quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Bodas de Caná



João 2,1-11
1 Três dias depois houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente.
2 Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.
3 Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
4 Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou".
5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser".
6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer.Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca.
8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram.
9 O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!"
11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.





O primeiro milagre de Jesus aconteceu nas Bodas de Caná da Galiléia. João 2: 1/11




Não deixa de ser estranho que o Evangelho de João, que conta apenas sete milagres do Senhor, dê tanta atenção a este milagre.







Faltava vinho num casamento e Jesus fê-lo aparecer, transformando em vinho a água destinada às lavagens religiosas.



Houve um casamento e Jesus, sua Mãe e seus apóstolos estavam lá.



Nesse casamento Jesus fez a transformação da água em vinho.



João, o narrador, não esclarece o motivo que ocasionou a falta de vinho.



Em seis potes (talhas) de água que serviam para que os convidados procedessem aos rituais de purificação, segundo o costume hebraico, Jesus ordenou que fossem enchidas até a boca.


Em seguida, Jesus ordenou aos servintes que as levassem até o mestre-sala. Este experimentou o conteúdo das talhas e chamando o noivo comentou:


"Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!"



A água tinha se convertido em vinho!



A quantidade de talhas destinadas ao vinho: seis (significando a imperfeição, sete menos um).




A capacidade de cada uma das talhas era de três metretas, medida antiga equivalente a cerca de 40 litros. Feitas as contas, isto equivale a aproximadamente noventa dúzias de garrafas modernas. E, não se esqueça, era um fornecimento adicional. Toda esta bebida era suficiente para cerca de setecentos convidados sóbrios, Admitindo que alguns só bebiam por ocasião dos brindes, o vinho dava para uns 1000 convidados!




Regíste-se também o facto de a anfitriã, segundo o costume judaico, ser Maria, a mãe de Jesus. O leitor sabe o que isto significa na tradição judaica.




O casamento foi pouco antes da Primavera (cf. João 2:13), ou seja, seis meses após a colheita da uva, o vinho utilizado em Caná tinha amplo tempo para fermentar.




O vinho é o fruto da videira q Jesus teria mencionado na ultima ceia - Eu sou a videira.




Em todos os evangelhos sinóticos Jesus chama o conteúdo da taça de “o fruto da videira” (Mat. 26:29; Mar. 14:25 e Luc. 22:18)




A lei mosaica requeria a exclusão de todos os artigos fermentados durante a festa da Páscoa (Êx. 12:15; 13:6,7) sendo assim o vinho da ultima ceia não poderia ser o alcoolico.



A teóloga australiana Barbara Thiering (Jesus, the man) afirma que Jesus era casado com Maria Madalena. A festa de noivado teria sido "As Bodas de Caná". O episódio é apenas narrado por João. Se ali aconteceu o primeiro "milagre" de Jesus, porque os outros evangelistas ignoraram "As Bodas de Caná"?




Por q os servos dirigiram-se à Maria, mãe de Jesus, para reclamarem o vinho e não à uma outra pessoa, o "dono da festa", o que seria normal?








http://homepage.oninet.pt/479mae/nedi/199801/bodas.htm


http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComerBeber/JesusEVinho-SBacchiochi.htm

4 comentários:

Unknown disse...

Simplesmente ilario, idéia descabida

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A biblia nao e um livro de suposicoes e sim um livro sagrado de acontecimentos claros. Para acontecer um milagre a de se ter uma vitima que nesse caso foi a falta de vinho e eu nunca vi um noivo ser convidado pro seu proprio casamento.jesus e santo