segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Rennes-le-Château

Torre de Magdala


"No primeiro dia de Julho de 1885 uma pequena aldeia no sul de França recebeu um novo pároco. Essa aldeia, situada na região do Languedoc, logo acima dos Pirinéus, chama-se Rennes-le-Château. O novo pároco, François-Bérenger Saunière era nessa altura jovem, com 33 anos."

"Saunière interessou-se pela ideia de restaurar a igreja da paróquia, consagrada a Sta. Maria Madalena em 1059. Este edifício remontava ao tempo dos Carolíngios (século VIII ou IX), e fora construída sobre as fundações de uma estrutura visigótica ainda mais antiga, datada do séc. VI."

O início do restauro teria sido em 1886.

"Saunière tentou remover o altar-mor da igreja, peça composta por uma pedra que descansava sobre dois pilares."

"O pilar esculpido encontra-se hoje em dia no museu da Associação Terre de Rhedae, localizado ao lado da igreja. Existe também uma reprodução colocada no exterior, debaixo de uma estátua da Virgem Maria de Lourdes. Diz-se que após a remoção da pedra, Saunière constatou que o pilar era oco e ocultava quatro pergaminhos guardados em tubos de madeira selados. "

"Muitos livros e artigos foram escritos com base na existência dos ditos documentos e há bastantes teorias (pouco sólidas) sobre eles. O que existe hoje em dia é uma cópia de dois textos, que se diz fazerem parte do grupo dos quatro pergaminhos, mas tudo aponta para que sejam apenas o resultado de uma farsa que teve um sucesso incrível, para além das expectativas dos seus criadores. "

"Saunière construiu também uma casa de três pisos, à qual chamou Villa Béthanie"

Fonte: http://bmotta.planetaclix.pt/rennes_intro.html?biblio.html

Nenhum comentário: