sábado, 20 de outubro de 2007

Maria a Torre!


Como em uma postagem anterior, foi mencionado, a palavra Magdala de Maria, não diria respeito a sua cidade de origem, mas sim viria da palavra hebraica Migdal q significa torre, sugestionando q ao chamar Maria a Torre, um elogio estaria sendo feita a esposa de Jesus, indicando sua posição na comunidade como rainha.

A palavra torre teria inúmeros significados, um deles inclusive, diria respeito tb ao contraposto poço

Uma torre seria um poço ao inverso, e p cima.

Poço e Torre, seriam representações simbólicas p as esposas escolhidas por Deus como consorte do seu líder ungido p guiar seu povo na construção do mundo idealizado por Deus.

“Es um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente fechada, uma fonte selada...es a fonte de meu jardim, uma fonte de água viva...” (Cânticos dos cânticos 4)

O poço e a Torre, em culturas antigas e, em particular, a hebréia, tem atributos sagrados, pois realiza uma síntese das três ordens cósmicas: o céu, a terra e o inferno; e os três elementos: água, terra e ar. Realiza uma escala de salvação que une entre eles os três planos do criado.

Na cultura hebréia o poço é símbolo da mulher e da esposa.

Alguns acham q estes símbolos não significam nada importante, porem, indícios parecem mostrar q sim, Maria, a mesma q ungiu Jesus, era chamada de Torre (Maria a Migdal) e q houve um erro ao interpretar este termo.

No monte das oliveiras, existe uma igreja dedicada a Maria Madalena e lá foi erguido 7 (Sete) TORRES douradas em homenagem a ela, edificada pelo Czar Alexandre III de Rússia.

Fonte: Destinos turísticos – Monte das oliveiras – Igreja de Madalena: http://www.rumbo.com.br/guide/br/moriente/israel/sitio1.htm

2 comentários:

Professor disse...

ERA COSTUME DAR TÍTULO AOS APÓSTOLOS:
Maria, chamada Magdalena (Migdal) - Lucas 8,2:

->Maria, é chamada Migdal (Torre), da mesma forma que Simão, é chamado Pedro (Pedra) - Mateus 10,2 e Marcos 3,16. Também João e seu irmão Tiago são chamados Boanerges ( filhos do trovão) - Marcos 3,17; Tomé era também chamado Dídimo - João 20,24; e Saulo é também chamado Paulo - Atos 13,9.

chaos disse...

porque jesus precisa de um pedaço de carne podre e mortal pra sentir praser se jesus e DEUS ele eo dono do prazer ele sente prazer quando quer eo mais intenço porque ele eo criador de tudo,jesus veio ao mundo pra sauvar a tua alma nao pra se casar,nao blafem!.