segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A ordem das Marias


"As almahs bíblicas do Novo Testamento (incluindo Maria, a mãe de Jesus, e Maria Madalena) eram o equivalente às freiras, criadas e educadas para a possibilidade de um casamento dinástico. Elas eram sacerdotisas de sangue puro em seus próprios direitos, designadas a várias ordens tribais, tais como as de Dã, Aser e Manassés, e estavam ligadas à comunidade dos terapeutas ascetas em Qumran." L. Gardner
As mulheres tb faziam voto de Nazireu!

"...ou uma mulher fizer voto de Nazireu...é separado para o Senhor..." (Num 6:2)


"Então, Miriam, a profetiza, irmã de Arão, tomou na mão um tamborim e todas as mulheres sairam atrás delas com tamborins e com danças" (Ex 15:20)



As mulheres na época das tendas!

"...As mulheres se reuniam e ministravam á porta da tenda da revelação..." (Ex 38:8)



As guerreiras q destroi os inimigos pela cabeça!

- Uma mulher em cima da Torre de Siquém (Migdal-Siguém) atinge o inimigo com uma pedra na cabeça dele :
"...chegando ao pé da Torre (Migdal) de Siquém, aproximou-se da porta p por fogo, então uma mulher lançando de cima uma pedra de moinho, feriu-lhe a cabeça fraturando o cranio"(Juizes 9: 52 e 53).
- Mais uma q atinge a cabeça do inimigo!
"Então Jael, MULHER de Heber, tomou uma estaca da tenda e, levando um martelo, chegou-se de mansinho a ele e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra; pois ele estava num profundo sono e mui cansado. E assim morreu.Bendita entre todas as MULHERes será Jael, MULHER de Heber, o queneu; bendita será entre as MULHERes nômades." (Jz 4:21 e 5 - 24)

"Aos PÉS dela ele se encurvou, caiu, ficou estirado; aos PÉS dela se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali caiu morto." (Jz 5:27)

"Na época bíblica, as mulheres dos Patriarcas eram as Matriarcas, mulheres ouvidas, respeitadas e admiradas. Havia mulheres profetisas e juízas. As mulheres estavampresentes no Monte Sinai no momento em que Deus firmou o Seu Pacto com o povo deIsrael. Participavam ativamente das celebrações religiosas e sociais, dos atos políticos. Atuavam no plano econômico. Tinham voz, tanto no campo privado como no público.Com o decorrer do tempo e por força das influências estrangeiras, especialmente a grega,foram excluídas de toda atividade pública e passaram a ficar relegadas ao lar. Essa situaçãodas práticas cotidianas daquela época foi expressa nas leis judaicas então estabelecidas epermanece a mesma até hoje." Rabina Sandra KochmannFonte:http://72.14.205.104/search?q=cache:3nX24eNTHvcJ:www.pucsp.br/rever/rv2_2005/p_kochmann.pdf+mulheres+hebraicas+no+primeiro+templo&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=7&gl=br

Nenhum comentário: