quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Tiago, o verdadeiro sucessor de Jesus?


Varios documentos afirmam q Tiago, o irmão de Jesus, teria sido o seu verdadeiro sucessor e não Pedro.

Ele liderou a comunidade formada por Jesus em Jerusalem, Pedro e João teriam sido seus conselheiros e encarregados mais imediatos.

James D. Tabor, afirma e prova em seu livro A Dinastia de Jesus, q Paulo, não o aceitava como autoridade e para resolver os problemas q estavam ocorrendo entre as comunidades de Paulo e a Comunidade de Jerusalem foi realizado o primeiro encontro dos lideres, em Jerusalem. Paulo se separou desta comunidade liderada por Tiago, e passou a pregar sua versão sobre Jesus e sua mensagem.

“O corpo principal dos seguidores de Jesus, se concentravam na palestina. Após a morte de Jesus a tradição q passou a ser contada, foi a de q Pedro tomou a liderança deste grupo. Mas indícios revelam que na verdade foi Tiago, irmão de Jesus, q se tornou o sucessor de Jesus. Sendo irmão de Jesus, Tiago seria o próximo na linha de sucessão, dos descendentes de Davi. Mas por que ele foi deixado de fora da historia das origens cristãs? O livro de atos é o principal responsável pelo relato oficial dos primórdios do cristianismo, em q Pedro e Paulo assume papel tão destacado e Tiago amplamente deixado de fora” James Tabor


Indicios de sua liderança nos canônicos

"Os nazarenos desconfiavam de Paulo, que ele estivesse distorcendo a mensagem de Jesus. Qdo Paulo foi a Jerusalém 3 anos após sua conversão, viu Pedro mas sabia q era essencial encontrar-se com Tiago q estava no comando. 14 anos após esta conversa com Tiago (50 dc) voltou lá p obter autorização para sua missão junto aos gentios."

"Gal 2:9. Paulo nomeia Tiago antes de Pedro. A ordem dos nomes indica uma ordem estabelecida de autoridade. O conselho dos 12 com Tiago na frente."

“...mas não vi nenhum dos outros apóstolos, com exceção de Tiago, irmão do senhor” (gálatas 1:19) Chamou Tiago de Apostolo e o identificou como irmão de Jesus.

Atos 12:17 Pedro se vê preocupado em relatar as coisas ao líder.

Atos 15, Tiago é apresentado com autoridade. Registrando q foi Tiago q se ergueu e deu a decisão final, em relação a questão crítica.

Quem ganhou com sua exclusão?

Tiago teria se tornado o sucessor de Jesus e o lider inconteste do movimento cristão.Tiago, era o proximo na linhagem real de Davi.

Mesmo sendo o herdeiro desta dinastia, por que ele foi deixado de fora da história das origens cristãs?

"A decisão de Tiago, no consílio de Jerusalem, estava em harmonia com a abordagem judaica usual em relação aos gentios. A decisão fundamental decretada por Tiago era a de manutenção da pratica usual dos grupos judeus em todo o mundo romano. Não se esperava dos gentios a circucisão mas apenas q guardassem a etica da Torá q se aplicava a todos os os seres humanos"

Indícios em outras fontes

“ Os discípulos disseram a Jesus: Sabemos q vai nos deixar. Quem, então, será nosso líder? Jesus disse: Onde quer q ides, deveis ir a Tiago, o justo” Evangelho de Tomé, descoberto no alto Egito, em 1945, próximo a cidade de Nag Hammadi. O texto data do séc. III, porem, estudiosos demonstram q ele preserva, traços de ser copia de um documento original em aramaico que remota dos primeiros dias da igreja de Jerusalém, a que foi formada pelo próprio Jesus.

“ Pedro, Tiago e João, após a ascensão do senhor, não lutaram pela gloria, por q tinha sido previamente ficado estabelecido que Tiago o justo, foi escolhido para supervisor de Jerusalém...apos a ressurreição, o senhor concedeu a tradição do conhecimento a Tiago, o justo, a João e a Pedro, que a deram aos outros apóstolos e estes aos 70” esta passagem conserva uma estrutura hierárquica deixada por Jesus. Tiago, o justo, como seu sucessor, João e Pedro como seus conselheiros, um a esquerda e o outro a direita, um conselho de 12 e os 70. de acordo com a hierarquia apresentada, nos manuscritos do mar morto. Quem escreveu isto foi Clemente de Alexandria, no final do séc. II dc. Citado em Eusébio, church history 2.23.4.

“Eusébio, historiador cristão do inicio do IV século, escreveu comentando esta passagem: Tiago, a quem os mais velhos tinham apelidado de o justo, pela excelência de sua virtude, é lembrado como tendo sido o primeiro eleito para o trono de supervisor da igreja de Jerusalém”

“Eusébio também preserva o testemunho de Hegésipo, um judeu cristão do começo do século II, que ele afirma ser da geração posterior aos dos apóstolos: A sucessão da igreja foi passada a Tiago, irmão do senhor, juntamente com os apóstolos..., a palavra grega empregada por Hegésipo, diadexomat (suceder) é normalmente usada p transmissão de uma herança genética.”

“ A igreja de Jerusalém que foi estabelecida por nosso senhor, crescia em numero sendo governada de forma firme e reta por Tiago, designado pelo senhor como seu supervisor” Recognitions em sírio, 1.43.3. fonte Siríaca recentemente descoberta, the ascents of james, temos ai registros de acontecimentos em Jerusalém nos 7 anos q se seguiram a morte de Jesus qdo Tiago esta claramente na liderança. A versão latina das Recognitions passou adiante as seguintes advertências: “observam, portanto, a maior cautela, e não acreditem em nenhum mestre, a menos q ele traga de Jerusalém o testemunho de Tiago, irmão do senhor, ou de quem quer q venham a sucede-lo” (4:35)”

“Jesus beija o irmão Tiago e lhe diz: eis q vou lhe revelar tudo meu amado” segundo apocalipse de Tiago, um dos textos encontrados junto com o evangelho de Tomé, em Nag Hammadi capitulo 50:15-22”

“ Eusébio registrou q após a morte de Tiago, em 62, o restante dos apóstolos se reuniram com os remanescentes da família do senhor e deliberaram em conjunto sobre quem seria o sucessor de Tiago. – “ todos eles, unanimemente, decidiram q Simão, o filho de Cleófas, era digno do trono” fonte: Eusébio, church history 3.11.1)”

O autor desta tese é James D. Tabor

O mesmo q está afirmando q a tumba de Talpiot é a tumba de Jesus. Ele pertence ao departamento de estudos religiosos na Universidade da Carolina do Norte, onde tambem é professor. É especialista nas origens do cristianismo, em Judaísmo antigo, João Batista, Tiago irmão de Jesus e na historia de Paulo. Seu primeiro livro foi sobre a vida de Paulo. Ele é autor de inumeros artigos e é um dos maiores pesquisadores do cristianismo primitivo, na atualidade.

“Tiago é reconhecido pelo historiador Flavio josefo, como o sucessor de Jesus e q era irmão dele.”“ Ele (anas) convocou os juizes do sinédrio e trouxe diante deles Tiago, o irmão de Jesus, e alguns outros, sob a acusação de infringirem a lei, e os entregou ao apedrejamento. E os habitantes da cidade considerado mais equilibrados e q eram estritos observadores da lei ficaram desgostosos com isso” Flavio Josefo, antiguidades 20:200-1

Nenhum comentário: