domingo, 6 de janeiro de 2008

Jesus Histórico


Muitos estão procurando saber cada vez mais sobre o Jesus histórico. Há cerca de um bilhão e duzentos milhões de cristãos susceptíveis de se interessarem por este assunto.



Não podemos estudar a questão de Jesus, sem recorrermos aos Evangelhos. São as principais fontes escritas que falam d'Ele. Mas contamos tambem com escritos cristãos apocrifos, relatos em cartas romanas e imagens gráficas registradas em mosaicos antigos.



Os Evangelhos são quatro livrinhos escritos pelos discípulos de Jesus para fazerem conhecer a sua vida e as suas palavras.



Os cristãos afirmam q o livro sagrado dos judeus (A Tora e AT) profetizavam sobre o messias Jesus.



A questão q atualmente vem sendo levantada, é a de q o Jesus dos evangelhos seria diferente do apresentado pela igreja.



Para estes críticos, universitários ou jornalistas, Jesus teria sido uma personagem política, um agitador social, um filósofo, um profeta de uma religião diferente... tudo menos aquele que a Igreja nos apresenta. "Jesus não quis a Igreja", "o seu projecto socio-político falhou" mas os discípulos, depois da sua morte, transformaram o caso em doutrina religiosa, que foi continuada por uma associação, a Igreja...



Varios escritos teriam sido produzidos, falando sobre Jesus, porem somente alguns teriam sido adotados pela IG.



Os críticos afirmam ainda q os evangelhos teram sido editados e alterados da sua originalidade.
Tudo referente ao cristianismo inicial estaria passado por uma nova avaliação, inumeros estudiosos estariam se dedicando cada vez mais a conhecer cada detalhe registrado na esperança de encontrar alguma informação nova, uma nova interpretação ou mesmo incoerencias com o q sempre foi pregado.


Nenhum comentário: