quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Madalena no Calendário litúrgico Católico


Calendário litúrgico católico:Calendário em que estão registrados os dias dos Santos Católicos. Cada dia do ano corresponde a um Santo, para cada Santo são relacionadas as leituras litúrgicas correspondentes.

Leituras litúrgicas: Versículos bíblicos determinados pela igreja, que estão relacionados com os santos correspondentes ou com outro elemento religioso.

No dia dedicado pela igreja à Stª Maria Madalena (dia 22/07) de acordo com o CALENDÁRIO LITÚRGICO, são lidas 4 leituras escolhidas por teólogos católicos:

->Cântico dos Cânticos 3,1-4ª
->2Corintios 5,14-17
->Salmos 62
-> João 20,1-2.11-18.



A 1ª Leitura: Cântico dos Cânticos 3,1-4ª está no antigo testamento, de acordo com a definição na INTRODUÇÃO AOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO das bíblias católicas para Cântico dos Cânticos:



"Uma coleção de poemas, originariamente, destinados ás SOLENIDADES NUPCIAIS" (SOLENIDADES NUPCIAIS SIGNIFICA CERIMÔNIAS DE CASAMENTO).

Em Cântico dos Cânticos 3,1-2:

¹:"Durante a NOITE, em MEU LEITO(LEITO SIGNIFICA CAMA), procurei aquele que meu coração ama; procurei-o sem encontrá-lo."

²"Vou LEVANTAR-ME e percorrer a cidade, as ruas e praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o sem encontrá-lo."

3- "Encontraram-me com GUARDAS que faziam a ronda pela cidade: "Vistes porventura o amor de minha vida?"

4A-"E logo que passei por eles, ENCONTREI O AMOR DE MINHA VIDA".

Na segunda leitura, em 2Corintios 5,16 está escrito:

"Por isso, nós daqui em diante a ninguém conhecemos de modo humano. Muito embora tenhamos considerado Cristo desta maneira, agora já não o julgamos assim*. (*HUMANO, LITERALMENTE SEGUNDO À CARNE).

Na terceira leitura em Salmos 62,2 está escrito:

"Ó Deus, vós sois meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de Vós, E MINHA CARNE POR VÓS ANELA COMO TERRA ÁRIDA E SEQUISA, sem água.

"A última leitura João 20 é a única que fala claramente de Madalena no dia da ressurreição.Se Maria Madalena tivesse sido apenas uma simples discípula de Jesus, por que os teólogos católicos, nestas escolhas litúrgicas, a associam com estes POEMAS DESTINADOS ÀS CERIMONIAS DE CASAMENTO JUDAICAS e a textos que fazem claras referências à um lado carnal de Jesus?

De acordo com o calendário litúrgico, o dia 22 de julho seria o dia dedicado a Madalena.

"Maria Madalena fez sua aparição sagrada no calendário da Igreja apenas em 1969, e sua data de comemoração é 22 de julho. Esse dia já era reconhecido no Ocidente desde o século VIII, e há 187 igrejas antigas dedicadas a ela apenas na Inglaterra." O legado de Maria Madalena- Laurence Gadener

"Maria Madalena foi a primeira testemunha ocular da ressurreição de Jesus e foi quem foi usada para anunciar aos apóstolos a ressurreição de Cristo. (Mateus 27:55-56; Marcos 15:40-41; Lucas 23:49; João 19:25) ... É festejada pela Igreja Católica no dia 22 de Julho." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena

"Caríssimos leitores do nosso Boletim Diocesano... Neste mês de julho a Igreja tem uma celebração que diz respeito ao serviço que a mulher é chamada a prestar na vida pastoral da Diocese e da Igreja. É a celebração de Maria Madalena, no próximo dia 22 de julho. Uma festa que confundia duas Marias: a Maria de Betânia, irmã de Lázaro e Marta, e essa Maria de Magdala, Maria dita Madalena. Aquela que lavou os pés de Jesus e enxugou-os com os seus cabelos e os perfumou." Fonte: http://www.diocesefranca.org.br/boletim/jul2004/bd-pastor.html

"A igreja católica não faz festa para Maria Madalena,no entanto no dia 22 de julho se comemora a o dia em memória de Santa Maria Madalena . As festas ficam restrita as comunidades paroquiais na qual tem como a Santa Maria Madalena como Padroeira."

fonte: http://paginas.terra.com.br/servicos/ecard/evangelhos_apocrifos/gnosticismo/mariamadalena.htm

Fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=28879086&tid=2520179823838856322




Nenhum comentário: