quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Revista Galileu, de Outubro de 2006



Distorceram as palavras de Jesus?



Formulou uma materia onde apresenta adulterações que copistas dos primeiros séculos e os clérigos das Igrejas medievais, fizeram nas escrituras, para adaptá-las, principalmente, aos interesses católicos que dominaram e impuseram boa parte dos ensinamentos bíblicos que hoje se conhece, e assim formatar uma Bíblia bem ao gosto dos papas.



Este livro mostra as distorções nas traduções do hebraico para as línguas grega e latina. Utiliza vários textos escritos em caracteres hebraicos.

2 comentários:

Professor disse...

De Jerônimo, tradutor da bíblia vulgata:
.
“Qual, de fato, o douto e mesmo o indouto que, desde que tiver nas mãos um exemplar, depois de o haver percorrido apenas uma vez, vendo que se acha em desacordo com o que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que eu sou um sacrílego, um falsário, porque terei tido a audácia de acrescentar, substituir, corrigir alguma coisa nos antigos livros? (Meclamitans esse sacrilegum qui audeam aliquid in verteribus libris addere, mutare, corrigere). Um duplo motivo me consola desta acusação. O primeiro é que vós, que sois o soberano pontífice, me ordenais que o faça; o segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem elas por si a aprovação dos maus".
(Obras de São Jerônimo, edição dos Beneditinos, 1693, t. It. Col. 1425)

Professor disse...

No LIVRO HISTÓRIA ECLESIÁSTICA de Eusébio de Cesareia - livro V - capítulo XXVIII, o bispo relata adulterações nas escrituras!
"Adulteraram sem escrúpulo as divinas Escrituras e violaram a regra da fé primitiva;"(...)" Por esta causa puseram suas mãos sem escrúpulo sobre as divinas Escrituras, dizendo que as haviam corrigido."(...)"pois é possível discernir as que eles prepararam primeiro e as que logo depois foram alteradas, e se vê que discordam muito." (...)"Porque não podem negar que o atrevimento é deles mesmos, já que as cópias estão escritas por suas mãos e não receberam as Escrituras nesse estado daqueles que os instruíram, nem poderão mostrar um exemplar de onde tenham copiado as suas."