domingo, 14 de outubro de 2007

As mulheres na época das tendas

Na época das tendas, época do culto original a Javé era permitido as mulheres pregarem, ungirem, guiarem louvores e celebrações a Deus:
"Na época bíblica, as mulheres dos Patriarcas eram as Matriarcas, mulheres ouvidas, respeitadas e admiradas. Havia mulheres profetisas e juízas. As mulheres estavampresentes no Monte Sinai no momento em que Deus firmou o Seu Pacto com o povo deIsrael. Participavam ativamente das celebrações religiosas e sociais, dos atos políticos.Atuavam no plano econômico. Tinham voz, tanto no campo privado como no público.Com o decorrer do tempo e por força das influências estrangeiras, especialmente a grega,foram excluídas de toda atividade pública e passaram a ficar relegadas ao lar. Essa situaçãodas práticas cotidianas daquela época foi expressa nas leis judaicas então estabelecidas epermanece a mesma até hoje." Rabina Sandra Kochmann Fonte:http://72.14.205.104/search?q=cache:3nX24eNTHvcJ:www.pucsp.br/rever/rv2_2005/p_kochmann.pdf+mulheres+hebraicas+no+primeiro+templo&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=7&gl=br
Mulher tb fazia voto de Nazireu:
"...ou uma mulher fazer voto de nazireu...é separado p o senhor..." (Num 6:2)
"...as mulheres se reunião e ministravam a porta da tenda da revelação..." (Ex 38:8)
'' ...então Miriam a profetiza, irmã de Arão, tomou na mão um tamborim e todas as mulheres sairam atras dela p louvar com tamborim e danças" (Ex 15:20)
Miriam tb ia a presença do senhor junto com Moises e Araão. Ao permitir q Maria a Magdala pregasse no templo, Jesus como Rei estaria restabelecendo as praticas originais, onde as mulheres tb podiam participar do templo.

Nenhum comentário: