sábado, 15 de setembro de 2007

Olinda

Olinda situa-se a apenas 6 km do centro da cidade do Recife, capital do estado. (120 km de JP). Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.


A 8º 00' 48" de latitude sul e 34º 50' 42" de longitude a oeste de Greenwich. Altitude: 40m acima do nível do mar. Clima: Tropical, com temperatura média de 25,9ºC. Precipitação Pluviométrica: 2.026 mm. Área: 29 Km2.


A povoação de Olinda teve início em 1535. Ano em que o donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, deslocou-se de Igarassu e caminhou para o Sul pelo litoral onde descobriu as colinas de Marim habitada, na época, por uma grande povoação de índios, (os Caetés).


Apossando-se dela, estabeleceu-se no ponto culminante de Olinda entre as igrejas da Catedral e da Misericórdia. Construiu um castelo com o objetivo de defender-se dos ataques dos índios e de alojar toda a sua gente. onde existia uma pequena aldeia chamada Marim, construída pelos índios, instalando aí o povoado que deu origem a Olinda.





Não se sabe o dia da fundação de Olinda; sabe-se que o povoado prosperou tanto, que em 1537, já estava elevado à categoria de vila. Em 12 de março de 1537, Duarte Coelho enviou ao rei de Portugal, D.João III, o Foral, carta de doação que descrevia todos os lugares e benfeitorias existentes na Vila de Olinda. Nas praias, a vila foi fortificada para a defesa e do alto das colinas se expandiu em direção ao mar, ao porto e ao interior onde ficavam os engenhos de açúcar.




Com a chegada das primeiras ordens religiosas - carmelitas, em 1580, jesuítas, em 1583, franciscanos, em 1585, e beneditinos, em 1586, foi feita também a catequização dos índios, de fundamental importância para a conquista definitiva das terras.




Em 16 de fevereiro de 1630, a Holanda invadiu Olinda e conquistou Pernambuco. Tomada a cidade, os holandeses se estabeleceram no povoado e ilhas junto ao porto e abandonaram Olinda. Em 24 de novembro de 1631, os holandeses incendeiam Olinda, após retirar os materiais nobres das edificações para construir suas casas no Recife, que começa a prosperar sob a administração holandesa. Em 27 de janeiro de 1654, os holandeses foram expulsos e iniciou-se a lenta reconstrução da Vila de Olinda.


Convento de São Francisco Erguida em 1585, a construção foi parcialmente destruída por um incêndio provocado pelos holandeses em 1631. A grande riqueza do convento fica por conta dos azulejos portugueses nos corredores. Além disso, o convento reúne duas capelas. Endereço: Ladeira de São Francisco, 280, Alto da Sé - Olinda.



Igreja da Sé Construída em 1535, foi a primeira paróquia do Nordeste. Desde 1676 é a catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Do alto da Sé, é possível avistar uma paisagem inesquecível: as cidades de Olinda e Recife, juntas. Endereço: Largo da Sé, Alto da Sé - Olinda.




Igreja de São Batista dos Militares Foi o primeiro templo dos beneditinos de Olinda, em 1581. Escapou do incêndio holandês em 1631, por estar situada fora das portas da cidade e servir de quartel-general. Seu interior é simples, conservando a capela e o altar-mor, onde se encontra no nicho o padroeiro São João Batista.




Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia A Igreja de Nossa Senhora da Luz e a Santa Casa de Misericórdia da Vila de Olinda foram fundadas em 1540. Em 1630, a Igreja foi saqueada pelos holandeses e incendiada no ano seguinte. Depois da saída dos flamengos, em 1654, a igreja foi reconstruída em estilo barroco. Apesar da reforma e do incêndio, o prédio conserva sua fachada primitiva. Endereço: Alto da Sé - Olinda.




Seminário de Olinda/ Igreja de Nossa Senhora da Graça Foi o antigo Colégio Real dos Jesuítas, construído em 1575. A Igreja é de 1552. No prédio funcionaram o Colégio Arquidiocesano, a Faculdade de Arquitetura, a Escola de Agronomia e o Seminário da Arquidiocese. O Seminário está integrado aos grandes acontecimentos sociais, políticos e religiosos do país. Apesar das intervenções sofridas, o conjunto constitui uma mostra rara da arquitetura quinhentista.



Igreja do Carmo É a mais antiga igreja da Ordem Carmelita em terras do Brasil, datando de 1580. Restaurada em 1720, apresenta uma belíssima fachada em estilo colonial renascentista. Está situada no topo de uma colina, na Praça do Carmo. Seu acesso é através de uma escadaria lateral.



Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora do Monte É uma das mais antigas de Olinda, construída na metade do século XVI. A igreja foi erguida numa colina afastada de outros monumentos históricos e, por isso, escapou do incêndio dos invasores holandeses. Atualmente, ela abriga a abadia das monjas beneditinas.



Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres Foi erguida em 1565 pelo General Francisco Barreto de Menezes, em agradecimento às vitórias das Forças da Restauração Pernambucana nas duas batalhas travadas no local contra os holandeses que invadiram a Capitania.



Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião É atualmente a Igreja mais antiga do Brasil. Foi construída em 1535 na cidade que hoje recebe o nome de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Durante o período da invasão holandesa foi depredada, mas reconstruída em 1654. O estilo é simples e tende para o maneirista. Em 1950, passou por um restauração que a deixou mais próxima das características iniciais.


Fonte

Nenhum comentário: