terça-feira, 2 de outubro de 2007

Evidencias do casamento de Jesus I


Evangelho de Felipe


Alguns pensam q a evidência textual mais forte de que Jesus se casou é esta do Evangelho de Filipe:

E a companheira do Salvador é Maria Madalena. Cristo amava-a mais do que a todos os discípulos e costumava beijá-la com freqüencia na boca. O restante dos discípulos ofendia-se com isso e expressava sua desaprovação. Diziam a ele: ‘Por que tu a amas mais do que a nós todos?’”

“Como qualquer estudioso do aramaico poderá lhe explicar, a palavra companheira, naquela época, literalmente significava esposa” Teabing

Porem, existe mais estas passagens no Evang. de Felipe:

“Grande é o mistério do casamento, pois sem ele o mundo não existiria. Pense sobre o casamento, pois ele possui poder...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi) escrito com uma profundidade de intenção deste, foi rejeitado pela ig, porq? Talvez pq mais na frente tenha.

“O amor espiritual é vinho e fragrância... enquanto aquele que foi ungido estiver presente, os q estão por perto também se aproveitam da fragrância, porem, qdo os q foram ungidos se retirarem (para a câmara nupcial) deixando-os, então aqueles q não foram ungidos mas estavam meramente por perto, não sentirão mais o perfume...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

“O filho do homem recebe a capacidade de criar e a capacidade de gerar...aquele q gera faz em privacidade, engendra filhos” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

“Ninguém pode saber qdo o esposo e a esposa tem relações, a não ser os dois. O casamento p o mundo é um mistério, para os q assumiram uma esposa... existe uma qualidade oculta no casamento, o verdadeiro matrimonio, aquele q não foi profanado é um mistério. Ele não é carnal mais puro. Não pertence ao desejo mais a vontade. Não pertence a escuridão nem a noite, mas ao dia e a luz. Qdo o casamento está aberto ao publico, tornou-se prostituição e a noiva faz o papel de prostituta qdo outros a vêem. A noiva só deve mostrar-se ao seu pai, sua mãe, ao amigo do noivo (Lazaro) e aos filhos (criados) do noivo (discípulos) A ESTES É PERMITIDO ENTRAR TODOS OS DIAS EM SUA CASA. Aos outros resta apenas ansiar por vir a voz da noiva e deleitar-se com seu Balsamo. Ninguém pode ver a noiva e o noivo, a menos q se torne um com eles (seu povo, sua família) ...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

Como vemos em algumas destas passagens parecem se encaixar no jantar de Betania.

Observa este detalhe q estranho:
- O oléo utilizado pela noiva deste Evang. de Felipe é o Balsamo;
- O oléo utilizado pela noiva de Canticos dos Canticos tb é o Nardo de Balsamo;
- O oléo utilizado por Maria no jantar de Betania tb é o Balsamo;

Para ungir um rei e um sacerdote, os judeus utilizavam-se de oléo de oliva.

De acordo com o livro Cantares do AT, o oléo de balsamo era utilizado pela noiva no seu jantar de casamento.

A noiva de Cantares segue esta regra.

Agora te pergunto, porq é tão dificil enchergar uma coisa q está tão na cara?

Por q é tão dificil p alguns reconhecer q a interpretação (hermeneutica)de certas coisas dos evangelhos possa ter sido erronea?

2 comentários:

Professor disse...

As coisas estão muito evidentes, mas como dizia o próprio Jesus: " O pior cego é aquele que não quer ver."

Todos sabem que casar não é pecado! Mas primam pelo farisaismo, preferindo dar credito a dogmas instituidos por um imperador romano pagão,um despota, um criminoso que matou o próprio filho e a esposa!!!

Que moral tem estes fariseus para julgar os outros???

Unknown disse...

Se não foi inspirado por Deus então foi por quem ? Lol eu creio que foram inspirados por Deus, e eu acho muito bem que Ele se tenha casado, casar é uma dádiva, e talvez se as pessoas se vidrassem um pouco mais na relação entre Jesus e Madalena não haveria tantos divórcios, Só uma coisa o que dizem os apócrifos sobre a salvação ?