quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Evidencias do casamento de Jesus III


"E a companheira do Salvador é Maria Madalena"


E a companheira do Salvador é Maria Madalena. Cristo amava-a mais do que a todos os discípulos e costumava beijá-la com freqüencia na boca. O restante dos discípulos ofendia-se com isso e expressava sua desaprovação. Diziam a ele: ‘Por que tu a amas mais do que a nós todos?’”

“Como qualquer estudioso do aramaico poderá lhe explicar, a palavra companheira, naquela época, literalmente significava esposa” Teabing

Os críticos rebatem a esta afirmação dizendo q:

"O Evangelho de Filipe foi originalmente escrito em Grego. Portanto, o que o termo “companheira” significou em Aramaico é completamente irrelevante. Mesmo na tradução cóptica descoberta em Nag Hammadi, uma palavra importada (koinonos) é o termo por trás traduzido como “companheiro”. Darrel Bock observa que este “não é termo típico... para ‘esposa’” em Grego."

Será q seria insignificante mesmo a intenção original em aramaico desta expressão?

O Evang. de Felipe não está escrito na lingua original, por tanto, seria uma tradução. Quem traduziu o evang. de Felipe, não tinha obrigação nenhuma de conhecer as varias formas de se falar sobre "Companheira" em uma lingua estrangeira, pois é ai q entra o segundo porem...2º Na cultura hebraica, uma mulher não parente q acompanha um homem de cima p baixo, é fatidicamente considerada sua esposa. A intenção primordial do escrito era não fugir da expressão atribuida a cultura hebraica.

Não fiquei clara, vou melhorar. Um Judeu na diaspora, seguidor de Jesus, ao ler o escrito, independente da lingua q tivesse sido traduzido, saberia q aquela se tratava da esposa de Jesus, mesmo q a tradução não tenha sido perfeita, isso denota apenas baixa cultura do tradutor em relação a todos os detalhes de uma lingua estrangeira.O q valia na leitura deste texto seria a expressão vigorada na cultura hebraica p o termo "Companheira".

O sentido de Companheira válido seria o sentido hebreu. O único homem q uma mulher hebraica seguiria seria seu esposo ou pai, caso esta não fosse casada.

3 comentários:

keke disse...

gente se converte enquanto a tempo...
se jesus casou mesmo porque ele nao teve filhos?

NOSLINDE... disse...

Boa Tarde.

As evidência do Casamento de Jesus com Magdala estão em toda a parte, inclusive na biblia, não tenho dúvida que jesus teve uma familia com filhos e os descendentes dessa família, são Merovingios que foram reis na França e na Alemanha.
O evangelho proibido de Marcos, deixa mais evidentes as provas, quanto ao questionamento do Keke, A igreja romana fez um trabalho mal feito de tentar sumir com qualquer indicios da família de Jeus, lembrando Keke que Biblia que nós temos hoje ela foi escrita no seculo IV, isso é mais de trezentos anos após os acontecimentos. Mas ainda bém que os manuscrito de Qunran, Nag mahadi, data do I século, isso quer dizer logo após os acontecimentos. e agora eu te peço se converta a verdade meu amigo.

Professor disse...

Keke, quem te disse que Jesus não teve filhos? Teve sim!! Pelo menos dois são conhecidos: Sara e Judá!!!

Os evangélhos de Felipe falam também que Jesus beijava Madalena frequentemente. Os fariseus tentaram escapar dos beijos, mas acabaram se enrolando nos cabelos do Jantar de Betânia (João 12,1-8), pois, do ponto de vista do erotismo, envolver os pés de um homem com seus cabelos equivale à beija-lo!!