terça-feira, 30 de outubro de 2007

Cerimônia de iniciação de Maria


Ressurreição da filha de Jairo: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/filha-de-jairo.html

Será q esta passagem nos evangelhos estaria revelando em parábolas uma cerimonia de iniciação?

Na tradição judaica existem dois pontos base na vida de um homem que é a iniciação pela circuncisão do recém-nascido e o Bar Mitzvah:
Jesus realizou estas cerimônias:
As meninas também passam por cerimônias semelhantes a estas. É a cerimônia de dar as "Fadas" - o nome hebraico ao setimo dia e o Bat Mitzvah, q é a festa da maioridade feminina aos 12 anos.
Tradição seguida ao nascimento de uma menina hebraica: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/07/tradio-ao-nascer-uma-menina-judaica.html
A Bat/Bar Mitzvah, é uma cerimonia de iniciação religiosa p a vida adulta. A partir desta então, a(o) menina(o) passam a ser considerados adultos, uma mulher ou um homem.
Para as meninas o Bat Mitzvah é qdo elas são apresentadas oficialmente a comunidade, indicando q está apta p o casamento, e abertura de espaço p o estudo das meninas.
"É a festa da maioridade feminina."
Segundo os preceitos da tradição a partir desta data, a menina passa a ser considerada uma mulher.
Passa a ser responsável por todos os deveres religiosos e sociais de um adulto. Com isso, está apta a constituir as cerimônias religiosas no lar.
" É quando a jovem passa a ter obrigações, ela ajuda a mãe”
Ela passa a ser a responsável pelos cuidados e pela educação dos irmãos mais novos, e qdo casar dos seus filhos, mantendo a tradição e os costumes judaicos dentro de casa.
Q importancia a filha de Jairo teria na vida de Jesus, p que sua iniciação pudesse ter sido contada nos evangelhos?
Sabemos q a idade de doze anos marca a época de uma cerimonia de iniciação dos hebreus. Os evangelhos informam qdo e como Jesus realizou esta cerimonia e tb revela a cerimonia de uma jovem mulher.
A enfase na idade da filha de Jairo não poderia representar outra coisa, se a ressurreição da filha de Jairo significasse outra coisa a idade dela não seria revelada.
A parabola seguinte a esta "A mulher do fluxo de sangue há 12 anos" seria a mesma filha de Jairo, pode ver q as duas historias estão coladas uma dentro da outra, são duas formas de falar a mesma coisas. Cada detalhe representaria um significado religioso e não histórico.
A filha de Jairo, passar por uma cerimonia comum apenas aos homens, de acordo com o preceito dos Saduceus, seria uma coisa terrivel e ela seria sempre vista como alguem despresivel, imensamente pecadora.
Esta não era a mesma opinião de Jesus ele disse:
"...a menina não está morta apenas dorme...menina levanta-te...dai de comer a menina"
Esta expressão poderia tambem significar:
Sono= As mulheres não tinham acesso ao estudo da Torá;
Levanta-te= Voce vai ter direito a estudar a Torá;
Dai de comer= Inicie-se os estudos dela, pois a representação simbólica da Torá tb é comida.
"Maria faz sua primeira aparição bíblica como a filha de Jairo, que Jesus fez se levantar da morte em Mateus 9:18-25. Essa forma iniciatória de elevação da "morte" (trevas) figurativa para o nível da "vida" (luz) em comunidade foi parte de um processo de instrução chamado "o caminho", realizado aos 12 anos. Na seqüência da filha de Jairo, Marcos 5:42 confirma o fato, declarando: "Imediatamente a menina se levantou e pôs-se a andar, pois tinha 12 anos. E logo foram tomados de grande espanto". Laurence Gardner

Nenhum comentário: