terça-feira, 21 de agosto de 2007

Os cabelos na antiguidade

Esta foto foi tirada de uma estatueta da velada e mascarada dançarina , 3º século/ 2º século A.C. (Antes de Cristo); HelenísticaGrega - Bronze; 20,5 cm de altura - Doada por Walter C. Baker, 1971Descrição do Objeto segundo o Museu Metropolitano de Arte - Nova York: é a representação de uma dançarina da antiguidade, mesmo sendo artista, sua fase e cabelos estavam cobertos.
Os cabelos na antiguidade seria tido como objeto erótico, assim como hoje é considerado o bumbum, pernas malhadas, seios fartos, barriga sequinha... A cabeleira encontra-se sempre relacionada à sensualidade.


"Desde a Antigüidade o cabelo sempre foi objeto de atração sexual entre homens e mulheres. Ao longo da história, também ganhou status de força. “Os grandes guerreiros do passado sempre tiveram cabelos compridos". Francisco Le Voci

"Tanto em populações primitivas como civilizadas, o cabelo tem tido sempre um significado simbólico, considerado como o centro da força, como um símbolo de realeza e estado social, como um fetiche e índice de sensualidade e, mais comumente, como um emblema de juventude. A ausência ou presença de cabelo tem também um significado simbólico de castigo, sacrifício religioso ou luto. Em todas as civilizações o comprimento do cabelo, a presença ou ausência de cabelo e o estilo do penteado têm tido um papel importante em revelar a ocupação do indivíduo, o "status" profissional, conduta moral, sexo, idade e estado marital. " Dr. Edgardo Malheiro

Medusa era uma jovem lindíssima. De toda a beleza que ela possuía, nada era mais belo que seu cabelo. A tragédia começou quando perdeu a virgindade. A cabeça da Medusa, com o cabelo e as víboras teria, adquirindo o poder mágico de transformar em pedra qualquer inimigo que para ele olhasse. O maior trunfo de feminilidade, foi transformado em cobras venenosas e petrificastes.

"Entre as mulheres, o cabelo aparece como uma das armas principais da sedução, desde a antiguidade. Maria Madalena, na iconografia cristã, aparece sempre representada com cabelos longos e desmanchados."Maria Stela de Godoy Moreira

"...em lugar de encrespadura de CABELOS, calvície." (Is 3:24) uma cabeça sem cabelos seria exemplo de maldição.

Na Antigüidade, cabelos longos e soltos eram um símbolo de liberdade e nobreza entre os homens. Nas mitologias grega e hindu, as divindades mais terríveis sempre foram representadas com cabelos enormes e despenteados. Para as mulheres da Idade Média, não cortar os cabelos era uma demonstração de castidade. No Tibete e na Índia, os monges cortam os cabelos em sinal de devoção e humildade.

Os religiosos de conventos católicos tosam o cabelo das freiras quando elas fazem os votos e fazem a tonsura nos padres, simbolizando não apenas um sacrifício, uma penitência, o caminho das virtudes, mas indicando também capitulação: uma renúncia—voluntária ou imposta—, às prerrogativas da carne e à sua própria personalidade. Uma renúncia aos prazeres profanos e um voto de obediência.

O cabelo também seria considerado o véu natural da mulher, véu presupoe-se mistério, mostrar os cabelos soltos seria revelar a intimidade da mulher.
O véu esconderia o segredo de sua feminilidade. O simbolismo do véu para os povos do Oriente é ancestral, possuindo conotações sagradas.
O cabelo simboliza força física e virilidade, sedução, vaidade e as virtudes. .É um símbolo de instinto, de sedução feminina e atração física. Careca pode sugerir esterilidade.

Os cabelos também levam o contexto de poderes mágicos; as bruxas tinham seus cabelos raspados, como também na Bíblia, Sansão perde todo o seu poder quando os seus cachos são cortados.
Cabelos em partes diferentes do copo possuem diferentes significados: cabelos da cabeça - poderes espirituais; cabelos do corpo - poderes irracionais.

Cabelos são considerados fonte de poder. O ato de cortar os cabelos e sacrificá-los significa frequentemente um renunciar e um renascer.

Os romanos, por exemplo, pelavam a cabeça dos indivíduos considerados hierarquicamente inferiores (prisioneiros,escravos, traidores) para assim assinalar a condição de subordinados dos mesmos;


Era considerado um adorno natural. Para os homens representa virilidade e juventude. Já para as mulheres significa sensualidade e beleza.

Ao longo da história das civilizações, a cabeleira tenha representado um elemento fundamental da personalidade humana, sustentáculo da beleza, do fascínio, da sedução e às vezes, até mesmo do poder e da força...e de como, nos dias atuais, a mesma cabeleira possa conservar ainda um profundo valor simbólico. O fato é que estamos ancestralmente habituados a considerarmos os cabelos como um “atributo sexual”

Ainda hoje existe mulheres no oriente que se cobrem com veus e não podem se revelar a um homem estranho q não seja seu esposo, isso não é levado em conta para interpretar o tipo de cultura a 2.000 anos por que?

3 comentários:

Jonas Otávio Bilda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jonas Otávio Bilda disse...

Excelente retomada histórica. É substancialmente difícil encontrar algum material sobre este tema - a simbologia ou significado dos cabelos - e vejo que fizeste um apanhado interessante à respeito. Infelizmente todas as fontes citadas não existem mais, com exceção de uma. Parabéns pelo bom trabalho!

Daia Bem disse...

Perfeito, bem explicado!