quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Casamento de Jesus confirmado na biblia!

Sim! Jesus teria casado
Evidencias do casamento de Jesus na biblia
1. O encontro das esposas de Isac, Jacó e Moises são semelhantes a historia contada em Joao 4, no encontro de Jesus com a samaritana do poço.
É o mesmo esquema de seguencia, mudando alguns detalhes apenas.
Lendo a historia de Tobias, livro considerado apocrifo pelos protestantes, porem considerado na biblia catolica (sua esposa tinha tido 7 maridos, nenhum deles a tocou, pois morreram na 1ª noite) percebi q parece se tratar tb da mesma parabola, mito, conto.
O encontro das esposas escolhidas por Deus parece serem contadas da mesma forma e o encontro da samaritana parece fazer parte deste mesmo estilo de historia. Não faz sentido a parabola da samaritana ser contada no mesmo molde de 4 historias do antigo testamento sem dizer respeito a mesma coisa.
Nas 4 hist. do AT. desembocaram em casamento e pq somente Jo 4 não? por se tratar de Jesus?
2. O Jantar de Betânia!
Existia na antiguidade a tradição Judaica matrimonial e (tb de povos vizinhos) de realizar-se um jantar onde seriam convidados os amigos e parentes.
No momento em q todos estivessem a mesa como forma de evidenciar q a noiva aceitaria o casamento, ela deveria deixar claro q aceitava (As mulheres judias tinham e ate hj tem o direito de decidir se aceita o homem escolhido por seu pai ou não).
Dar voltas ao redor do noivo, entrelaça-lo com faixas, sentar-se ou deitar-se aos seus pés, eram exemplos da noiva deixar explicito seu sim (Vide comunidades judaicas sobre a tradição matrimonial):Na biblia encontramos exemplos:
"Minha filha, é preciso que eu te assegure a existencia tranguila, para que sejas feliz, ...lava-te, unge-te, põe tuas melhores vestes e ...(vai de encontro a Booz nosso parente) ...prepare uma refeição para ele... Rute aproximou-se de mansinho, afastou a cobertura de seus pés e deitou-se" (Rute 3)
"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6)
Maria evolveu com os cabelos os pés de Jesus no jantar de Betânia.
3. Nardo de Balsamo
Ambos os noivos tendo aceitado um ao outro, começaria a etapa da unção e o oléo especifico de matrimonio seria o Nardo de balsamo, este oléo não era utilizado em qquer outra cerimonia de unção.
Ao fim da unção do noivo, a noiva guardaria o restante do oléo pindurado no pescoço ate o dia de ungir o corpo do seu marido caso este morresse primeiro q ela.
Lendo Cantares de Salomão vemos q esta tradição foi seguida com Salomão. A noiva aos seus pés, Nardo de Balsamo, Mesa com os amigos, noiva envolvendo seu noivo com os cabelos (cachos)...
O jantar de Betânia, não pode ser visto como um fato isolado.
4. Os cabelos de uma mulher so o marido podia ver:
Pois era considerado um objeto erotico na época. Maria ao envolver os pés de Jesus com seus cabelos, estaria fazendo referencia a noiva de Cantares?
"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6) seria muita conhecidencia o contexto tão parecido...
5. A noiva procura noivo
A história da noiva de Cantares q procura desesperadamente seu amado noivo, ela pergunta onde ele está e descobre q ele está num jardim, ao encontra-lo o noivo diz "Desvia teus olhos dos meus, pois eles me facinam".
Madalena tb procura desesperada seu Senhor, o encontra em um jardim e Jesus tb pede p ela se afastar. Se as seguencias não fossem tão parecidas... O esboso parece o mesmo, so q no evangelho parece se tratar de um resumo ou foi editado.
6. Maria ao sentar-se aos pés de Jesus p ouvi-lo estaria fazendo uma referencia a noiva de Cantares:
"Gosto de sentar-me a sombra do meu amado" (Can C. 2:3)
7. A unção do corpo de um homem judeu cabia apenas a esposa e a sua mãe, caso este não fosse casado, isso é fato, e qto a fato não há argumento, por q então Madalena teria ido ungir Jesus? sua mãe não era, não há lógica a atitude dela, a não ser q fosse ... q direito teria ela ao exigir o corpo de Jesus se não era parente?
OBS: Maria de Betânia, a Magdala, a filha de Jairo, a samaritana, seriam a mesma pessoa.
P nós estes simbolos podem passar despercebidos, porem qdo foi escrito os evengelhos todos os judeus da época q lessem estas passagens saberiam q :
- Encontrar uma mulher num poço;
- Pedir-lhe agua ou oferecer;
- Oferecer-lhe presentes preciosos, o q de mais precioso se conhecesse(Joias, agua, agua viva)
- Entrar na cidade somente qdo convidado, e hospedar-se na casa da mulher;
- Mulher aos pés de uma homem seguido a um jantar;
- Unção com Nardo de Balsamo;
- Mostrar os cabelos a um homem (objeto erotico na epoca)...
- Ungir corpo de homem na sepultura;
- Sentar-se a sombra de um homem...
Eram símbolos de Noivado, Jantar de casamento e Matrimônio.
Qdo Paulo estava exaldando o celibato, na sua carta, perdeu uma ótima oportunidade de de exemplificar o estilo celibatario de vida de Jesus, por q então não o fez?
Talvez não pudesse...
"Naquela epoca era primordial q o homem judeu fosse casado para poder ensinar. E tambem era normal nao ser mencionado q ele tinha esposa, pois era uma regra geral possuir esposa." Karen King- Harvard University
"O matrimônio é o caminho das filhas e dos filhos de Israel, que são santos e puros em seu relacionamento, e sua vida conjugal é louvável." Rabino judaico
"...um homem solteiro vive sem nada de bom, sem ajuda, sem alegria, sem bênção e sem expiação". Talmund
Como casamento é de extrema importância p os judeus, Jesus sendo descendente de rei e alguém tão importante, se não tivesse casado o motivo teria sido dito nos evangelhos, pois esta seria uma exceção a regra de q todos casavam. Em nenhum lugar é dito porq Jesus não casou.
Jesus foi perceguido pelos doutores da lei por ter curado no sabath, se Jesus não fosse casado, este seria um outro ótimo motivo p perseguir Jesus dizendo q ele era um apostata da lei, mais não há uma única, minuscula fraze dos doutores criticando Jesus por não ter casado.

3 comentários:

Professor disse...

JESUS MORAVA EM BETÂNIA!!!!
O batismo de Jesus foi em BETÂNIA - cidade de Maria Magdalena:
.
João cap. 1:
28 Estas coisas aconteceram em BETÂNIA, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
31 E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
.
Continuando em João cap 1:
.
35 No dia seguinte João estava outra vez ali (em BETÂNIA), e dois dos seus discípulos;
36 E, vendo passar a Jesus (em BETÂNIA), disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
37 E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
38 E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabino , ONDE MORAS?
39 Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, E VIRAM ONDE ELE MORAVA, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
.
Esses versículos do evangélho de João 1,35-39 deixam bem claro que JESUS MORAVA EM BETÂNIA!!!!!
.
João Batista, segundo João 1,28 se encontrava na cidade de BETÂNIA, onde JESUS ESTAVA e foi batizado. No dia seguinte, eles encontraram Jesus passando e o seguiram, perguntaram ONDE ELE MORAVA, E JESUS OS LEVOU A SUA MORADIA!!!
TUDO ISSO SE PASSA NA CIDADE DE BETÂNIA!!!!
.
Alem disso, em Lucas 24,50 está que Jesus também Ascendeu aos céus em BETÂNIA!
.
NÃO RESTA MAIS NENHUMA DÚVIDA, JESUS MORAVA NA MESMA CIDADE QUE MARIA MAGDALENA!!!!

Unknown disse...

Minha gente vão se converter,tantas mazelas entre os cristãos, tantos desafetos, tantas misérias, no mundo cristão, vão ler a Bíblia e buscar a semelhança com Jesus e exalar amor para as pessoas e não o estado civil de Jesus.Me poupem!!!!

Anônimo disse...

Em proverbios 5:15-20
"Bebe água da tua fonte, e das correntes do TEU POÇO.
Derramar-se-iam as TUAS FONTES por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?"

No rodapé da bíblia católica está escrito:
'
"cap. 5 - 15. Teu poço: metáfora que designa a mulher legítima. "