terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Casa de José


"Tendo Raquel dado à luz a José, disse Jacó a Labão: Permite-me que eu volte ao meu lugar e à minha terra. " Gen 30:25



"Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai." Gen 37:2



"Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. " 37:3



"José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio." Gen 39:1 e 2



"E a José chamou Faraó de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e percorreu José toda a terra do Egito. " Gen 41:45




" nasceram a JOSÉ na terra do Egito Manassés e Efraim, que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om." GN 46:20








"...JOSÉ, pois, estabeleceu a seu pai e seus irmãos, dando-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara." Gn 47:11










"E JOSÉ sustentou de pão seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, segundo o número de seus filhos." 47:12








"Respondeu JOSÉ a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. Continuou Israel: Traze-mos aqui, e eu os abençoarei." 48:9










"Vendo JOSÉ que seu pai colocava a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isso desagradável; levantou, pois, a mão de seu pai, para a transpor da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés. JOSÉ disse a seu pai: Não é assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a mão direita sobre a sua cabeça.Depois disse Israel a JOSÉ: Eis que eu morro; mas Deus será convosco, e vos fará tornar para a terra de vossos pais. " 48








"As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de JOSÉ, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos." 49:26










"Subiu, pois, JOSÉ para sepultar a seu pai; e com ele subiram todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito, como também toda a casa de JOSÉ, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus pequeninos, os seus rebanhos e o seu gado. Chegando eles à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram ali um grande e forte pranto; assim fez JOSÉ por seu pai um grande pranto por sete dias. JOSÉ, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu cento e dez anos." 50










"E viu JOSÉ os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de JOSÉ." 50:23




"As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos." Gen 49:26

Nenhum comentário: