sábado, 5 de janeiro de 2008

Livro: Um judeu marginal


Repensando o Jesus histórico. Bibliografia: MEIER, John P.. Um Judeu Marginal: repensando o Jesus Histórico, Vol 3, Livro 1, companheiros , trad. Laura Rumchinsky. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2003, 304 pp.
John Paul Meier, aborda a questão do Jesus Histórico de forma atual e equilibrada, cuidadosa e clara.
A principal fonte p a reflexão do Jesus histórico seria os evangelhos canônicos.
"... nenhum ser humano é adequadamente compreendido se for considerado isoladamente de outros seres humanos. Um ser humano só se torna totalmente humano se mantiver relacionamentos dinâmicos de amizade e amor, inimizade e ódio, controle, subordinação e colaboração com outros homens" (p. 12).
O autor tenta distingüir o Jesus real do Jesus da história. Para ele, os Evangelhos terão sido acrescidos de concepções da Igreja Nascente, que ornamentaram a figura real de Jesus.
John Paul Meier, esse padre católico que é professor da cadeira de Novo Testamento na Universidade de Notre Dame em Indiana, por meio de uma pesquisa profunda e consciente examina todas as relações positivas as quais Jesus manteve durante o seu ministério. Meier coloca Jesus no seu contexto social e cultural, ou seja, no judaísmo. Em suma, é crítica histórica em seu mais alto nível.
O tema Jesus "ter casado" é abordado de forma clara, racional e imparcial.
John P. Meier é ex-professor de Novo Testamento no Departamento de Estudos Bíblicos da Universidade Católica da América do Norte, onde começou alecionar em 1984. Atualmente é professor da cadeira de Novo Testamento na Universidade de Notre Dame em Indiana. É dententor de um doutorado em Escrituras Sagradas (1976) no Instituto Bíblico, em Roma, onde concluiu a pós-graduação com louvor máximo e recebeu a medalha papal de ouro. Ele havia recebido as mesmas homenagens em 1968, quando concluiu o programa de teologia da Universidade Gregoriana. Ele é ex-presidente da Catholical Biblical Association (1990-91), autor de numerosos livros e amplamente publicado numa série de revistas e obras de pesquisa. Foi o editor do Catholical Biblical Quarterly. Se desejar adquirir o livro clique na figura ao lado e estará ajudando a manter ete site.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá! Tenho profundo interesse nessa obra de John Meier. Se puderem me auxiliar, agradeço.