sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Tumba de Talpiot - Seria de Jesus?



Uma tumba foi encontrada em Jerusalem na década de 80.



"Em 1980, um túmulo familiar do século I foi desenterrado durante as escavações em East Talpiot, Jerusalém. Os arqueólogos levaram os ossários do túmulo para um museu em Romemma e o curador de Arqueologia e Antropologia para as Antiguidades de Israel comentou depois que o achado era "realmente impressionante".



Existiam 10 ossários lá dentro. Entre os nomes das pessoas a q pertenciam os ossuarios, existia:
Jesus, filho de José
Judas, filho de Jesus
Joset
Maria
Mariamne



Um dos 10 ossuarios teria desaparecido.



Na década de 90 teria aparecido um ossários com a seguinte inscrição:
"Tiago, irmão de Jesus, filho de José"



A notícia da descoberta desta tumba, chegou à imprensa inglesa em 31 de março de 1996, com manchete e uma longa matéria no Sunday Times com o título The Tomb that dare not speak its Name - O túmulo que não ousa dizer seu nome.



Primeiro documentário



No domingo de Páscoa de 7 de abril de 1996, houve grande excitação quando Joan Bakewell, CBE, apresentou o documentário muito anunciado da BBC, The Body in Question - O Corpo em Questão."




Filme


Como há semelhança entre estes nomes e os nomes pertencentes a Jesus e sua familia, começou-se a especular q este túmulo pudesse pertencer a Jesus.




Um filme polêmico foi lançado em 2001 sobre esta descoberta, O Corpo, tendo como papel principal o ator Antonio Bandeiras, interpretado um padre q teria sido enviado p investigar o túmulo: http://www.odarainternet.com.br/supers/cinema/o-corpo.htm
Treiler do filme O corpo: http://www.youtube.com/watch?v=wCbWWkC2CDc




Segundo documentário



Um grupo de jornalistas e pesquisadores do Discovery Channel resolveram elaborar um outro documentário, relatando a redescoberta deste túmulo q havia sido novamente encoberto.



"A descoberta de um túmulo judeu do século I, com um ossuário contendo a inscrição - "Jesus, filho de José" é objeto de uma investigação, se poderia se tratar ou não, do Jesus biblico conhecido."



O documentário foi ao ar no início deste ano de 2007, e levantou inúmeras críticas, tanto por abordar mais uma vez os temas - Jesus teve irmãos e a ressurreição de Jesus foi uma parábola - como também houve o acrescimo de uma nova informação - Jesus teria casado com Madalena e ela estaria enterrada junto na tumba com ele.



Reportagens na imprensa brasileira sobre o documéntario



No fantástico do dia 22/04/07:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM668087-7823-CARDEAL+BRASILEIRO+DIZ+QUE+BENTO+XVI+ESTA+PREOCUPADO+COM+O+BRASIL,00.html


- A primeira reportagem brasileira sobre a tumba, do dia 25/02/07:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM643723-7823-CIENTISTAS+DIZEM+TER+ENCONTRADO+OS+RESTOS+MORTAIS+DA+FAMILIA+DE+JESUS,00.html


- Reportangem sobre a tumba do dia 26/02/07:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM644091-7823-DESCOBERTA+DE+TUMBA+COM+NOME+DE+JESUS+GERA+POLEMICA,00.html

Reportagem no Jornal Nacional sobre a tumba e as tentativas de melar a descoberta argueologica, Boner já insinua logo interesses financeiros p os q assistem já fazerem um pré- juizo tendencioso contra a tumba: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM644215-7823-REVELACAO+ARQUEOLOGICA+OU+PROPAGANDA+DE+FILME,00.html

No site da Discovery Channel estão especificados todos os detalhes sobre o filme e sobre a tumba de Talpiot, para quem quizer conferir:http://discoverybrasil.com/osepulcroesquecidodejesus/index.shtml
Site oficial sobre a tumba:
http://www.jesusfamilytomb.com/

3 comentários:

Unknown disse...

Dããããããããn!!!

Acaharam também

• Homem de Nerthandal foi considerado ancestral. Descobriram que a única diferença dos de hoje
é o raquitismo.

• Homem Ábilis, descoberto, sendo mais antigo e completo. Se é evolução, como há registro fóssil
mais antigo?

• Homem de Cromagno, mais completo: Ciência diz que ele tinha capacidade física mais evoluída
e de raciocínio que o de hoje. Após estes, surgiram verdadeiras brincadeiras: 1912- Homem de
Nebrasca-Usando 1 dente, Osborn, diretor do Museu de História natural dos Estados Unidos, concluiu
que dente tinha traços de homem e símios.

• Homem de Pitdown -Tempos depois, descobriram que dente era dente de raça de porco extinta.
Fragmentos de mandíbula inferior e superior. Ciência descobriu que ossos foram misturados. Parte de
chimpanzé e dentes limados p/parecerem humanos, colocados pela química e envelhecidos.

• Homem de Pequim - Outra fraude.

Blá blá blá...

Aê tá vendo o que O código da Vinci faz?

Jesus te ama.

cesar disse...

È um absurdo criar estas "estorias" de que Jesus foi casado, teve filhos, morreu e de que foi encontrado os seus ossos. Mas a Biblia alerta em I timóteo cap 4: 1 . Que nos ultimos tempos alguns apostatarão da fé obedecendo a espiritos enganadores e a ensinos de demonios. É mais facil acreditar em fabulas e estórias do que na verdade. Jesus disse o " meu povo perece porque nao conhece as escrituras e nem o poder de Deus".

DOUGLAS HARTT disse...

O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER UMA
JESUS É UMA FARÇA REALIZADO NO CONSELHO DE NISSÉIA POR CONSTANTINO 1º! AS IGREJAS SÓ ENGANAM OS HUMILDES E OS DESESPERADOS, QUANTO MAIS INTELIGENTE FOR O HOMEM MENOS CONSEGUE SER MANIPULADO PELA RELIGIÃO!