Mulheres com formação acadêmica em teologia são raras. Mas, ao que parece, este quadro está mudando.
As mulheres também tiveram participação na história da teologia, cumprindo as mais variadas funções: professoras, conselheiras, missionárias, etc.
Podemos destacar grandes nomes como Teresa de Jesus e Catarina de Siena, na Idade Média, e outras como Catherine Mowry LaCugna e Elizabeth Johnson, no século XX. Mais recentemente, na tradição protestante, mulheres como Elizabeth Barnes (EUA), Gabriele Greggersen (Brasil) e Carmen Pérez de Camargo (México).
E as pioneiras cristãs: Maria, mãe "Minha alma glorifica ao Senhor..."; A samaritana, q levou uma cidade inteira a conversão p Jesus e Madalena, aquela q foi levar a boa nova da ressurreição aos apostolos.
Santa Mônica, também foi educadora e evangelista, e teria influenciado, assim, não só a vida de seu filho Agostinho, mas de muitos outros por intermédio dele.
"Não há desinteresse das mulheres pela teologia. O fato é que, no Brasil, o reconhecimento e a importância conferidos à educação teológica é algo muito recente. Além disso, a tendência nas nossas igrejas, tem sido encorajar os homens a estudarem teologia e não as mulheres. Mas agora estamos vendo que todos na igreja precisam conhecer a Palavra de Deus e que o treinamento teológico não é só para os homens. As mulheres também precisam desta educação, pois fazem parte da igreja e os seus ministérios são fundamentais para o crescimento do reino de Deus." Rosalee Velloso Ewell, mestrado em teologia pelo Fuller Theological Seminary (Pasadena, EUA) e doutorado em teologia e ética (Ph.D.) pela Duke University (Durham, EUA)
O evangelho de Cristo destrói todas as barreiras, sejam raciais, de gênero ou de classe, conforme Efésios 2.11-20.
"Entre os missionários solteiros, as mulheres seriam o dobro dos homens"Jamierson Oliveira
"Historicamente, algumas mulheres se destacaram mais em missões porque no campo missionário as barreiras para o ministério não eram tantas quanto tiveram de enfrentar em suas terras natais. Nas missões extrageiras as mulheres podiam ensinar a Palavra, pregar, participar e organizar os cultos, entre outras atividades. Mas os líderes das igrejas no seu país tinham medo de permitir que as mulheres exercessem as mesmas funções em casa - nas igrejas." Rosalee
"A Bíblia diz que a pregação (e a liderança) é um dom e não algo que deve ser usado politicamente para incluir uns e excluir outros...Se o Espírito Santo quer dar determinado dom a certa pessoa, quem sou eu para dizer que Deus não pode fazer isso?" Rosalee
Nenhum comentário:
Postar um comentário