sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Mauricio de Nassau

Mauricio de Nassau foi o rei na provincia holandesa no Brasil.









Casa de Maurício de Nassau - Olinda - Pernambuco




Caravela de Mauricio de Nassau


João Maurício de Nassau-Siegen, cognominado "o Brasileiro", foi conde e (após 1674) príncipe de Nassau-Siegen. Filho do conde João VII de Nassau. Teve formação protestante.
Foi cavaleiro da Ordem de São João - a parte da Ordem que se filiou à reforma protestante.
Obs: João era o nome q o grao mestre usava.
O humanista Caspar Barlaeus, que sob o nome latinizado de "Barlaeus" escreveu mais tarde a história do governo de Nassau no Brasil.
A armada partiu do porto de Texel (25 de outubro de 1636), chegando ao Recife (23 de janeiro de 1637).
A nova Holanda tinha tolerancia religiosa, tolerancia esta q não havia na europa. Neste período foi fundada uma sinagoga no Recife, considerada a primeira das Américas.
Decidido a transformar o Recife em uma moderna capital, determinou o projeto da cidade Maurícia (Mauritsstad), responsável pelos atuais traçados urbanísticos dos bairros de Santo Antônio e São José, onde drenou terrenos, construiu canais, diques, pontes, palácios(Friburgo e Boa Vista), jardins (botânico e zoológico), um museu natural e um observatório astronômico. Organizou serviços públicos essenciais como o de bombeiros e de coleta de lixo. Tão logo foi nomeado, reuniu um grupo de cientistas, teólogos, arquitetos, médicos e pintores.
Olinda seria a nova Holanda?
O objetivo de estar colocando informações sobre hitoria do Brasil, seria o de suspeitar q templarios estariam por tras de Nassau.

Fonte

Nenhum comentário: