terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O casamento e o simbolismo da morte

Significado da morte da Talita filha de Jairo:


O ritual de noivado seria tambem um ritual de morte ou de passagem. Era considerado um momento de mudança de status, separação, transição e incorporação marcam a trajetória de seus personagens.


No casamento, a morte simbólica da condição de menina é marcada pela saída da casa paterna e, a transferência para a casa do esposo constitui o matrimônio de fato. A incorporação ao novo lar é o terceiro momento em que a mulher recebe os presentes e assume o novo papel social de casada, não retornando nunca mais à condição anterior.


Em tabuletas antigas nos cultos a Peséfone ela tambem passa por uma especie de morte simbolica, Morta para a vida de solteira, Perséfone iria renascer como esposa.


A simbologia envolvida no mito de Perséfone nos pínakes salienta o casamento do ponto de vista feminino: impedida de retornar definitivamente, ela encontra sua elevação como esposa e Matriarca no mundo de seu esposo.


O casamento, tanto quanto a morte, marca um momento de transição em que, através dos rituais matrimoniais, a mulher deve encontrar um destino novo como esposa e mãe.


Os pínakes de Locres, seria um testemunho físico das práticas religiosas da Antiguidade Clássica. são tabletas de terracota com representações delicadíssimas em baixo relevo. Possuem aproximadamente 30 cm de comprimento e de 5 a 10 milímetros de espessura, além de orifícios na parte superior, possivelmente para pendurar em árvores ou em paredes. Datariam de 490 a 460 a.C.


As tabletas trazem representações iconográficas relativas ao mito de Perséfone. As representações figuradas de Perséfone seriam ex-votos à deusa.


Os pínakes narram a transformação da jovem Core em Perséfone, esposa de Hades e deusa soberana do mundo de Hades. O rapto de Perséfone dá início à narrativa, seguido de ritos catárticos e preparadores para as núpcias. A consumação do matrimônio estaria representada por Perséfone ao lado de Hades no trono, no papel de esposa e soberana.


Os artesãos do período parecem ter organizado o espaço plástico para dar a perceber, em meio a deuses e ao casal Perséfone-Hades, a passagem, a transferência e a integração da deusa-noiva como esposa em sua nova morada. As representações figuradas nos pínakes constituem uma metáfora do casamento.


Na antiguidade haveria confluência entre rituais de casamento e de morte na sociedade grega.


Zancani Montuoro afirma que “‘o ritual das núpcias de Perséfone e Hades estaria representado de acordo com os costumes da época” (Zancani Montuoro, 1955: 300).


O objetivo dessas plaquetas, seria como nos diz Torelli “assinalar o momento social e conceitual do casamento, com todas as implicações ideológicas, simbólicas, míticas e rituais” (Torelli, 1977: 160).


Na sociedade grega, da antiguidade, casamento e morte serião dois rituais de passagem que apresentam traços comuns.


Estes e outros documentos da antiguidade ao relatar cerimonias de casamentos, como este onde a noiva "Morre" simbolicamente por q vai sair da casa do pai e morar na casa do marido, parecem ser parecidas com algumas passagens dos evangellhos, com adaptação cultural em alguns detalhes, levando-nos as seguintes conclusões:


- Ou os autores dos evangelhos conheciam estas historias da grecia antiga e organizaram a hitoria de Jesus baseando-se nelas...

- Ou, como sendo rituais conhecidos por aquelas bandas Jesus teria vivido o épsodio da ressurreição da filha de Jairo ao moldes gregos...


Quando Jesus disse aos pais da menina "Ela não está morta, apenas dorme e vai acordar" estaria dizendo a ele q a filha iria fazer a familia crescer com a chegada de novos filhos?


4 comentários:

www.ipcjv.com.br disse...

Cristo é o noivo e a igreja é a noiva, nos que somos cervos de Deus somos a igreja de Cristo aqui na terra. quer ler a biblia visite http://www.ipcjv.com.br

Professor disse...

Para pensar:
Está em Genesis 9,1:"Deus abençoou Noé e seus filhos:"SEDE FECUNDOS, DISSE-LHES ELE, MULTIPLICAI-VOS E ENCHEI A TERRA."

Em Genesis 6, 9-10 está escrito: "Noé era um homem JUSTO e PERFEITO no meio dos homens de sua geração. Ele andava com Deus. Noé teve tres filhos: Sem, Cam e Jafet."

Se o sexo fosse o pecado original, como poderia Noé ser um homem JUSTO E PERFEITO diante de Deus, se era casado e tinha filhos?

Se o sexo fosse o pecado original, quando Deus abençoou Noé e sua família MANDANDO SEREM FECUNDOS, SE MULTIPLICAREM E ENCHEREM A TERRA estaria o próprio Deus os mandando pecar?

Professor disse...

Outra reflexão:
Livro de Jó 1:
1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

Jó 1,8:
"E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal."

Pergunta:
Se o sexo fosse pecado, como poderia Jó ser: UM HOMEM INTEGRO, RETO, TEMENTE A DEUS E AFASTADO DO MAL COMO NÃO HAVIA OUTRO IGUAL EM TODA TERRA, se Jó era casado e tinha 10 filhos? Com tantos filhos Jó não seria um pecador?

Professor disse...

O Rei Salomão teve 1000 mlheres: 700 esposas e 300 concubinas.
Se casar fosse pecado Salomão teria sido o maior pecador do mundo!!!
Mas Deus Jamais se zangou com Salomão por isso, porque???