sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Evidencias do casamento de Jesus IV





Encontro da esposa escolhida por Deus







Esta é a imagem do encontro da esposa de Isaac.

“... iras a minha terra, a minha parentela e lá encontraras uma mulher p meu filho...o senhor mandará o seu anjo diante de ti e tu escolheras lá uma mulher...ele parou para descansar próximo a um poço, fora da cidade, era hora que as mulheres saiam para buscar água (disse ele em oração a deus)...fazei-me encontrar hoje o q desejo, manifestai vossa bondade, eis-me aqui de pé junto a essa fonte onde as filhas dos habitantes desta cidade virão buscar água, a donzela a quem eu disser: inclina teu cântaro, daí-me água...essa seja a que o senhor escolheu (a escolhida) para Isaac. Com estes sinais conhecerei q manifestai a vossa bondade... antes de terminar a prece, veio uma mulher com um cântaro nos ombros, Rebeca, filha de Nacor, irmão de Abraão. A jovem era extremamente bela, virgem e homem algum havia possuído... daí-me de beber um pouco da água do teu cântaro? Bebe meu senhor... a jovem foi correndo contar tudo o q tinha acontecido para sua família, Rebeca tinha um irmão chamado Labao este apressou-se em ir de encontro com o homem que se encontrava junto a fonte...esse homem me disse isso e aquilo e ele me ofereceu coisas preciosas...foi ele ao encontro do estrangeiro e o achou perto dos camelos, na fonte. Vem, bendito do senhor, porq permaneces ai fora? ...vim a casa de irmãos para escolher uma esposa... combinei com meu Deus em oração o seguinte: ficarei perto da fonte, a jovem q vinher buscar água e a quem eu disser daí-me de beber da água de teu cântaro e q der água a mim e meus camelos essa será a mulher q deus escolheu... – ó nossa irmã, possas tu tornar-te a mãe de milhares de miríades...Isac desposou ela e conduziu-a p a tenda de sua mae” (gênesis 24)



Encontro da escolhida por deus para ser esposa de Jacó



“Jacó pôs-se a caminho e foi p a terra dos filhos do oriente, para as terras do irmão de sua mae. Viu um poço selado com uma pedra q servia de bebedouro para os rebanhos... vem ai Raquel com seu rebanho de seu pai, em pleno dia, por q era pastora. Jacó é quem rola a pedra e da água para o rebanho. Depois beijou Raquel, pôs-se a chorar e se apresentou (vim te buscar) ela correu a anunciar isso ao seu pai. Labao corre ao seu encontro e o convida p ir a sua casa... sim, tu es de meus ossos e de minha carne. Jacó ficou na casa dele um mês inteiro... Jaco disse eu te servirei 7 anos por Raquel...seu amor por ela era grande completado o tempo, ele pediu sua esposa, Labao reuniu todos os habitantes do lugar e deu um banquete” (Gênesis 29)



Encontro da escolhida por deus para ser esposa de Moises



“Moises retirou-se p a terra de Madiã, e sentou-se junto de um poço. As 7 filhas do sacerdote de Madiã, vieram tirar água do poço e encher os cântaros p das de beber as ovelhas de seu pai...Moises tomou os cântaros e deu de beber ao seu rebanho... (elas foram ate seu pai e contaram o acontecido, seu pai mandou q elas fossem chamar o estrangeiro p ceia com ele na sua casa)... Moises aceitou ficar em sua casa, o qual lhe deu por mulher sua filha séfora." (genesis)



A escolhida p esposa de Jesus?




“Jesus chegou a uma localidade da samaria, chamada sicar, junto das terras e jacó dera a seu filho José, ali havia o poço de Jacó, cançado, Jesus sentou-se a beira do poço, era por volta do meio dia. Veio uma mulher da samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Daí-me de beber... como tu judeu pedes água mim q sou samaritana... se conhecesses o dom de deus e quem é q te pede água (o noivo), tu é q te pedirias e ele de daria a água da vida...NOSSO PAI JACO q nos deu esse poço (este ritual do matrimonio) do qual ele mesmo bebeu e também os seus filhos e os seus rebanhos, todo aquele q bebe desta agua tornará a ter sede (apontando p o poço) mais o q beber daquela outra aqua (a da vida) que eu der, jamais terá sede (ai a ficha caiu, ela lembrou-se do ritual de se encontrar a esposa escolhida por deus, lembrou q Jacó deu água (beijo, compromisso do matrimonio) em Raquel) então ela diz: daí-me desta água... (só q de virgem é apresentada como prostituta) sei q deve vir o Messias (Q será meu noivo me buscar, pois sou uma princesa prometida a ele desde o nascimento) me fará conhecer todas as coisas (me desposará) Jesus disse: Sou eu quem fala contigo. Os discípulos se maravilharam q estivesse falando com uma mulher (q o ritual daria certo e Jesus encontraria sua esposa escolhida por Deus) ninguém perguntou o q eles conversavam (pois já sabia do ritual de Isac e Jaco) a mulher deixou seu cântaro e foi a cidade anunciar o q tinha acontecido, aos seus (parentes) eles foram ate Jesus (o estrangeiro) e convidaram p ficar um tempo com eles. Ele permaneceu lá dois dias... nós mesmos o ouvimos e sabemos q este verdadeiramente é o messias” (joão 4:5-42)

Denominador comum


Qual o denominador comum nestas historias: Encontro da esposa de Isac, encontro da esposa de Jaco, encontro da esposa de Moises e encontro de Jesus com a samaritana. em joao 4:

- Todos eram estrangeiros, e pararam cansados no poço;(Dizer q nao estavam cançados depois de uma longa viagem é forçar)

- As historias evidenciam o horario dos acontecimentos;meio-dia, hora em q..., a tarde...

- Todos encontraram uma mulher q veio tirar agua;

- No primeiro caso o homem pede agua a mulher, no segundo e terceiro caso o homem oferece agua p a mulher, no terceiro o homem primeiro pede agua e depois oferece agua;

- Todos dialogam com a mulher;

- Todas as mulheres correm p contar aos seus parentes o q havia acontecido;

- Os homens permanecem no poço ate serem convidados p entrar na cidade, por parte daqueles q foram avisados pela mulher;

- Todos os homens permanecem naquele lugar por uns dias;

- Os tres primeiros visitantes sao reconhecidos como parentes, o terceiro, como enviado do mesmo deus;

- Nos primeiros casos, os visitantes estavam indo buscar uma esposa, no ultimo caso nao foi revelado;

Quatro historias com seguencia de acontecimentos identicos, não pode ser por acaso.

Na primeira historia, o visitante faz um pedido a Deus, q aquela a q ele pedisse agua seria a escolhida por Deus p ser esposa do descendente de Abraao.

Na segunda historia, Jaco conhecendo como seu pai encontrou sua mãe, fez o mesmo trageto, e buscou no mesmo local, estava tao certo de encontrar sua noiva, q foi logo lhe oferencendo agua.

Na historia de Jesus, ele pede agua a mulher, mas ela parece nao entender de imediato q ele estava ali p busca-la, como a esposa de Isac foi buscada, então ele procurou lembrar a ela de qual tipo de agua ele falava, oferecendo agua como Jaco ofereceu a sua futura esposa, mas a agua q ele falava era a da agua viva de canticos dos canticos:

"-eis um jardim fechado, minha irma, minha esposa, uma fonte selada...es a fonte do meu jardim, uma fonte de agua viva" (canticos dos canticos 4).

Era o compromisso do matrimonio.

3 comentários:

ANDERSON CLEITON disse...

AS COISAS VAO ACONTECENDO AO POUCO , O TEMPO NAO E A NOSSO FAVOR , POIS PENSAMOS SER O DONO DELE E QUE NESTA VIDA PODE SE SABER TUDO DE ANTES E AGORA, PENSAMOS QUE SOMOS DONOS DAS DESCOBERTAS. PENSAMOS QUE PODEMOS DEDUZIR LOGICAS E LOGICAMENTE SITUAÇOES . COISAS . OU QUALQUER OUTRO SUBSTRATO DO COMUM E DO INCOMUM . MAS A MEU VER FICO SENTADO OLHANDO , COLHENDO E NAO DOU , SE QUER OPINAO NO QUE NAO ME DIZ AINDA RESPEITO NENHUM.....

Anônimo disse...

Em proverbios 5:15-20
"Bebe água da tua fonte, e das correntes do TEU POÇO.
Derramar-se-iam as TUAS FONTES por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?"

No rodapé da bíblia católica está escrito:
'
"cap. 5 - 15. Teu poço: metáfora que designa a mulher legítima. "

Willian Nello disse...

Ta mas pera ai, esqueceram de dizer que ele mandou chamar o marido dela, que ela falou que não tinha e ele disse que ela falou bem pois já tinha tido 2 maridos e que aquele que ela estava não era marido dela. Acho que forçaram um pouco a situação neste post.