sábado, 22 de dezembro de 2007

Inclusão das mulheres

Nos últimos 40 anos há movimentos em várias igrejas para a inclusão das mulheres.



No metodismo brasileiro, por exemplo, já há episcopisas. Em alguns lugares dos Estados Unidos mulheres católicas celebram missa, se autodotaram do poder de presidir a eucaristia.



O grupo é considerado sectário, estranho ao corpo, gera repulsa, 'ah, essas católicas rebeldes'.



No Brasil a mulher tem uma participação forte nas comunidades cristãs, na catequese, na liturgia, nas congregações. Talvez não seja o espaço do reconhecimento institucional mais pleno, mas ela tem lugar, sabe que realiza coisas fundamentais.



As mulheres tem um espaço de destaque na Igreja da Comunidade Metropolitana, desde a sua fundação em 1968 a igreja tem a presença de mulheres na sua liderança. Hoje a ICM tem a maioria de seus lideres regionais, Bispas, a moderadora mundial é uma mulher, Revda. Nancy Wilson.



Em 2002, a Igreja Católica teria indicado duas mulheres para o cargo de teólogas do Vaticano pela primeira vez na história.



A irmã Sara Butler, da Universidade de Santa Maria do Lago, em Chicago, e Barbara Hallensleben, da Universidade de Friburgo, na Suíça, para integrarem a Comissão Teológica Internacional.



A comissão é um órgão consultivo influente para o Vaticano. A indicação coloca Butler e Hallensleben entre as mulheres em mais alta posição na Igreja Católica Romana.



A informação da escolha de duas mulheres para o cargo de teólogas foi divulgada no Dia Internacional da Mulher.



Fonte: Andréa Barros, O Estado de São Paulo, 25/06/2006 extraido da pag. http://icmsp.org/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=51

Teologas no Vaticano - http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2004/03/040308_vaticanog.shtml

Nenhum comentário: