito 2.3). Usando a palavra que significa “mulheres mais velhas”. Presbu~th" que está relacionada à palavra Presbutero"


Mulheres possuem todos os dons espirituais, e isto inclui o dom de ensino e o de liderança. Deus não escolheria fornecer um dom a uma pessoa pelo seu gênero, mas pela sua missão.

Lucas 8.3 fala de um grupo de mulheres que serviam (prestavam assistência, diakoneo), a Jesus e os apóstolos. Fornecia os recursos financeiros para que Jesus pudesse realizar o seu ministério. E qdo os apostolos fugidos falharam, foi uma mulher enviada p trasmitir aboa nova.



O próprio uso da palavra ministério é muito ampla, originada das palavras gregas diakonia, diakono" e diakoneo, elas sempre expressam a idéia de serviço e ministério no sentindo mais amplo.


Paulo, chamou algumas mulheres de cooperadoras no evangelho.

Fp 4.3 “E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho. Os nomes deles estão no Livro da Vida, que pertence a Deus.”


Dorcas (Atos 9.36-43) Dorcas é retratada como uma discípula notável. Aliás, é a única mulher a ser chamada de discípula – μαθήτρια - no NT.



Priscila (Atos 18.2, 18, 26;
Romanos 16.3; 1 Coríntios 16.19; 2 Timóteo 4.19) Priscila é mencionada quatro vezes antes de seu marido como uma indicação de que era tida como líder, mais influente do que o próprio marido. Este casal desenvolvia um papel de ensino bíblico.


Priscila: At 18.26 “Ele começou a falar com coragem na sinagoga. Priscila e o seu marido Áquila o ouviram falar; então o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o Caminho de Deus.” Rm 16.3 “Mando saudações a Priscila e ao seu marido Áquila, meus companheiros no serviço de Cristo Jesus.”



Adolf Von Harnack (1851-1930) - um dos mais competentes estudiosos da Bíblia, teólogo que escreveu o Tratado de História dos Dogmas e mudou o pensamento protestante da época - comprovou que a carta aos Hebreus foi escrita por Priscila e não por Paulo. http://icmsp.org/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=51




Febe (Romanos 16.1-2) a tradução da palavra προστάτις - protetora, por líder, empregada a ela mostrariam que as mulheres eram tão ativas na igreja primitiva quanto os homens. Apesar do título de diaconisa na igreja em Cencréia sugerir um título oficial. Febe é mencionada como protetora de Paulo. Seria difícil aceitar a idéia de que ela era líder do apóstolo.


Febe: Rm 16.1,2 “Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia.”



Júnias Romanos 16.7Em uma pesquisa recente nos escritos gregos existentes desde a época de Homero (Século IX a.C até o século V d.C) descobriu-se que apenas 3 ocorrências do nome Júlias além de Romanos 3.7.
Uma quando Plutarco cita a irmã de Brutus.
Uma quando Epifânio, o bispo de Salamina em Chipre, que menciona o Júlia de Romanos 16.7 como sendo um homem que veio a ocupar bispado de Apamélia da Síria.
Um quando Crisóstomo se refere a Júlia de Romanos como sendo uma irmã notável até mesmo aos olhos de dos apóstolos.


Presente na primeira reunião de oração:At 1.14 “Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele.”



O primeiro cristão a ser batizado na Europa por Paulo foi uma mulher.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Atuação feminina no AT






Ambos Homem e Mulher, foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1.26-28).





Deus atribui a ambos, juntos, as mesmas responsabilidades (Gênesis 1.26-28).





O domínio masculino aparece em Gênesis 3.16, como parte das conseqüências do pecado.







"Com Eva aprendemos que podemos continuar a caminhada de fé, mesmo depois de um grande erro. Vemos que ela aceitou não só o castigo divino como também o perdão divino que a capacitou a seguir em frente, mesmo em meio a muitas dificuldades. " Rosalee







Agar, Miriã, Débora, Noemi e Ester, Jael, Rispa ou Joana... 52 mulheres da Bíblia, algumas de destaque e outras não tão destacadas, apresentando a história da salvação.












São mulheres, que lutaram contra tragédias.
São 52 vidas que marcaram a história do povo de Deus para sempre.




As mulheres ministravam como profetizas no Velho Testamento.
Miriã: Ex 15.20 “A profetisa Míriam, que era irmã de Arão...”





Débora: Jz 4.4 “Débora, mulher de Lapidote, era profetisa...”
Hulda: 2Rs 22.14








"Então, os sacerdotes... foram ter com a profetisa Hulda.”









Noadia: Ne 6.14 “... profetisa Noadia e dos mais profetas ...”
Ana: Lc 2.36 “Havia uma profetisa, chamada Ana...”








A profetiza Hulda foi consultada pelos mensageiros de Josias II Reis 22.14.20.





Havia tambem a profetiza Débora q alem de profetiza foi Juiza (Juízes 4.4-5).





Débora: Jz 4.4 “...Era também juíza dos israelitas naquele tempo.”
Atuando como uma Juíza sobre Israel, incluiria o julgamento de homens. Débora também teria exercido autoridade sobre um homem, Baraque, que era comandante das tropas israelitas.








Abigail não era profeta, nem tinha outro ministério oficial que se saiba, no entanto, seu conselho humilde e manso a Davi o persuadiu a não matar Nabal (I Samuel 25).







Quando Joabe precisou que alguém apelassepara o rei Davi em favor de Absalão, ele nãoescolheu um homem, mas uma mulher sábiade Tecoa (2 Samuel 14:1–20).






Da mesma forma,Bate-Seba foi enviada até Natã para falar em favor de Salomão (1 Reis 1:11–13).





Jeoseba mostrou-se corajosa escondendo o menino Joás, da linhagemreal, da perversa Atalia, a qual tentou tirar avida de todos os possíveis herdeiros queameaçassem o seu governo no trono. Ela escondeu o pequeno Joás e a sua ama numdormitório até ele crescer o suficiente parareinar em Judá (2 Reis 11:1–3).





Deus usou a rainha Ester, uma mulher de beleza e força,para livrar Israel da extinção tramada pelo perverso Hamã (Ester 4—8).




Outra mulher sábia e cujo nome não é mencionado impediu que Joabe destruísse uma cidade, ao persuadir seus habitantes a cortarem a cabeça de Seba, atirando-a para Joabe, do lado de fora dos murosda cidade (2 Samuel 20:16–22).





Uma mulher alimentou Elias (1 Reis 17:9–15).





Um mulher eminente providenciou comida e um quarto para Eliseu (2 Reis 4:8–10).






quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Evidencias do casamento de Jesus VII



A noiva a procura de seu noivo





A história da noiva de Cantares q procura desesperadamente seu amado noivo, seria semelhante a procura desesperada de Maria Madalena por Jesus.




Em cantares o noivo estaria em um jardim, Madalena tambem encontra Jesus em um jardim, até o confunde com o jardineiro.



Ao encontra-lo o noivo diz "Desvia teus olhos dos meus, pois eles me facinam".


Jesus tambem pede p ela se afastar.


Se as seguencias não fossem tão parecidas. O esboso parece o mesmo, so q no evangelho parece se tratar de um resumo ou teria sido editado.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Evidencias que afirmam o casamento de Jesus



Indícios que sustentam a possibilidade de Jesus ter casado:

1. Todo judeu na época de Jesus casava:http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/evidencias-do-casamento-de-jesus-ii.html


2. O celibato perpetuo não fazia parte da cultura judaica: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/sobre-o-celibato-dos-essenios.html

3.Os Israelitas casam por que consideram este ato um preceito divino: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/09/casamento-mandamento-divino.html

4. Casamento como parte essencial do plano de construção do reino Delehttp://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/matrimnio-plano-de-deus.html



A Bíblia diz que Jesus casou



5. Opinião de Jesus sobre o matrimônio
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/09/quem-puder-compreender-compreenda.html

6. – A noiva procura seu noivo: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/evidencias-do-casamento-de-jesus-vii.html

7. Os cabelos de uma mulher era considerado na época objeto erótico, somente o esposo podia ver e tocar: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/mulher-mostrar-os-cabelos-marido.html

8. Mulher chegar-se aos pés de homem era casamento: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/mulher-chegar-se-aos-ps-de-homem-era.html

9. Missão da Matriarca e Maria Madalena: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/09/misso-da-matriarca.html

10. Os doutores da lei judaica não perseguiram Jesus por não ser casado: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/jesus-no-foi-criticado-por-no-casar.html

11. Nardo de Bálsamo - oléo da noiva: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/nardo-de-blsamo.html

12. Maria sentar-se aos pés de Jesus: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/sentar-se-aos-ps-de-jesus.html

13. Unção de um homem morto, só a esposa poderia fazer: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/uno-do-corpo-de-um-homem.html

14. Jesus encontrou a samaritana da mesma forma que foi encontrada a esposa de Isaac, Jacó e Moises: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/evidencias-do-casamento-de-jesus-iv.html

15. Jantar de Betânia: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/evidencias-do-casamento-de-jesus-vi.html

16. Partes bíblicas que informavam sobre o casamento de Jesus teria sido removido dos evangelhos: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/09/casamento-de-jesus-retirado-dos.html

17. O messias das profecias teria que casar. Uma das suas missões seria o matrimônio e continuação da linhagem de Abraão: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/o-messias-e-o-matrimnio.html


18. - Jesus foi chamado de Rabi: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/jesus-foi-chamado-de-rabi.html

19. "Madalena era aquela que servia Jesus com seus bens" (Família da noiva era cotada como sócia do esposo - contrato matrimonial): http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/09/madalena-era-aquela-que-servia-jesus.html


20. Falta de uma frase explicita sobre o casamento de Jesus nos evangelhos: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/ausencia-do-casamento-nos-evangelhos.html

21. A ressurreição da filha de Jairo – Rito de passagem, onde a jovem simbolicamente morre, por que está saído da casa do pai e ressuscita ou eleva-se como esposa e matriarca na casa do marido: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/o-casamento-e-morte.html

22. A filha de Jairo, ritual de passagem para maioridade:
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/filha-de-jairo.html



Os apócrifos dizem que Jesus casou



23. "E a companheira do Salvador é Maria Madalena" Evangelho de Felipe: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/evidencias-do-casamento-de-jesus-iii.html

24. Evangelho de Felipe: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/evidencias-do-casamento-de-jesus.html

25. Documentos históricos afirmam que Jesus teve filhos: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/desposiny.html


26. O Novo Testamento afirma que Jesus teve filhos: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/filho-de-jesus-iii.html



A arte registrou que Jesus casou:




30. Livros de cunho histórico-informativo que afirmam Jesus casado: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/11/o-legado-de-madalena.html
http://madalenaesposa.blogspot.com/2008/01/livro-um-judeu-marginal.html




OBS: Historicamente Maria Betânia e Madalena sempre foram consideradas a mesma pessoa: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/11/maria-madalena-e-maria-de-betnia-seriam.html



Agora tire as suas conclusões.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Sacerdócio feminino

Estudos recentes sobre a distribuição de autoridade no interior das igrejas revelam a tendência de revisão dos constrangimentos à participação das mulheres na direção das comunidades pentecostais, destacando o crescimento do número de denominações com pastorado feminino e a multiplicação das igrejas fundadas por mulheres." Maria Goreth SANTOS, 2002; MACHADO, 2003, entre outros.




Nesta última década teria surgido novas estruturas eclesiásticas lideradas por mulheres.





Movimentos em favor da consagração de mulheres já podem ser percebidos tanto nas igrejas Neopentecostais como na Assembléia de Deus, uma das mais tradicionalistas e sexistas denominações do pentecostalismo clássico, quanto na comunidade Batista, que é a maior e mais popular igreja do protestantismo histórico em nosso país.




As primeiras análises sobre o tema sugerem uma forte associação entre o sacerdócio feminino e o laço matrimonial, uma vez que a maioria das pastoras é casada com homens que ocupam cargos hierárquicos iguais ou superiores em suas denominações.




É preciso haver uma revisão das relações desiguais de gênero.




Mulheres com formação acadêmica em teologia são raras. Mas, ao que parece, este quadro está mudando.



As mulheres também tiveram participação na história da teologia, cumprindo as mais variadas funções: professoras, conselheiras, missionárias, etc.



Podemos destacar grandes nomes como Teresa de Jesus e Catarina de Siena, na Idade Média, e outras como Catherine Mowry LaCugna e Elizabeth Johnson, no século XX. Mais recentemente, na tradição protestante, mulheres como Elizabeth Barnes (EUA), Gabriele Greggersen (Brasil) e Carmen Pérez de Camargo (México).



E as pioneiras cristãs: Maria, mãe "Minha alma glorifica ao Senhor..."; A samaritana, q levou uma cidade inteira a conversão p Jesus e Madalena, aquela q foi levar a boa nova da ressurreição aos apostolos.



Santa Mônica, também foi educadora e evangelista, e teria influenciado, assim, não só a vida de seu filho Agostinho, mas de muitos outros por intermédio dele.



"Não há desinteresse das mulheres pela teologia. O fato é que, no Brasil, o reconhecimento e a importância conferidos à educação teológica é algo muito recente. Além disso, a tendência nas nossas igrejas, tem sido encorajar os homens a estudarem teologia e não as mulheres. Mas agora estamos vendo que todos na igreja precisam conhecer a Palavra de Deus e que o treinamento teológico não é só para os homens. As mulheres também precisam desta educação, pois fazem parte da igreja e os seus ministérios são fundamentais para o crescimento do reino de Deus." Rosalee Velloso Ewell, mestrado em teologia pelo Fuller Theological Seminary (Pasadena, EUA) e doutorado em teologia e ética (Ph.D.) pela Duke University (Durham, EUA)



O evangelho de Cristo destrói todas as barreiras, sejam raciais, de gênero ou de classe, conforme Efésios 2.11-20.



"Entre os missionários solteiros, as mulheres seriam o dobro dos homens"Jamierson Oliveira



"Historicamente, algumas mulheres se destacaram mais em missões porque no campo missionário as barreiras para o ministério não eram tantas quanto tiveram de enfrentar em suas terras natais. Nas missões extrageiras as mulheres podiam ensinar a Palavra, pregar, participar e organizar os cultos, entre outras atividades. Mas os líderes das igrejas no seu país tinham medo de permitir que as mulheres exercessem as mesmas funções em casa - nas igrejas." Rosalee



"A Bíblia diz que a pregação (e a liderança) é um dom e não algo que deve ser usado politicamente para incluir uns e excluir outros...Se o Espírito Santo quer dar determinado dom a certa pessoa, quem sou eu para dizer que Deus não pode fazer isso?" Rosalee


"A mulher virtuosa é a coroa do marido" Prov 12:14
























domingo, 18 de novembro de 2007

Filmes para refletir

"Uma imagem vale mais q mil palavras"


Quantas vezes já ouvimos está fraze antes?


Desde os tempos bíblicos, os sábios utilizaram-se dos recursos figurativos para nos ensinar algo.


Jesus usou as parábolas para ensinar ao povo.


Artistas da idade média, representaram informações atravez de imagens - Pinturas, Esculturas, Monumentos... - na esperança de q alguem prestasse atenção e reconhece uma verdade proclamada no silêncio.

O filme CDV teria abordado o tema sobre estes "Códigos dos artistas" da idade média q teriam revelado a informação de que Jesus não teria morrido na cruz e ele teria casado e tido filhos.


Em todos os tempos parece ter havido uma voz silenciosa ou sussurante, usando de disfarce p transmitir uma informação verdadeira em meio a um "sistema" de mentiras elaborado, p nos desviar do real objetivo da nossa vida - aprender.


E hoje, será q não existiria por aí estes sábios-artistas querendo nos transmitir uma informação importante, porem, "Proibida"?


Aos q não acreditam q informações foram colocadas na arte da idade média - Código da Vince, por exemplo - então assista estes filmes e reflita.

Introdução do filme a A Dama da Agua.

1. A Dama da Agua - http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/09/filmes-para-refletir.html

2. As crônicas de Narnia - http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/09/as-crnicas-de-narnia.html

3. Anastasia a princesa esquecida - http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/anastasia-princesa-esquecida.html

4. A Pequena Sereia - http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/09/pequena-sereia.html

sábado, 17 de novembro de 2007

Doutoras da Igreja

"Aqueles q são contra a ordenação das mulheres talvez seriam deste geito porque simplesmente são adeptos à força masculina no poder; já se acostumaram com certas facilidades de mandar, de errar sem ser questionado."




Porem, talvez não saibam q no passado houveram grandes teólogas .




O papa reconheceu em 2006, Teresinha de Lisieux como doutora da Igreja. Só há 33 doutores na Igreja dentre eles Agostinho, Tomás de Aquino, Afonso de Ligore. Lá estão Catarina de Sena, Teresa de Ávila e Terezinha de Lisieux, três mulheres.




Hoje temos grandes teólogas, como a americana Elizabeth Fiorenza Schusler, as brasileiras Ivone Gebara, Ana Maria Tepedino, Maria Clara Bingemer, Tereza Cavalcante.




Nós estamos num momento muito fecundo, embora restrito.




sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Mulheres excluidas III




Apesar das mulheres não terem criado as guerras, nem as hierarquias q submetem os outros ao sofrimento... terem desenvolvido os primeiros procedimentos de cuidados da saúde, contribuído para a segregação em comunidades, q deram origem as cidades...contribuido assim p a construção de uma sociedade melhor e a evolução , tirando os povos da barbarie, Mesmo assim, toda a desgraça do mundo foi colocado nos nossos ombros.




Alguns dizem q o primeiro pecado foi o desejo de se ser igual a Deus, de se ser o próprio Deus.



Apesar de pela natureza feminina não manifestar desejos de ser igual a Deus, pois é mais comum na nossa natureza partilhar e viver em em solidariedade, fomos historicamente acusadas de ter trazido o pecado p a humanidade


Háveria até uma contradição ai, pois não fomos nós q criamos inúmeras guerras p conquistar poder.


Aí aparece Jesus, e promove uma nova criação, neste ato, se identifica como novo Adão, sugestionando atitudes mais harmônicas com a vontade do criador, a todos os outros homens.

Jesus escolhe Madalena q tambem dá indícios de ser um novo tipo de mulher, aquela q conseque ver o cristo ressucitado.


Ao Jesus enviar Madalena p anunciar a ressureição, estaria criando uma reestruturação da relação entre o homem e a mulher, pois a redenção em Cristo elimina a hierarquia entre os sexos, imposta pela força do pecado.


Ao enviar Madalena p anuciar a ressurreição, substituido a atitude de Eva q levava a destruição/morte/pecado em forma de Maça, estaria Jesus também trazendo a redenção a todas as mulheres...
Um novo mundo seria criado, e foi a mulher q Jesus incubiu como missão de avisar ao seu povo.



Então, por que mesmo assim ainda somos tratas como se fossemos ainda a velha Eva, "q trouxe o pecado ao mundo" e indignas de executar rituais sagrados ao criador, nosso pai e seu filho Jesus?
Foram os Homens q levaram a morte o Filho de Deus, foram os amigos homens de Jesus q fugiram e o negaram, mesmo assim são eles q continuam dando a última palavra em relação a mensagem de Jesus.
QUE CONTRADIÇÃO!
Nenhuma mulher foi responsável pela morte do filho de Deus, nós estivemos ao lado de Jesus até sua morte, fomos as primeiras ao vê-lo ressucitado, fomos nós q levamos pela primeira vez a noticia de q Jesus estava vivo, fomos nós as Mulheres, q Jesus escolheu p levar esta grande nóticia.
Foi nas nossas casas q a igreja bebê foi concebida, alimentada e nasceu.
Assim como em nosso ventre recebemos a semente, alimentamo-as por 9 meses, trazemos ao mundo qdo madura, oferecemos o nosso seio até seu corpo ser capaz de digerir alimentos mais sólidos, protejemos, ensinamos a dar passos... assim fizemos com a semente q Jesus deu a Madalena no domingo da ressurreição.
Não deixamos a semente morrer - no madeiro.
Não negamos nenhuma única vez a nossa ligação com o Filho de Deus.
Talvez por causa disso nossa voz foi silenciada por quase 2.000 anos, para q ninguem soubesse o qual fomos e somos importantes p o mundo, para o criador do mundo e para o filho do criador.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Mulheres excluidas II

Quantas mulheres estiveram nos concílios, para discutir os temas e defender a posição e visão feminina da bíblia?


Será q não temos inteligência p discutir teologia?


Bem pela opinião deste Senhor, parece q ainda vivemos na idade média:


“Ordenar mulheres seria como servir pizza e Coca-Cola em vez de pão e vinho na Eucaristia". Cardeal Giaomo Biffi: (Esse “senhor” foi um dos candidatos à sucessão do Papa) comentario dele divulgado pela - BBC BRASIL.COM)


Por que as mulheres precisão continuar seguindo a liderança de uma igreja, q não considera a mulher digna de participar nem de seus concílios?



Ou desenvolver os rituais consagrados como mulheres consagradas ao serviço religioso (Sacerdotisas)?


Por que temos de seguir suas regras e respeitar seus dogmas, se não somos respeitadas como capazes de exercer o sacerdócio, celebrar rituais...


Para sermos respeitadas precisamos sair de suas igrejas?


Se somos tão inferiores, como ficariam as igrejas sem nenhuma de nós?


Vivemos em tempos diferentes, não precisamos nos submeter a uma igreja machista, p encontrar o sagrado e a orientação divina. Ou vocês mudam suas abordagens ou perderam todas nós!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Mulheres excluidas

“Ordenar mulheres seria como servir pizza e Coca-Cola em vez de pão e vinho na Eucaristia". Cardeal Giacomo Biffi: (Esse “senhor” foi um dos candidatos à sucessão do Papa) comentario dele divulgado pela - BBC BRASIL.COM)
As primeiras comunidades cristãs partiam e os cultos eram realizados dentro das casas, porem, de acordo com a cultura judaica da época, quem toma conta da espiritualidade na esfera do lar eram as mulheres - as matriarcas.
No momento de perceguição a fé não morria por que quem a mantia viva eram as matriacas q educavam os seus filhos.
O ínicio das comunidades cristãs nas casas, seria indício de que eram as matriarcas cristãs q reavivam a fé no ínicio.
Na época, as mulheres desempenhavam um papel de proeminência, fundavam, sustentavam e ensinavam as comunidades. (citado em Cartas do apóstolo Paulo)
Porém, ao longo dos anos o patriarcalismo dominante reprimiu a liderança feminina.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Apostola dos Apostolos!



"Se for aceito que foi Madalena, e não Pedro, a encarregada de levar a Boa Nova e a dar apoio aos apóstolos nos momentos de dúvida e de medo, ao anunciar-lhes que Jesus estava vivo. Toda a teologia sofreria uma revolução, e a Igreja teria que revisar as raízes de sua história. A Igreja Oriental chamava Maria Madalena de “a apóstola” por excelência." Juan Arias




Em evangelhos gnosticos, Madalena é detentora de suprema importância, como portadora e transmissora da luz.




Hipólito, bispo de Roma (170-235dc) um dos primeiros padres importantes cristãos, afirma q ela seria a Apostola dos apóstolos, outro declara q ela é a torre de fé (Migdal significa torre em hebraico)




Só por que era mulher, não foi o principal Apostolo



De acordo com um documentário o Padre Richard Mcbrien cita que, acredita que Maria Madalena teria sido reconhecida como apóstola, possivelmente a mais importante, se fosse homem!




Em atos, os pre-requisitos p se ser apostolo, seria:




- Estar presente no ministério de Jesus;


- Presente em sua morte;


- Testemunhado sua ressurreição.




Madalena preenchia todos os requisitos, assima ate de Pedro, q o negou e fugiu, e depois ate, nao acreditou q Jesus tinha ressucitado. Injustiça, preconceito e Hipocrisia parece ter imperado em toda historia do cristianismo.






segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Madalena a mulher + mencionada nos Evangelhos




"É a mulher mais mencionada nos Evangelhos canônicos. Mais que a mãe de Jesus. Deve ter sido uma mulher culta e rica para sua época, pois ajudava economicamente o grupo dos seguidores de Jesus...Foi escolhida por Jesus para levar o anuncio da Ressurreição qdo todos os seus discipulos fugiram. Sem dúvida, deve ter sido uma mulher excepcional, quando se tem em conta que, ademais de ser sua esposa, era a mulher que melhor conhecia Jesus." Juan Arias






O nome de Madalena sempre lidera o grupo das mulheres nos evangelhos, a frente de Maria mãe de Jesus.






A igreja oriental, e diversos escritores orientais aclamam o papel de Madalena, como de destaque.









domingo, 11 de novembro de 2007

Jesus contradisse o criador?


Existe lendas e historias da antiguidade q revelam entre outras coisas, os rituais utilizados p a união de um homem e uma mulher.




As caracteristicas mais comuns diziam respeito a: Jantar com convidados, os noivos, unção...




No antigo testamento, no livros de Canticos dos Canticos, q diz respeito a uma cerimonia de casamento, estão lá - amigos do noivo, unção com nardo de balsamo, noivos, mulher entrelaçando os pés d noivo com seus cabelos como forma de confirmar o seu sim ...




Em todos os 4 evangelhos, esta seguencia de caracteristicas é relatado no jantar de Betania - amigos do noivo, mulher ungindo um homem, oléo de Nardo de balsamo, mulher entrelacendo seus cabelos nos pés do ungido...




Ai encontramos no Evangelho de Felipe - unção, Nardo de balsamo, jantar, noivo e noiva...




E vc quer q eu não interprete isso como matrimonio material tambem?




Qual sua concepção do matrimonio?




Qual importancia p a construção de um mundo melhor vc acha q o matrimonio teria?




Vc acha q Deus as vesperas do diluvio ao se preocupar com a nova criação, com a criação de um novo mundo ao dizer "Q entre na arca de dois em dois, inclusive tu e tua esposa, teus filhos e as esposas de cada um" não está querendo dizer p nós no futuro algo importante?




Se com Jesus assim como teria acontecido com Noé, um novo mundo estaria sendo criado, por q desta vez Deus não estabelecu o matrimonio? só por q não está explicito? será q a interpretação q os estudiosos deram ate agora estariam 100% fiel a intenção do autor?




A união de um homem e uma mulher (matrimonio) foi estabelecido nos sete dias da criação. Não foi Adão q por vaidade decidiu ter uma mulher, mas foi o criador q viu q era importante e necessario.




Não faz sentido p mim, Jesus ter desconciderado esta decisão divina.







Por q ele teria feito isso? agindo assim ele estaria no ensinando a viver contrario ao estabelecido pelo criador nos 7 dias da criaçao.




Jesus foi considerado o filho de Deus, por ter agindo conforme a Sua vontade, pq a unica contradição seria justamente o matrimonio?





Jesus foi considerado o filho de Deus, por ter agindo conforme a Sua vontade, pq unica contadição foi justamente o matrimonio?



Uns dizem q ele não precisava, outros q não queria, outros q não estava no plano de redenção... mais cada uma destas opinioes espressão algo particular, A opinião de Jesus seria:



“...não lestes q o criador no começo, fez o homem e a mulher e disse: por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois formarão uma só carne? Assim, já não são dois, mas uma só carne. Por tanto não separe o homem o que deus uniu... ” (Mateus 19:3-9)

sábado, 10 de novembro de 2007

Maria Madalena e Maria de Betânia seriam a mesma mulher

Porque em varias imagens de Madalena, ela está sempre carregando um alabastro, se a mulher do vaso de alabastro q ungiu Jesus, foi Maria Betânia, de acordo com o evangelho de Joao? Indícios de q são a mesma pessoa?



"Madalena a chorar" e com vaso de alabastro, mas nos evangelhos diz q quem unigiu e chorou aos pes de jesus foi Maria Betania.http://www.fcsh.unl.pt/docentes/hbarbas/MasterGif/Slide71.GIF

Sermão do Papa Gregorio I, afirma q sim!
Em 521dc, Gregorio Magno (590-604)fez um sermão de pascoa, declarando, q Maria Madalena, Maria Betânia, a prostituta anonima era sim a mesma pessoa.

“Desde a época de Gregório Magno – escreve Rudolf Pesch – a Igreja ocidental, na tradição, na liturgia, nas lendas, na arte e na devoção popular identifica Maria Madalena com Maria de Betânia, irmã de Lazaro e Marta e, também, com a anônima “grande pecadora”

1. Um homem judeu, não poderia ser tocado por uma mulher q não fosse sua mãe ou esposa;

2. Da mesma forma uma mulher judia, não podia tocar um homem sem ser seu parente proximo ou seu esposo;

3. A unção do corpo de um homem morto, só seria feito por sua esposa, ou mãe caso este ãinda não tivesse casado.Maria a Torre, não teria direito nenhum de ungir o crpo de Jesus se não fosse sua esposa. Uma mulher judia não poderia ver um homem nú, a não ser q fosse casada com ele. Ungir o corpo de um homem supóe-se nudez. Ela sempre lidera o grupo de mulheres, indicando q ela seria a principal untadora.

Se as duas Marias não fossem a mesma mulher, a mesma Maria, deveriamos supor q Jesus tinha duas esposas, pois ambas agiram conforme a esposa, de acordo com a tradição judaica age.- As duas tem o nome de Maria;

- As duas ungiram Jesus, coisa q só a esposa pode fazer;- Se as duas não são a mesma pessoa, então por q, qdo uma desaparece depois da ressurreição a outra tb desaparece?

- E mais, se Maria deixava tudo p ficar aos pés do senhor o ouvindo, porq não correu p os pés da cruz p ver seu senhor morrer? Bem eu acho q ela estava lá sim, não arredou o pé de junto dele um só minuto - Maria Madalena.

- Maria tb foi chamada de pecadora, e Madalena é historicamente conhecida como a pecadora arrependida.

Maria tb foi chamada de pecadora
Madalena como vc mencionou, levou a fama de pecadora (adultera ou prostituta), mas Maria de betania tb o foi, quer ver?

" E eis que uma mulher PECADORA que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; com lagrimas banhava seus pés e enchugava com seus cabelos, beijava-os e ungia-os com perfumes..." Luc 7:37-38

Porem, João fala q o nome desta mulher era Maria:"MARIA, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos." João 11:2

Como vc vê, Maria de betânia é q é chamada de pecadora, e Madalena é a mulher conhecida como a pecadora arrependida.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Bodas de Caná



João 2,1-11
1 Três dias depois houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente.
2 Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.
3 Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
4 Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou".
5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser".
6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer.Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca.
8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram.
9 O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!"
11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.





O primeiro milagre de Jesus aconteceu nas Bodas de Caná da Galiléia. João 2: 1/11




Não deixa de ser estranho que o Evangelho de João, que conta apenas sete milagres do Senhor, dê tanta atenção a este milagre.







Faltava vinho num casamento e Jesus fê-lo aparecer, transformando em vinho a água destinada às lavagens religiosas.



Houve um casamento e Jesus, sua Mãe e seus apóstolos estavam lá.



Nesse casamento Jesus fez a transformação da água em vinho.



João, o narrador, não esclarece o motivo que ocasionou a falta de vinho.



Em seis potes (talhas) de água que serviam para que os convidados procedessem aos rituais de purificação, segundo o costume hebraico, Jesus ordenou que fossem enchidas até a boca.


Em seguida, Jesus ordenou aos servintes que as levassem até o mestre-sala. Este experimentou o conteúdo das talhas e chamando o noivo comentou:


"Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!"



A água tinha se convertido em vinho!



A quantidade de talhas destinadas ao vinho: seis (significando a imperfeição, sete menos um).




A capacidade de cada uma das talhas era de três metretas, medida antiga equivalente a cerca de 40 litros. Feitas as contas, isto equivale a aproximadamente noventa dúzias de garrafas modernas. E, não se esqueça, era um fornecimento adicional. Toda esta bebida era suficiente para cerca de setecentos convidados sóbrios, Admitindo que alguns só bebiam por ocasião dos brindes, o vinho dava para uns 1000 convidados!




Regíste-se também o facto de a anfitriã, segundo o costume judaico, ser Maria, a mãe de Jesus. O leitor sabe o que isto significa na tradição judaica.




O casamento foi pouco antes da Primavera (cf. João 2:13), ou seja, seis meses após a colheita da uva, o vinho utilizado em Caná tinha amplo tempo para fermentar.




O vinho é o fruto da videira q Jesus teria mencionado na ultima ceia - Eu sou a videira.




Em todos os evangelhos sinóticos Jesus chama o conteúdo da taça de “o fruto da videira” (Mat. 26:29; Mar. 14:25 e Luc. 22:18)




A lei mosaica requeria a exclusão de todos os artigos fermentados durante a festa da Páscoa (Êx. 12:15; 13:6,7) sendo assim o vinho da ultima ceia não poderia ser o alcoolico.



A teóloga australiana Barbara Thiering (Jesus, the man) afirma que Jesus era casado com Maria Madalena. A festa de noivado teria sido "As Bodas de Caná". O episódio é apenas narrado por João. Se ali aconteceu o primeiro "milagre" de Jesus, porque os outros evangelistas ignoraram "As Bodas de Caná"?




Por q os servos dirigiram-se à Maria, mãe de Jesus, para reclamarem o vinho e não à uma outra pessoa, o "dono da festa", o que seria normal?








http://homepage.oninet.pt/479mae/nedi/199801/bodas.htm


http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComerBeber/JesusEVinho-SBacchiochi.htm

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A mulher sob o enfoque judaico

"Desde os tempos bíblicos, o papel da mulher vem sendo amplamente valorizado dentro de nossas tradições."





"Ao abrirmos a biblia logo em Gênesis, encontraremos passagens sobre Eva, a primeira mulher, que foi chamada de "mãe de todos os seres viventes", apesar de nunca ter-se feito nenhuma menção a Adão como pai de todos os seres viventes. "





- Destacaram-se, como as matriarcas: Sara, Rebeca, Raquel e Léa, das quais descende todo povo judeu;


- Miriam, a irmã de Moisés, por cujo mérito o povo de Israel foi abençoado com água durante sua estadia no deserto;


- Débora, a profetiza, que conduziu sua batalha contra o opressor;


- Ruth, cujas palavras de lealdade conquistam a admiração de todos até hoje;


- Esther, a rainha, que através de seus abnegados esforços obteve a salvação para seu povo dentre tantas outras.





Escritos judaicos históricos, nos afirma que o homem se enriquece (moralmente e espiritualmente) pelo mérito da mulher.





Por exemplo, o próprio livro dos Provérbios entoa um belo hino chamado de "Mulher Virtuosa", que a exalta com versos como: "O seu valor por muito supera o de finas jóias...".





Em nenhum momento nossa literatura inferioriza a figura feminina. Pelo contrário, visto que a própria Bíblia nos afirma (Gênesis 1:27 e V:2) que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem, ambos são iguais perante o Todo Poderoso.



Nos tempos helenísticos a posição legal da mulher judia na Palestina era superior ao da grega, por gozar de personalidade jurídica independente, podendo possuir bens.







Fonte:Comunidade judaica - http://www.riototal.com.br/comunidade-judaica/

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Manuscritos do Mar Morto

Manuscritos do Mar Morto




Descobertos em 1947 tem sido fonte valiosa para revelar os tempos q Jesus viveu.



São os únicos documentos da era biblíca que se sabe terem sido escritos antes de 100ac. São mais antigos q os evangelhos.



Em 1997, quando se comemoravam os 50 anos da descoberta feita em Qumran, foi realizado um Congresso da Sociedade de Literatura Bíblica sobre os Manuscritos do Mar Morto e lançado um livro - Os Cinqüenta Anos dos Manuscritos do Mar Morto.



"Este livro é um verdadeiro "Quem é Quem" no campo das pesquisas sobre os Manuscritos do Mar Morto. Indispensável para todos aqueles que se interessam por uma abordagem séria do assunto."



Os Manuscritos M M teriam relação com os evangelhos, ou vice versa.



Seriam considerados a maior descoberta arqueológica da Terra Santa, contêm textos mais velhos que o Antigo Testamento, 900 anos, mais especificamente. Ficaram esquecidos por 2000 anos e resistiram ao tempo, em jarros de barro, graças ao clima seco da região.



Estes manuscritos foram achados acidentalmente por pastores beduínos, em 1948, nas cavernas próximas à Vila de Qumran, Jerusalém, Israel.



Os manuscritos estão expostos no Museu de Israel, em Jerusalém.


- Tradução e fotos dos MMM: http://www.loc.gov/exhibits/scrolls/scr3.html



Fonte: http://www.fenomeno.matrix.com.br/fenomeno_inexplicavel_1_textos-dead.htm







segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Paraiso terrestre - A Esperança


O mundo Hoje - Apocalipce em marcha?




Baseando nas noticias da mídia, parece q vivemos os tempos apocalipticos - Filhos matando pai e vice-versa (Aborto); Guerras; Clima revoltado e Natureza pedindo socorro; Violência; Doenças q nos levam a morte (cancer...) em pouco tempo ... - as vezes, ate dá p esquecer q vivemos a era dos direitos humanos, mas sim, q ainda vivemos a lei da selva onde o mais forte é q vence sempre.




Alguns ate pedem p que as coisas se tornem pior do q está (Vinda de um Anti-cristo, 3ª Guerra mundial, queda de meteoro ...) para que alguns privilegiados sejam remanejados p algum paraiso a custa da desgraça de mais de 6 bilhoes de pessoas só por elas não terem valorizado a doutrina da seita dos primeiros, q se dizem "Detentores de toda verdade".




Mas será q qdo Deus criou este planeta, Ele tinha a intenção de destrui-lo? ou transformá-lo em um Zoológico qdo extraísse "Os eleitos"? ou será q foi por saber q muitos tentariam destruir o planeta Dele q Ele mandou os seus inumeros profetas p nos ensinar a impedir q isso acontecesse?




Enquanto tem um monte de gente pregando a destruição do planeta, tem outro monte de gente tentando consertá-lo, só q isso não vira noticia de manchete na maioria das vezes:
- "Holanda planeja criar hidrometrópoles, cidades inteiras contruídas sobre a água. Segundo o pesquisador holandês Pavel Kabat, casas ecológicas flutuantes, sustentadas por palafitas, e a construção de aeroportos sobre o mar..." Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1696234-EI8278,00.html



- Milhões marcham em 600 cidades contra a guerra. Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030215_marcha3mtc.shtml


- Os índices de desperdício de alimentos no Brasil, um país com 46 milhões de famintos, batem recordes mundiais. Fonte: http://www.consciencia.net/2003/09/06/comida.html


É preciso ter esperança q as coisas podem mudar p melhor, pois somente assim o Reino ou mundo idealizado por Deus e registrado em parte na escrituras sagradas é capaz de ser realizado.



Aos "Santos" q esperam ser arrebatados:

- Podem ir p outro lugar - Um paraiso já feito onde vcs não acentaram um único tijolo, nem plantaram uma única flor.

- Nós pecadores ficaremos aqui concertando o q sobrar do mundo q Deus criou p expressar sua imagem e construiremos um mundo onde é possivel o Criador agir:

Educaremos as crianças q nascerem;

Cuidaremos dos animais p não se extinguirem;

Aprederemos e ensinaremos aos nossos filhos, como despoluir nosso planeta ou reciclar o q utilizamos;

Plantaremos árvores, flores - o mundo não se tornará um deserto;

Cultivaremos e usaremos os alimentos de forma equilibrada - ninguém vai mais morrer de fome;

Estudaremos e descubriremos a cura p as doenças q ferem nosso corpo e alma;

Aprederemos a ser uma só familia q partilha e não inveja o q não tem;

Aprenderemos a viver em harmonia com a natureza e os outros homens;

E q Deus se agrade de todo nosso trabalho, pois é p ele consagrado;


domingo, 4 de novembro de 2007

Casamento de Jesus - Debates no Orkut


- Apocalipse .GRANDES MISTERIOS:


- Arena livre debates

- EACD - Debates religiosos:






- CDV
CDV- Filme



- Cristianismo em Foco®
- Debates religiosos
- Debates religiosos importantes
- Debates na biblia
- Discuções polemicas no orkut
- Estudantes de Teologia
- Evangelhos apocrifos
- Fé e razão
- Grandes polêmicas
- Historia do cristianismo
- Os Evangelhos gnosticos



- Perguntas cristãs complexas








- Perguntas cristãs complicadas










- Perguntas biblicas dificeis
- Perguntas intrigantes



- Religiões e seitas em debate
- Sou cristão apenar da igreja...
- Templários
- Teologia

- Teologia em observação
- Tribuna livre



- Perguntas e respostas bíblicas: