quinta-feira, 20 de setembro de 2007

"Madalena era aquela que servia Jesus com seus bens"


"Madalena era aquela que servia Jesus com seus bens" (Familia da noiva era cotada como socia do esposo - contrato matrimonial)






A aliança siginifica elo, ligação, compromisso.






Aliança e serviço sempre andaram juntos nas passagens da biblia:






"...Faze ALIANÇA conosco, e te serviremos." (I Sam 11:1)






Os laços matrimôniais consolidavam alianças. E as mulheres passavam para o Clã do marido.






Na antiguidade os pactos de amizades de povos e tribos se consolidavam com matrimonios de suas filhas e filhos entre si. Da antigüidade à idade média, eram os pais que cuidavam do casamento dos filhos. Era um negócio de família, um contrato para o bem das duas familias.






O principal papel do casamento era servir de base a alianças entre familias, tribos... O contrato era estabelecido entre homens e a mulher seria considerada objeto da troca feita por eles.






Desde o inicio, e por muitos anos pela historia, a união dos casais e a celebração das núpcias, era um ato privado ocorrido entre os nobres, tendo como função a transmissão da herança, de títulos e a formação de alianças políticas.






Vainfas (1986), descreve o ritual revelando o papel de cada uma das partes: começava com a promessa de casamento no ato da desposatio ou pactum conjugale - precursor do noivado atual.



A cerimônia, na casa da futura esposa, reunia parentes dos noivos e testemunhas. Trocavam-se palavras e bens. O pai da moça transferia a tutela de sua filha para o marido e este retribuía a doação com a entrega de uma donatio puellae (garantia do contrato).



Sendo a mulher parte do patrimônio familiar, sua entrega a um homem selava a união de duas famílias reais ou nobres. O rito nupcial propriamente dito acontecia numa festa na casa do noivo e o momento mais importante ocorria no quarto nupcial.



Ao redor do leito se reuniam numerosas testemunhas, e o pai do rapaz celebrava a união. Todos testemunhavam a intenção da união carnal e da procriação. A fecundidade era indispensável ao casamento, assim como a fidelidade absoluta da mulher.















Sete demonios expulsos, sete dias p enviar mensageiros, sete anos de trabalho (I Sm 11:1-3)... (eram representações simbolicas de dote)






"Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios. Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens." (Luc 8:1-3)




Respondeu Davi: Está bem; farei ALIANÇA contigo; mas uma coisa te exijo; não verás a minha face, se primeiro não me trouxeres Mical, filha de Saul, quando vieres ver a minha face.



Curar ou libertar uma mulher, seria a mesma coisa q dizer q ela era casada.







3 comentários:

Professor disse...

Deus não criou a mulher para atrapalhar a missão do homem, e sim para AJUDAR!

Gen 2,18:
" O senhor Deus disse: "NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ; VOU DAR-LHE UMA AJUDA QUE SEJA ADEQUADA."


Inclusive em lucas 8, 3 está escrito:"...QUE O ASSISTIAM COM SUAS POSSES." SE REFERINDO AS MULHERES QUE ACOMPANHAVAM JESUS.

Mas infelizmente, ainda há pessoas mau intensionadas, que continuam querendo denegrir a imagem das mulheres e continuam se referindo à elas com se fossem um problema, dizem que se Jesus fosse casado, a esposa e a famíla iriam atrapalhar sua missão e outras falácias deste tipo!

NÃO É ISSO QUE A BÍBLIA DIZ! AO CONTRARIO, AS MULHERES O ASSISTIAM COM SUAS POSSES, ALÉM, EVIDENTEMENTE DE O AJUDAREM EM SUA MISSÃO DE EVANGELIZAR!

Professor disse...

GRANDE INVERSÃO DE VALORES MORAIS PRATICADA POR FARISEUS!

->CASAR NÃO É PECADO, MAS, CAFETIZAR É!!!

Está escrito em Lucas capitulo 8:
¨
1. E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
2 E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades:MARIA,CHAMADA MADALENA, da qual saíram sete demônios;
3 E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras QUE O SERVIAM COM SUAS POSSES.

Se Maria, chamada Madalena fosse mesmo prostituta, como a igreja afirma, ela teria servido Jesus com dinheiro de sua prostituição?!?!?

->PESSOAS DE BEM PODEM NÃO SER CONIVENTES COM ESTAS MENTIRAS ABSURDAS E OFENSIVAS A JESUS E MAGDALENA!!!

Professor disse...

Maria Magdalena, também AJUDOU Jesus nos momentos mais dolorosos e importantes de sua missão:
.
Durante o sofrimento a caminho da crucificação, Magdalena foi uma das poucas pessoas que não fugiu com medo e permaneceu até sua crucificação, ela estava com José de Arimatéia e a mãe de Jesus providenciando seu enterro, e foi a primeira testemunha de sua ressurreição, tendo um papel fundamental neste episódio do milagre da ressurreição, momento ápice da missão de Cristo!
.
Conclusão: Maria Magdalena só AJUDOU Jesus, sendo totalmente coerente com os designos divinos da criação: " UMA AJUDA QUE LHE SEJA ADEQUADA"!