terça-feira, 28 de agosto de 2007

Mulher mostrar os cabelos a marido

Mulher envolver pés de homem seria representação de matrimônio

"E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus CABELOS". (Jo 11:2)

Quando lemos no evangelho, não estranhamos a atitude de Maria, no jantar de Betânia, ao agachar-se aos pés de Jesus, lavá-los, ungi-los e enxugá-los com seus cabelos. Porem, não podemos deixar passar despercebido este registro, pois ele nos fala q Jesus casou.

Muitos hoje, e por vários anos, interpretou e pregou esta atitude como ato de submissão e arrempedimento da mulher e unção do rei Jesus. Talvez esta interpretação este certa, talves incompleta, mais também pode não ser a forma correta de interpretá-la. Quem foi que primeiro interpretou isso desta maneira, na história? Quem foi q disse que a interpretação correta desta passagem é essa?

Por que não foi levado em consideração de que mulher judia nenhuma naquele tempo podia mostrar os cabelos a um estranho q não fosse seu marido, pai ou irmão?

Com esta informação de que a mulher só poderia mostrar os cabelos ao seu esposo, por se tratar de um objeto erótico, deveríamos interpretar está passagem como querendo nos passar a informação de que Maria, irmã de Marta seria esposa de Jesus, pois esta mostrou os seus cabelos a ele e envolveu seus pés. Talvez lembrando a noiva de cantares:

"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6)


O cabelo na antiguidade

Na Antiguidade era comum o ritual de oferecimento dos cabelos às deusas da lua, num gesto simbólico de oferecimento de sua feminilidade e fertilidade. Esse hábito era uma evolução da prática de ofertar a virgindade à deusa. Isso porque oferecer os cabelos a um homem, seria um gesto simbólico de oferecimento de sua fertilidade, feminilidade, e sua sexualidade.

Mais informações sobre o significado dos cabelos na história: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/os-cabelos-na-antiguidade.html

Na tradição matrimonial judaica, no momento em q todos estivessem a mesa como forma de evidenciar q a noiva aceitaria o casamento, ela deveria expressar por meio de algumas atitudes seu sim: dar voltas ao redor do noivo, entrelaçá-lo com faixas, sentar-se ou deitar-se aos seus pés, eram exemplos da noiva deixar explicito seu sim (Vide comunidades judaicas sobre a tradição matrimonial): Na bíblia encontramos exemplos:

"Minha filha, é preciso que eu te assegure a existência tranguila, para que sejas feliz, ...lava-te, unge-te, põe tuas melhores vestes e ...(vai de encontro a Booz nosso parente) ...prepare uma refeição para ele... Rute aproximou-se de mansinho, afastou a cobertura de seus pés e deitou-se" (Rute 3)

"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6)

Maria evolveu com os cabelos os pés de Jesus no jantar de Betânia.

“e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os CABELOS da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.” LC 7:38

“Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus CABELOS; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo.” JO 12: 3

Gregório Magno descreve Maria como escrava da luxúria. Ou a tradução mais correta seria serva de um homem – seu marido, uma vez q as esposas na época eram servas, ou seja, serviam a seus maridos, inclusive no assunto sexual?

Maria era a q se sentava aos pés de Jesus p servi-lo (escutá-lo).


Envolver os cabelos de um homem com os cabelos, seria uma forma de explicar q aquela mulher servia aquele homem, apenas. Servia no sentido sexual-marital. (Uma mulher oferecer seus cabelos a um homem, enxugar seus pés por ex, seria o estabelecimento de uma ligação com ambos, o destino dos dois estariam entrelaçados)

Fonte: http://mimiblem.com/jsite/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=3.

http://www.aetern.us/article49.html

http://brasil.calvizie.net/documento.asp?args=7.1.422

http://www.meiodoceu.com/simbolos_7.htm

http://www.edlua.com/principal/index2.php?area=materias&pagina=1

6 comentários:

Professor disse...

Um exemplo muito simples e bem conhecido, é o das MULHERES MUÇULMANAS, que ainda hoje praticam a mesma tradição moral que as mulheres judias praticavam a 2000 anos, nos tempos de Madalena. Estas mulheres usam véus cobrindo os cabelos e só podem mostra-los aos homens de sua família.
Se Jesus não fosse marido de Maria, isso seria considerado um grande desrrespeito ao rabino e provocaria um alvoroço na casa!!!
Na minha opinião, essa é uma verdadeira prova do casamento de Jesus e Maria de Betânia.

Professor disse...

Deturpação e inversão da doutrina:
-> CASAR NÃO É PECADO: ao contrario, sempre foi uma obrigação dos rabinos judeus em obediencia às leis divinas explicitas na Torah (Bíblia).

-> FORNICAÇÃO É CONSIDERADO PECADO: assediar sexualmente e manter intimidades fora do casamento.

Logo, com relação ao episódio do JANTAR EM BETÂNIA, há uma INVERSÃO DE VALORES MORAIS E RELIGIOSOS: Os próprios cristãos afirmam que Jesus tinha intimidades com Maria de Betânia, suficiente para que ela exibisse seus cabelos e ainda enxugasse os pés dele com os cabelos, sendo que isso na época seria TOTALMENTE IMORAL!!!

Desta forma, estão insinuando que Jesus e Maria eram fornicadores!!!

E o pior, ainda REGEITAM a hipótese, DECENTE E MORALMENTE CORRETA, de que eram CASADOS, o que NÃO É PECADO E ESTÁ DE ACORDO COM AS LEIS DIVINAS!!

DO PONTO DE VISTA MORAL E RELIGIOSO, O DECENTE E CORRETO É QUE JESUS FOSSE CASADO COM MARIA DE BETÂNIA!

Professor disse...

AS FREIRAS USAM VÉU:

Na igreja católica ainda é habito as FREIRAS USAREM VÉU COBRINDO OS CABELOS. Os católicos dizem: "O véu simboliza a pureza, santidade, humildade, qualidades que vemos em Nossa Senhora." Eles afirmam que os cabelos são eróticos, e que esconder os cabelos é uma forma de se resguardar do desejo dos homens e das tentações...

Bem, esse comportamento da ig. romana entra em total contradição, e é completamente incoerente na analise do episódio do jantar em Betânia!!! Pois Maria de Betânia estava com SEUS CABELOS A MOSTRA, o que, segundo as igrejas, seria um ato de sedução!!E O MAIS GRAVE: ENXUGOU OS PÉS DE JESUS COM SEUS CABELOS!!!

COMO A IGREJA PODE EXPLICAR TAL FATO, SE NÃO FOR JUSTIFICADO PELO MATRIMÔNIO???

Unknown disse...

Este texte e comentários posteriores são ridículos, nada doutrinário ou real são essas hipóteses de Jesus casado.

Não foi só Maria que enxugou os pés de Jesus com os cabelos, também uma prostituta fez o mesmo quando Jesus estava na casa de Simão.Lucas CAP. 7

Isso mostra que este ato de Maria foi de humilhação, submissão e adoração assim como o desta prostituta.

Espero ter ajudado com suas mentes férteis.

Unknown disse...

Este texte e comentários posteriores são ridículos, nada doutrinário ou real são essas hipóteses de Jesus casado.

Não foi só Maria que enxugou os pés de Jesus com os cabelos, também uma prostituta fez o mesmo quando Jesus estava na casa de Simão.Lucas CAP. 7

Isso mostra que este ato de Maria foi de humilhação, submissão e adoração assim como o desta prostituta.

Espero ter ajudado com suas mentes férteis.

Unknown disse...

Vejo que existe muita ignorancia acerca do tema. Vao pesquisar mais pessoal. Maria madalena era a esposa de Jesus Cristo. E a historia e muito longa.