quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Os escritos de Nag Hammadi - "Os apócrifos"




Tanto no judaismo qto no cristianismo, existiam varios grupos dentro deles q defendiam sua visão particular sobre as interpretações das experiencias q tinham com o divino.




Cada grupo possuia um conjuto de escritos q explicava sua visão de mundo sobre como servir a deus e viver uma vida social agradavel a seu deus.




Geralmente, o grupo que se tornou ortodoxo teria feito aliança com lideranças politicas estrangeira, e assim se mantinha no poder e impunha sua visão de mundo p a sociedade (Saduceus e Ig. Cristã Romana).




A consequencia negativa disso é q os grupos q não concordavam com eles eram perceguidos e tinham sua imagem sujada de adoradores do demonio, hereticos...p terem seu prestigio abalado.



Os livros q foram considerados ortodoxos teria sido aqueles q representavam a visão de mundo do grupo religioso q se juntou e fez aliança justamente com a potencia extrangeira q perceguia todos aqueles q se levantavam com a intenção de construir uma comunidade social com principios diferentes e particulares dos seus opressores.




A biblioteca de Nag hammadi - os escritos cristãos apocrifos.


1. Alguns destes escritos seguem a linha de raciocinio de pensadores gregos, como Platão, por exemplo, um grande filosofo q pregou coisas q ate hj nossa sociedade vive, tamanha era sua lógica de reflexão e importancia a vida social;


2. Conceitos tais como Ressurreição, Câmara nupcial, Filho de deus, Companheira... não estão muito distante do conceito atribuido pelos hebreus no antigo testamento, ao contrario do conceito atribuido pela Ig. da comunidade romana.


3. O estilo literario do Pentateuco, usa muito a figura simbólica e parabolas p informar algo, não há preocupação de fornecer uma informação cronologica mais sim informação didática. Alguns escritos cristãos apocrifos utilizam-se deste recurso, q o leigo ao interpretar de forma literal cai fatidicamente no erro.



Alguns dizem q os escritos apocrifos são fantasiosos e foge demais da ideia central da biblia, a mensagem de Jesus, será? Vejamos um exemplo:


O sentido de Ressurreição p os Hebreus, Romanos e apócrifos:


1. Os Hebreus acreditavam em reencarnação, sempre q falavam em subir-descer; acordar-durmir; se levantar-deitar... eram no sentido de viver e deixar de viver.Eclesiastes 1 e 3.


"O que é, já existiu; e o que há de ser, também já existiu; e Deus procura de novo o que já se passou."Ecle 3:10


"Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre. O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce outra vez." Ecle 1


"O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Oê, isto é novo? ela já existiu nos séculos que foram antes de nós." Ecle 1



2. De acordo com informações dos escritos encontrados no mar morto, ressurreição na época era uma cerimonia/acontecimento onde uma pessoa tinha um contato com o mundo espiritual.


3. Este conceito teria sido modificado pelos romanos q atribuiam aos seus herois mitologicos, voltar a vida, ressucitar ao terceiro dia (pesquisar se for de interesse o mito de Mitra, Horus...)


4. O conceito de ressurreição apresentado pelos escritos considerados apocrifos tem muito mais em comum com o conceito dos hebreus e nada com o conceito pregado pela Ig. da comunidade romana.


Classificar a importacia do escritos canonicos e de Nag Hammadi, por causa da datação é meio relativo, por q?


1. O canone completo do novo testamento é do seculo 4, produzidas por Jeronimo, antes disso, só ha fragmentos q geram milhares de contradições entre si e entre a vulgata, ou seja, os escritos canonicos não são os originais, mas copias, das copias, de copias reproduzidas durante 4 seculos;



2. Estudiosos encontram interpolações intencionais, extrações de palavras e frazes, erros de tradução entre outros, nas copias do NT, modificando o sentido de algumas coisas originais e dando credito a outras informações;



3. Existia no egito a maior comunidade hebraica em exilio. As novas gerações falavam a lingua nativa, Copta, e p que tivessem acesso a herança cultural hebraica, livros da cultura hebraica eram traduzidos p esta lingua, sempre procurando seguir o sentido original hebraico;



4. Novas pesquisas arqueologicas surgem todos os anos, em gradação crescente, o aparecimento de novos documentos escondidos é só questão de tempo e dedicação. Estamos só no começo, muita agua ainda vai rolar, não podemos nos precipitar e achar q tudo já está resolvido e cristalizado;



5. Conhece-se a arvore pelos seus frutos, e estudando a historia medieval descobrimos q pessoas morreram e foram perceguidos de forma violenta por não comungarem com certos dogmas. Dogmas estes e lideres estes q se fossem legitimos enviados de deus, não teriam levado as pessoas o desfecho q tiveram. Se foram capazes de matar pessoas inocentes é logico q foram capazes de destruir documentos;



6. Alguns escritos de Nag Hammadi, não são p serem lidos ao pé da letra, possuem informações na lingua simbólica seguindo ao estilo do genesis e outros livros do AT.



7. Os escritos de Nag Hammadi, não seriam errados nem certos, mas sim apenas, mais uma fonte de pesquisa sobre o fim da antiguidade e de povos relacionados ao lider religioso Jesus, cabeça da nossa fé ocidental.



8. Os escritos de Nag Hammadi, não são o fim das descobertas sobre o q realmente aconteceu naquele tempo, na comunidade de seguidores de Jesus, o marco divisor onde nasce o slogam - A bibliot. de Nag Hammadi revela a unica verdade, aquela q a ig. Romana afundou, escondeu. Mas sim o inicio de novas pesquisas e o despertar da possibilidade de que a historia de Jesus e seus primeiros seguidores podem ter sido diferente do q foi pregado ate hj.



9. Os escritos de Nag Hammadi, podem não representar a totalidade de verdades descobertas, mas já é uma fonte importante q não deve ser desconsiderada por causa de preconceitos baseados em apego emocional a dogmas.



10. Jesus criou uma comunidade na judeia, e passou anos á podando e á educando. Ele nunca foi pregar em Roma.


Pesquisadores descobriram q a primeira comunidade de seguidores de Jesus em Jerusalem, em atividade antes da destruição do templo em 70dc, viviam e pregavam aos seus adeptos, uma filosofia semelhante a q está gravada nos escritos de Nag Hammadi.


Se o q Jesus pregou é semelhante ao q foi pregado pela comunidade cristã romana, q é o q está registrado nos canonicos, então por que a comunidade geograficamente mais próxima dos palcos onde Jesus pregou, descendentes diretos dos primeiros q escutaram boca a ouvido o q Jesus pregou, mudou tão radicalmente e num periodo tão curtinho de tempo a mensagem de Jesus, para ser tão conflituosa com o pregado pelos escritos da comunidade cristã romana?


O mais ironico ainda é q quem liderou a comunidade de Jerusalem, por decadas, q pregou filosofia semelhente aos escritos de Nag Hammadi, foi Tiago, conhecido como irmão de Jesus.






Todos os escritos da antiguidade são importantes por si só, por revelarem informações de uma epoca onde a escrita era rarissima e letrados/alfabetizados com a capacidade de alem de escrever palavras e frazes, articular elas de forma mais complexa p revelar uma informação concisa, mais raro ainda.





Os livros hebreus encontrados no Mar Morto na decada de 40, são os escritos em hebraicos e aramaico mais antigos existentes, tras p nossa geração uma biblia completa do antigo testamento em lingua original, antes deles a biblia mais antiga era do seculo IX.



Dezenas e dezenas de escritos da antiguidade, um acervo tão grande p a epoca e a sociedade, q revela indicios de que existia tanto alfabetizados p produzi-los como leitores.

Nenhum comentário: