quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O q significa o Magdala do nome Maria?




Nos escritos de Flávio Josefo, do século I, não existe nenhuma cidade chamada Magdala. Como sabemos ele estava a serviço de Roma e forneceu aos romanos informações detalhadas sobre a geografia e recursos disponiveis a roma naquelas terras.A cidade q geralmente é apresentada por cidade natal de Madalena é "Migdal Nunnayah" Torre de peixes.

Alguns teoricos dizem q diz respeito a sua cidade de origem, porem outros, dizem q é muito provavel q esta cidade não existia no tempo de Madalena, pelo menos com este nome e sim foi criada posteriormente, após a guerra dos judeus, ou recebeu o nome torre de peixes após este evento.

" A cidade hoje chamada Magdala, era chamada anteriormente, na época de Madalena, de Tariqueia nos tempos biblicos. Flávio Josefo, um historiador judeu, comteporaneo a Jesus, uma das maiores referencia na historia judaica da época de Jesus, no primeiro rascunho, do seu livro " guerra dos judeus" em aramaico, chama a cidade de Tariquéia , e qualquer outro documento anterior a 70dc, tambem a chama de Tariquéia não Magdala. Tariquéia foi destruida em 67dc, e a cidade q foi reconstruida no antigo sítio no litoral do mar da galileia passou a chamar-se "Magdala Nunnayah" (expressão aramaica q significa torre de peixes). Nesta época, Maria Madalena já estava morta." Margaret Starbird

Magdala viria da palavra hebraica Migdal, que significa "Torre". Sendo assim a expressão mais correta p Maria a Magdala, seria "Maria a Torre".

O q teria haver chama-la de Torre?

A esposa do rei Davi tb foi chamada de Torre. Milcah, princesa da tribo de Benjamim, filha do primeiro rei hebreu Saul, e tb esposa de Davi, foi chamada de "torre de vigia", ou ao "praça forte", filha de Sion.

Maria, princesa da tribo de Benjamim, da casa de Betânia, prometida ao herdeiro de Davi, tb teria sido chamada de "Torre/Migdal", a Magdala.

"Magdal-eder significa literalmente a "torre do rebanho," no sentido de um lugar elevado usado por um Pastor como um ponto de vantagem."

Chamar Maria de Torre, seria a equivalente hebreu de chamar "Maria de grande".

Lendas francesas antigas registram q Maria "Magdal-eder exilada" (A torre do rebanho exilada) chegou num barco a costa de provence na Fança, junto com Marta e Lazarus.

Um comentário:

Professor disse...

ERA COSTUME DAR TÍTULO AOS APÓSTOLOS:
Maria, chamada Magdalena (Migdal) - Lucas 8,2:

->Maria, é chamada Migdal (Torre), da mesma forma que Simão, é chamado Pedro (Pedra) - Mateus 10,2 e Marcos 3,16. Também João e seu irmão Tiago são chamados Boanerges ( filhos do trovão) - Marcos 3,17; Tomé era também chamado Dídimo - João 20,24; e Saulo é também chamado Paulo - Atos 13,9.