domingo, 25 de novembro de 2007

Davi e Salomão




O rei Davi é mencionado nas páginas do Antigo Testamento 1048 vezes, é o assunto primário de 62 capítulos e autor de 73 salmos.






Alguns acreditam q Davi seria um lider tribal apenas.






No que diz respeito aos reis existe uma dificuldade em se obter achados do período mais antigo da monarquia – período de Saul, Davi e Salomão.






As áreas relacionadas aos reinados desses monarcas são muito pouco escavadas e exploradas (principalmente áreas que seriam muito frutíferas para a arqueologia como Jerusalém e Hebrom) devido a problemas de cunho político e religioso que vêm impossibilitar novos achados.






Kathleen Kenyon e o arqueólogo israelita Yigael Shiloh encontraram estruturam mencionadas por Davi, com cerca de 15 metros de altura, conhecida como a Escadaria de Pedra, que era provavelmente a Milo Bíblica, sobre a qual Davi construiu a Fortaleza de Sião (2 Sm 5:7,9).






Em 1997 Ronny Reich (arqueólogo israelita) descobriu na área meridional da "Cidade de Davi" uma enorme estrutura de pedra que atribui-se a uma torre de defesa. Eilat Maar, está entre o "Monte do Templo" e a "Cidade de Davi" realizando escavações no provável local do palácio real de Davi.




Muitos afirmam que o reinado de Davi foi "insignificante", e teria sido exaltado nos escritos pertencentes a seus descendentes.




O reino da Síria ergueu um monumento comemorativo por derrotar seus inimigos (Israel e Judá).




A afirmação de q Davi teria sdo um rei tribal teria partido do diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv e publicada pelo jornalista Vinícius Romanini.




Ele afirma q não foram achadas ruínas de arquitetura monumental em Jerusalém ou qualquer das outras cidades citadas na Bíblia.




O Templo de Salomão nunca teria existido.




Sabemos da existÊncia de três Templos que estiveram no Monte do Templo entre 960 a.C. e 70 d.C. O primeiro teve sua construção iniciada em 967 a.C. e destruição em 586 a.C. pelos babilônios. O segundo começou a ser reconstruído em 538 a.C., onde passou cerca de 500 anos no processo de reconstrução, sendo concluído definitivamente, restaurado, pelo rei Herodes no período de 19 d.C. até 29 d.C.














Primeiro achou-se a chamada "Estela de Tel Dã", ou seja uma pedra onde suas linhas ‘falam’ de guerras entre os israelitas e os arameus, as quais pela Bíblia sabemos que eram constantes entre Israel e Damasco. Continua um relato a respeito de um rei de Damasco que derrotou um rei da "Casa de Israel da Casa de Davi"!






Essa é uma inscrição araméia escrita aproximadamente 150 anos após o reinado de Davi, que cita a existência de Davi (Não era o rei derrotado), a existência de uma guerra e do reino de Israel e Judá.



"Em 1993 foi encontrada uma pedra datada do século IX a.C. com escritos que mencionam um rei hebreu chamado Davi, mas não há qualquer evidência das conquistas narradas na Bíblia. Davi pode ter sido o líder de um grupo de rebeldes vindos de camadas pobres dos cananeus.






Não há sinal de arquitetura monumental em Jerusalém ou em qualquer das outras cidades citadas pela Bílbia em que o rei Salomão teria construido templos, palácios e fortalezas. Assim como Davi, Salomão seria apenas um pequeno líder tribal de Judá. " Vinicius Romanini



"Da maneira que vejo as descobertas, não há evidência alguma de uma grande e unida monarquia, nem de Jerusalém governando vastos territórios", disse Israel Finkelstein, diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv. A Jerusalém do Rei David, acrescentou Finkelstein, "não era nada além de uma pobre vila na época".


Ele é chefe das escavações de Megiddo, um sítio arqueológico vitalmente importante no norte de Israel. Seus relatórios de Megiddo afirmam que algumas estruturas atribuídas a Salomão, na realidade, foram construídas depois de seu reino.













Nenhum comentário: