quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Maria Madalena


Maria de Magdala ou Maria Madalena (talvez Mariamne), é decididamente uma das discípulas de maior destaque nos Evangelhos.


Segundo o Novo Testamento, Jesus de Nazaré expulsou dela sete demônios (Lucas 8:2; 11:26; Marcos 16:9).



Esteve presente na crucificação, juntamente com Maria, mãe de Jesus, e outras mulheres. (Mateus 27:56; Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19.25) e do funeral. (Mateus 27:61; Marcos 15.47; Lucas 23:55) Do Calvário, voltou a Jerusalém para comprar e preparar, com outros crentes, certos perfumes, a fim de poder preparar o corpo de Jesus como era costume funerário, quando o dia de Sábado tivesse passado. Todo o dia de Sábado ela se conservou na cidade - e no dia seguinte, de manhã muito cedo "quando ainda estava escuro", indo ao sepulcro, achou-o vazio, e recebeu de um anjo a notícia de que Jesus Nazareno tinha ressuscitado e devia informar disso aos apóstolos. (Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-5,10,11; Lucas 24:1-10; João 20:1,2; compare com João 20:11-18)



Maria Madalena foi a primeira testemunha ocular da sua ressurreição e foi quem foi usada para anunciar aos apóstolos a ressurreição de Cristo. (Mateus 27:55-56; Marcos 15:40-41; Lucas 23:49; João 19:25).



É festejada pela Igreja Católica no dia 22 de Julho.



No Evangelho de Maria Madalena: E Pedro disse:"O Salvador realmente falou com uma mulher sem nosso conhecimento? Devemos nos voltar e escutar essa mulher? Ele a preferiu a nós?" E Levi respondeu:"Pedro, você sempre foi precipitado. Agora te vejo lutando contra a mulher como a um adversário. Se o Salvador a tornou digna, quem és tu para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece muito bem. Foi por isso a amou mais que ama a nós". Sendo assim Maria Madalena seria a pessoa a quem Jesus mais amava e que ela, no Novo Testamento, participava da última ceia com os outros discípulos.



Alguns escritores contemporâneos, principalmente Henry Lincoln, Michael Baigent e Richard Leigh, autores do livro que em português se intitulou O Sangue de Cristo e o Santo Graal (1982), e Dan Brown no romance O Código da Vinci (2003), narram Maria Madalena como uma "apóstola", mulher de Cristo que teve com ele, inclusive, filhos. Nas narrações desta ficção, estes fatos teriam sido escondidos por revisionistas cristãos que teriam alterado os Evangelhos.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena

Um comentário:

Professor disse...

1- Por que Jesus teria escolhido Maria na ceia em Betânia (Jo 12,1),para ungí-lo para sua sepultura (Jo 12,7), função que, pela lei judaica, era competencia das esposas?

2-Porque Maria de Betânia ao ungir Jesus, enxugou com seus cabelos(Jo 11,1-2) e NÃO USAVA VÉU, conforme exigia a moral judaica, em que as mulheres só podiam mostrar seus cabelos aos homens de sua família?

3-Como poderia Magdalena requerer o corpo de Jesus (Jo 20,15) se ela não fosse da família?(em qualquer lugar do mundo, só pessoas da família podem requer os corpos de seus parentes)

4- Porque Jesus escolheu Maria Magdalena para ser a primeira a vê-lo e estar com ele depois de ressuscitado, ao invez de escolher sua mãe, um irmão, ou um apóstolo?

5-Porque Jesus escolheu a cidade de Maria: BETÂNIA para sua moradia(Jo 1,38-39)?

6- Como Jesus poderia pregar em sinagogas (Mt 4,23) se não fosse rabino? Pela lei judaica para ser rabino tem que ser casado!

7- Porque Paulo não cita o "celibato de Jesus" em suas epístolas?