terça-feira, 4 de setembro de 2007

Pai e mãe de Maria a Migdal!

O sacerdote Jairista!

A expressão "Chefe da sinagoga, chamado Jairo" (LC8:41) poderia significar q este homem, seria da classe dos fariseus e tambem da Casa dos Jairistas.
Sendo os Jairistas, descendentes da tribo de manassés:
"Jair, filho de Manassés, foi e oculpou suas aldeias, aos quais deu o nome de aldeia de Jair." (Num 32:41)
O pai de Maria seria um chefe de sinagoga, q só poderia ser fariseu e tambem seria da tribo de Manassés.
É nas terras herdadas pelos descendentes de Manassés q se encontra o poço de Jacó, no qual Jesus encontra a sua noiva (João 4) repetindo o ritual do encontro da noiva realizado por Isaac, Jacó e Moises.
Alguns fariseus poderiam ser sacerdotes e p ele ser chefe da sinagoga, tb significa q ele era mestre e provavelmente da classe média ou média alta, caso este tb fosse escriba. Geralmente, os altos sacerdotes, chefes, casavam-se ou tinham como esposa, uma mulher da classe alta ou de tribos importantes.
A tribo de Benjamim!

Margaret Starbird, autora do livro "Maria Madalena, A mulher do vaso de alabastro" defende a tese de q Madalena seria a mesma Maria de Betania (A mulher do vaso de alabastro) e seria tambem o "calice de prata" da saca (Tribo) de Benjamim. Ela pode estar certa por dois motivos, primeiro, geralmente calice, arca, poço... eram representações simbólicas das mulheres e Betânia fica nas terras destinadas aos descendentes de Benjamim.
A filha de Jairo, a samaritana, Maria Betânia e Madalena poderiam ser a mesma pessoa.
Mas como pertencer a tribo de Manassés (da Casa dos Jairistas) e de Benjamim?
Documentos históricos sobre a vida de Maria e Marta, falam q Maria teria herdado as terras de Betânia pela parte da mãe, seria uma herança materna. Sendo assim a mãe de Maria seria uma princesa da tribo dinastica Benjamita, pois a tribo Benjamita era nobre na epoca do primeiro templo, deixou de ser por causa da invasão de lideranças extrangeiras q usurparam sua posição, mais as filhas da tribo de Benjamim ainda eram muito visadas naquela epoca, tanto é assim q herodes desposou uma p ser sagrado rei dos judeus.
Os sacerdotes de classes mais prestigiadas, um chefe, um mestre, teria direito a casar-se com um mulher da nobreza.
Um chefe fariseu teria desposado uma princesa Benjamita, e destes dois teria nascido Maria, a esposa de Jesus.
Os filhos de José ( Filho de Jacó e Raquel q foi vendido pelos irmãos p o egito) das tribos formadas por Efraim e Manassés, eram conhecidos como SAMARITANOS, q as lideranças do reino do sul sujaram o filme, chamando-os de idolatras, adúlteros e sangue sujo, por eles terem se casado com povos estrangeiros aos hebreus.
As infomações q teriamos sobre esta Maria:
- Ela seria a filha de Jairo (da Casa Jairista) ela pertenceria a tribo de Manassés por parte do pai, sendo assim tambem conhecida como samaritana, pois os filhos de José era conhecidos como samaritanos - Manasses era filho de José e todos da tribo q ele formou tambem;
- Mas por herança da mãe tambem teria parte com a tribo de Benjamim, herdando assim as terras dos descendentes desta tribo, Betânia era uma destas terras;

"A grande sinagoga de mármore em Cafamaum (que ainda existe como uma impressionante ruína) teria sido a província do sacerdote Jairo na dinastia de Ira de Jairite, um chefe sacerdote do rei Davi. Essa linha sacerdotal surgiu com os filhos de Jair no Antigo Testamento, na época de Moisés." Laurence Gardener
"Jacopo explica que Syro era um nobre descendente de sírio, cuja esposa Eucharia (mãe de Maria) era da família real. Ele também afirma que Madalena "nasceu de uma linhagem nobre e que seus pais eram descendentes da linhagem dos reis". Em um manuscrito bem mais antigo do arcebispo Rábano Mauro, Eucharia é descrita mais detalhadamente como descendente da Casa Real de Israel. " L. Gardner
Fonte destas informações: Obra de Jacopo di Voragine, intitulada La Légende de Sainte Marie Madalene, século XIII.

Nenhum comentário: