quinta-feira, 5 de julho de 2007

Tradição ao nascer uma menina judaica


O nascimento de uma menina é celebrado, uma reunião específica que confirma o pacto entre Deus e seu povo, realizada em casa ou na Sinagoga.
Ao entardecer do sétimo dia após o nascimento era realizada uma cerimônia chamada “Hadas” ou fadas, no sentido de “destino” - em honra e homenagem dos recém-nascidos.
A menina recebe seu nome hebraico e as “fadas”, isto é, os bons votos de sua comunidade para que tenha um destino feliz.
Para a menina, também existe comemoração na entrada da vida adulta, é a Bat Mitzvah a celebração ocorre quando completam 12 anos, q pode ser realizada na sinagoga, em casa ou na escola.
São apresentadas oficialmente a comunidade, abertura de espaço p o estudo das meninas. É a festa da maioridade feminina.
Segundo os preceitos da tradição a partir desta data, a menina passa a ser considerada uma mulher no “aspecto religioso” atingindo a maioridade religiosa, passando a ser responsável por todos os deveres religiosos de um adulto.
Com isso, está apta a constituir as cerimônias religiosas.
As jovens passam a ter a obrigação de acender as velas de sexta-feira, em sua casa, na véspera do Shabat, o dia sagrado dos judeus. “Antes da Bat Mitzva da garota, a mãe acende as velas para toda a família. O ato de ascender a vela simboliza o nascimento de um novo dia que se inicia quando escurece, pois os judeus seguem o calendário lunar.
Recitar rezas e fazer a leitura da tora.
Até antes deste estágio, o pai e a mãe do menino e da menina é plenamente responsável por seu comportamento como judeu, porém, a partir daí, a menina(o) judeu deve ser conhecedor da importância e dos significados dos mandamentos, sendo capaz de observá-los por si próprio, sem a interferência paterna ou materna.

Nenhum comentário: