quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

João Ben Simão

Lider revoltoso comandante da região de Jericó.

Em maio de 66, Eleazar ben Simon, sacrificador do Templo, suspendeu os sacrifícios feitos em favor do Imperador, o que foi interpretado, segundo o mesmo Josefo 49, como uma declaração de hostilidade a Roma.

Este Eleazar Ben Simon teria alguma ligação com João Ben Simon?



Fonte: http://www.unicamp.br/nee/epremissas/pdfs/2/04.02.pdf.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Morte de Tiago

Sabemos atraves do livro História Eclesiastica de Eusebio de Cesáreia, q Tiago, irmão de Jesus foi assassinado.


De acordo com Eusébio, Tiago estava no templo (ou foi chamado lá p uma reunião com os lideres do templo), ele teria subido no lugar mais alto, para falar algo ao povo reunido no patio. Ele teria sido empurrado de lá de cima.

Eusébio tambem menciona que o primeiro cerco de Jerusalem teria acontecido por causa da morte de Tiago - retralhação:


"...O cerco não tivera outro motivo a não ser o sacrificio perpetrado contra ele" Liv 2; 23:19


Tiago teria morrido depois de Festos e este morreu 62dc. Em menos de 4 anos apos a morte de Tiago, teria sido iniciado a guerra judaica.


Eusébio disse ainda que o seu sucessor foi seu primo Simão, que teria levado a comunidade cristã para Pereia, pouco antes do inicio da guerra judaica 66dc.

"Depois da morte de Tiago, seu primo Simão, filho de Cleofas, foi estabelecido bispo" Hegesipo, citado por Eusébio

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Zelotes


Os Zelotes seria um grupo de hebreus, q teria desencadeado uma revolta na Palestina contra a dominação Romana.



Os zelotes constituíam a ala radical dos fariseus e preconizavam Deus como o único dirigente.



O nome "zelote" vem exatamente da palavra "zêlo", significando que esses homens tinham excessivo zelo por Deus.



Um dos doze apóstolos de Jesus é Chamado ‘Simão, o zelote’ (Lc. 6:15 e At 1:13).



O partido dos zelotes, descrito por Josefo como a ‘quarta filosofia’ entre os judeus, foi fundada por Judas, o Galileu, que liderou uma revolta contra os romanos, em 6 d.C.



Quando a revolta de 6 d.C. foi esmagada, os seguidores conservaram vivo o seu espírito contrário aos romanos durante sessenta anos.



Os membros da família de Judas eram os líderes dos zelotes; dois de seus filhos foram crucificados pelo procurador Alexandre, em cerca de 46 d.C. enquanto que um terceiro filho, Manaém, procurou tomar a liderança da revolta anti-romana de 66 d.C.



Os zelotes se mostraram ativos durante toda a guerra de 66-73 d.C.; o último baluarte dos zelotes, Massada, caiu em maio de 73 d.C.



Os zelotes se recusavam a reconhecer o domínio romano.Atuaram primeiro na Galiléia, mas durante a Guerra Judaica tiveram um papel ativo na Judéia.



Professavam o messianismo (a liderança de um messias) e só acreditavam em um governo teocrático (aquele onde o messias age conforme a vontade de Deus).



E os Sicarios, seriam como uma especie de tropa de Elite dos Zelotes.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Guerra judaica I

Alguns homens Israelitas importantes teriam sido assassinados, desencadeando uma serie de conflitos na região.
Os lideres destes conflitos foram considerados pelos romanos como sendo rebeldes, eles tinham então se espalhado pelo interior do país e ocupado a Judéia e muito da Iduméia e do sul da Galiléia.
Herodes Agripa II tenta conter a revolta e não consegue.
O substituto de Corbulo como governador da Síria, tenente-general Cestius Gallus, marchou com uma força de 28 mil homens para restabelecer o controle de Roma na Judéia.
Fazendo um progresso vagaroso pela Galiléia, queimando tudo em seu caminho, ele chegou às muralhas externas de Jerusalém em novembro, com o inverno prestes a começar e com os rebeldes determinados a resistir à poderosa Roma.
Após um cerco superficial de cinco dias, Gallus inexplicavelmente ordenou que suas tropas se retirassem.
No vale de Beth-horon, tentando retraçar seus passos de volta à estrada para Lod e a costa, que ele tinha percorrido apenas uma semana antes, a coluna do general Gallus foi rendida e quase totalmente dizimada pêlos guerrilheiros rebeldes.
O general Vespasiano deixou Antioquia no final da primavera do ano 67 d.C. é escalado p resolver o problema. Ele sabia, por meio de informantes que uma luta pelo poder entre os líderes judeus, em Jerusalém, tinha dividido os rebeldes em três facções, que tinham ocupado partes diferentes da cidade e que estavam agora travando uma luta sangrenta e mortal.
Vespasiano tomou as fortalezas Israelitas da Galiléia uma de cada vez.
Vespasiano interrompeu o assalto por várias semanas, na esperança de que os galileus se rendessem por causa da sede mas, eles não se renderam. 40 mil morreram na queda de queda de Jefat, 12 mil foram aprisionados.
Foi em sua capital, Cesaréia de Filipe, perto da nascente do rio Jordão, que Vespasiano recebeu a notícia de que um grande número de rebeldes estava se concentrando em Tiberias, na extremidade sul do mar da Galiléia, e que a cidade próxima de Tarichaeae tinha fechado seus portões. Vespasiano ordenou a retomada das operações militares.
Tito, capturou a cidade após uma luta sangrenta, grande parte dela ocorrendo no mar da Galiléia, em barcos e jangadas.
Quando toda a Galiléia estava uma vez mais sob o controle romano, O lider João de Gischala, escapou e fugiu para Jerusalém.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Massada


Massada, é um imponente planalto escarpado, situado no litoral sudoeste do Mar Morto, deserto da judeia. O local é uma fortaleza natural, com penhascos íngremes e terreno acidentado. Na parte leste, a face do penhasco se eleva 400 metros acima da planície circundante. O acesso só é possível através de uma difícil trilha que serpenteia pela montanha.
Flávio Josefo, o famoso historiador judeu do primeiro século, é a principal fonte de informação sobre a história de Massada.
Massada tornou-se uma fortaleza judaica durante o período dos hasmoneus (cerca de 150-76 a.C.). Mais tarde, o rei Herodes fez ampliações e reforçou suas defesas (37-31 a.C.).
De acordo com Josephus: “Neste topo da colina, Jonathan, o grande sacerdote, construiu uma fortaleza que denominou Massada: depois disso a reconstrução do local foi realizada em grande parte pelo rei Herodes”. (Guerra dos Judeus. Livro VII, capítulo VIII).
Herodes também construiu dois palácios com todo conforto e luxo da época: pisos de mosaicos, afrescos, colunatas e até uma piscina. Para garantir a auto-suficiência de seu refúgio no deserto, Herodes mandou plantar hortaliças e grãos na montanha, além de construir enormes cisternas escavadas na pedra para coletar água da chuva, com capacidade para mais de 40 milhões de litros. Suas despensas guardavam jarros de azeite, vinho, farinha e frutas. Herodes também tinha um estoque de armas suficiente para um exército de dez mil homens.
O rei Herodes tinha mantido Massada como um local para onde poderia se retirar em tempos de emergência. Sempre havia a possibilidade de que seu próprio povo se rebelasse contra ele
No ano de 66 d.C., um grupo de rebeldes entrou furtivamente na fortaleza de Massada e dizimou a guarnição romana aquartelada ali.
Quando os zelotes tomaram a fortaleza, encontraram um estoque de armas suficiente para equipar um exército de dez mil homens, bem como ferro, bronze e chumbo para o fabrico de armas e munição. Os celeiros estavam repletos de grãos, óleo, tâmaras e vinho, enquanto os férteis jardins podiam providenciar alimentos frescos e os canais escavados na pedra calcárea capturavam e conduziam a água da chuva para grandes reservatórios subterrâneos, com capacidade superior a 200 mil galões.
Durante os seis anos seguintes, os sicários de Massada demonstraram fervorosa devoção religiosa. Os romanos atacaram a fortaleza na montanha, no final de 72 d.C., a população judaica que ali vivia já somava 967 pessoas.
Quando o general Silva e a 10ª coorte chegaram à frente do penhasco calcário gigante de Massada — seu nome significa montanha firme —, os zelotes já estavam ocupando o reduto há sete anos.
Flávio Silva marchou em direção a Massada com a Décima Legião e uma tropa auxiliar de milhares de soldados.
O primeiro objetivo de Silva era impedir que os sicários escapassem. Para isso, construiu uma muralha de três quilômetros de extensão e quase dois metros de espessura, circundando toda a montanha.
Os acampamentos, fortificações e rampa para ataques a fortaleza que circundam o monumento constituem o mais completo conjunto de cerco romano a sobreviver até aos dias de hoje.
Resistiu dois anos ao cerco romano. Depois de Massada, não havia mais rebeldes para lutar.
Nossa única fonte histórica é representada pela obra de Flavius Josephus , “A Guerra dos Judeus”. Josephus era um judeu romanizado que escrevia para os romanos e queria, portanto, agradar a seu público.
Posteriormente, Massada foi sede de uma igreja bizantina nos séculos V e VI. Desde então ficou praticamente abandonada até ao século XX.
O local foi sede de intensas escavações arqueológicas, entre 1963 e 1965, realizadas por Ygal Yadin, com a colaboração de centenas de voluntários provenientes de Israel e do mundo todo.
Massada fica junto à única praia do Mar Morto.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Siguém




Cidade bíblica palco de eventos importantes na história do povo de Deus.






Siguém foi o primeiro lugar cananeu visitado por Abraão - "O carvalho de More" - local sagrado, em canaã. (Gn 12:6)






Quando Jacó regreçou de Harã, instalou-se em Siguém (Gn 33: 18-19).






Está terra foi herdada pelos filhos de José (Gn 48:22).






A renovação da aliança entre Javé de seu povo foi feita neste território (Dt 11: 29-30)






"Sepultaram em Siguém os ossos de José, q os Israelitas tinham trazido do Egito." (Josué 24:32) e tambem os ossos de Abraão e os patriarcas.






"Siguém foi a porção de terra q Jacó havia comprado, do pai de Siguém e fez de lá propriedade dos filhos de José" (24:32)






Eleazar, filho de Araão e Josué foram sepultados na montanha de Efraim - (Josué 24:30 e 33)






Siguém foi a capital do reino do norte.






Foi em Siguém q Jesus encontrou sua amada esposa - Jo 4.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sim, todo judeu casava na época de Jesus

Alguns dizem por ai q não era preciso Jesus casar por que o casamento era costume dos judeus, quem fala assim não sabe o q está falando, ou se não está agindo de má fé.
Os judeus sempre procuraram seguir a risca os preceitos divinos, o primeiro deles, não poderia passar despercebido:
"Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." Gênesis 2:18
Os judeus sempre levaram em consideração o gênesis como maquet da construção do mundo de Deus, p os mesmos se o criador disse q o idealizado por Ele era o casamento, então nenhum ser humano teria o direito de mudar.
Jesus concordou com isso ao dizer : "Não separe o homem o q Deus uniu" ou seja, não desprestigie o q Deus estabeleceu como ideal.
A qualificação de eunucos, os q não podiam casar, dizia respeito a seres humanos inferteis incapazes de contribuir com a manutenção da vida, somente o criador escolheria quem estaria nesta condição, q não era desejada por nenhum hebreu, pois denotaria castigo, pecado muito grande.
Se Jesus não tivesse casado, ele seria visto pelos judeus como um grande pecador, q não contribuia com o criador.
Os judeus teriam usado o não casamento de Jesus p criticá-lo em público, e percegui-lo nos debates nas ruas, mais isso não foi registrado nos evangelhos, demostrando claramente q neste sentido Jesus não estava descumprindo as regras da Torá.
Era preciso sim ser casado para ensinar nas sinagogas, e ser ouvido pela multidão.


João Batista, tambem seria casado, pouquissimo sobre ele foi dito nos evangelhos e especular q ele foi justamente solteiro é errado.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Mitra



O culto de Mitra chegou à Europa onde se manteve até o século III. Em Roma, foi culto de alguns imperadores, denominado Protetor do Império.
O símbolo de Mitra era o touro, usado nos sacrifícios à divindade.
A partir do século II o culto a Mitra era dos mais importantes no Império romano e numerosos santuários (Mithraea, singular Mithraeum) foram construídos.
Celebrava-se, desde a antigüidade, o nascimento de Mitra em 25 de dezembro).
O mitraísmo entrou em decadência a partir da formação da Igreja Católica como instituição, sob Constantino.
O culto era celebrado em grutas sagradas onde o principal acontecimento era o sacrifício de um touro, cujo sangue brotava a vida, propiciando a imortalidade.
Os romanos comemoravam na madrugada de 24 de dezembro] o "Nascimento do Invicto" como alusão do alvorecer de um novo sol, com o nascimento do Menino Mitra. Já foram encontradas figuras do pequeno Mitra em Treveris e a semelhança com as representações cristãs do Menino Jesus são incontestáveis. Isso demontra um claro sincretismo, onde o mitraismo foi fonte e o cristianismo o destino.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Se Jesus se casasse deixaria de ser santo!?


Acho q confusões foram feitas, se esta frase ficar na afirmativa, pois qdo Deus criou o matrimônio isto passou a significar que a condição ideal para o homem seria de estar casado.



Os autores da biblia, consideram o casamento o caminho p a santidade, e o não casamento o caminho p a transgressão - pecado.
O conceito de ser santo não seria o de fazer a vontade de Deus, pois bem, este foi o registro de Deus para q conhecessemos a sua vontade em relação ao matrimônio:

"Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." Gênesis 2:18
Casamento é caminho de santidade, quem busca ser santo o percorre. Jesus teria vivido a santidade matrimônial.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O casamento


O casamento foi instituído para o bem do homem. Sim, para o seu mais elevado bem. Deus é o Seu Autor. Com efeito, Deus oficiou o primeiro casamento da História.
Isto significa que a condição ideal para o homem é de estar casado, como Deus mesmo disse no princípio: "Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." Gênesis 2:18
"Deus pôs o símbolo do casamento em toda a parte na natureza: Cada criatura busca a perfeição noutra." Martinho Lutero, The New Dictionary of Thoughts, p. 393.
". . .o que Deus ajuntou não o separe o homem". Mateus 19:6
O casamento preserva a pureza, contribui p a manutenção da vida e a felicidade do gênero humano, provê as necessidades do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral, no convívio do lar o caráter é aprimorado, enobrecido, enriquecido.
Desenvolvem-se as qualidades da compreensão, da tolerância, da apreciação das virtudes de outrem, da solicitude pelo bem de outrem, do serviço abnegado.
Não só os cônjuges são beneficiados por esta união: mas também os filhos e por eles um futuro melhor p o mundo.
Deus quer que encaremos o casamento como instituição divina, sagrada, indissolúvel, digna de honra, caminho de santidade.
Como é maravilhoso quando marido e mulher consegue dizer um ao outro: Deus me escolheu pra você!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Arca da aliança


É descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido.



Especula-se que ela desapareceu na conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, segundo o livro de II Macabeus, o profeta Jeremias foi o responsável por esconder a Arca.



Sua construção é orientada por Moisés, que por sua vez recebera instruções divinas quanto à forma e tamanho do objeto. Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Estas três coisas representavam a aliança do Deus YHVH com o povo de Israel.



A Bíblia descreve a Arca da Aliança da seguinte forma: caixa e tampa de madeira de acácia, com 2 côvados e meio de comprimento (um metro e onze centímetros ou 111cm), e um côvado e meio de largura e altura (66,6 cm). Cobriu-se de ouro puro por dentro e por fora. - (Êxodo 25:10 a 16)




Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados. As varas para este transporte eram de acácia também e toda recoberta de ouro puro. As varas eram metidas nas argolas de ouro e assim a Arca da Aliança era transportada pelo meio do povo. Os varais não podiam ser retirados da arca após sua colocação.




Sobre a tampa, chamada Propiciatório "o Kapporeth", foram esculpidos dois querubins de ouro ajoelhados de frente um do outro, com os rostos voltados um para o outro, com as asas esticadas para frente, tocando-se na extremidade. Suas faces eram voltadas uma para a outra e as asas cobriam o propiciatório encontrando-se como um arco, dum modo defensor e protetor. E se curvavam em direção à tampa em atitude de adoração. (Êxodo 25:10-21; 37:7-9) Esta peça era uma peça só, não sendo fundidas em separado. Segundo relato do verso 22, Deus se fazia presente no propiciatório no meio dos dois Querubins de ouro em uma presença misteriosa que os Judeus chamavam Shekinah ou presença de Deus.



Outros relatos bíblicos se referem ao roubo da arca por outros povos inimigos de Israel, que sofreram chagas e doenças enquanto tinham a arca em seu poder.



Os filisteus teriam tomado a Arca como butim de guerra, e a levaram ao templo de Dagom, em Asdode.



Davi ordenou que a Arca fosse trazida para Jerusalém, onde ficaria guardada em uma tenda permanente no distrito chamado Cidade de Davi.



Para os católicos e para os judeus que se utilizam da Septuaginta, Escrituras Sagradas na versão grega dos LXX, o desaparecimento da Arca é narrado no livro de II Macabeus, não aceito pelos protestantes. Nessa situação o profeta Jeremias haveria mandado que levassem a Arca até o monte Nebo para ali a escondeu em uma caverna (II MAC Cap. 2).



"... No momento em que chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernáculo e o altar dos perfumes; em seguida, tapou a entrada. esse lugar ficaria desconhecido, até que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericórdia. Então revelará o Senhor o que ele encerra e aparecerá a glória do Senhor como uma densa nuvem, semelhante à que apareceu sobre Moisés." (II Mac, 2, 4-7, Bíblia Ave-Maria)



Segundo relatos bíblicos, somente os israelitas descententes de Aarão (Da tribo de Levi), poderiam transportá-la, qualquer não-levita poderia ser consumido por Deus ao tocá-la, por isso que é improvável que a mesma tenha sido destruída.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arca_da_Alian%C3%A7a

domingo, 20 de janeiro de 2008

O que é o matrimônio?


A junção de duas almas complementares com a missão de colaborar com o criador. Portal de entrada de um mundo novo ou a perpetuação de um mundo velho.
A união conjugal do casal seria uma expressão física da unidade espiritual dos dois.
A tradição judaica nos conta que D'us, Ele próprio, enfeitou Eva, a primeira mulher, para o seu casamento com Adão.
O casamento não seria apenas uma união física e emocional, mas também como um compromisso legal, moral e espiritual.
O casamento é um preceito divino e tem a finalidade uma vez q sendo fortalecido dia a dia, educar a alma humana, por meio do entendimento entre o casal, dos limites de cada um, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Jesus não precisava casar!?


Quem deveria decidir se precisava ou não seria o criador, e este disse:


"Não é bom o Adão estar só, façamos p ele uma companheira"


Alguns dizem q Jesus seria o novo Adão, o primeiro teria colocado o pecado no mundo, o segundo iria tirar o pecado do mundo.


O problema qto aos ceticos do casamento de Jesus é q eles não refletem, no simples detalhe de q não existe Adão sem sua costela - Eva.


Adão so seria completo e perfeito com sua costela.


Jesus no mesmo caminho, só poderia ser completo e perfeito com sua costela.


Infelismente poucos compreendem:


"Grande é o misterio do casamento, pois sem ele o mundo não existiria" Evang. de Felipe

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Símbolos secretos

Mosteiro de Las Cuevas construido c. 1400 foi o local de residência de Cristóvão Colôn em Sevilha e foi o lugar onde Colôn, seu filho e seu irmão foram sepultados.
Nas representações gráficas foram encontrados símbolos q hoje estaria bastante comentados.
Esta santa aqui em baixo seria Maria Madalena.

Entrada da Igreja de Rennes le Chateau. Madalena estaria inserida em um triangulo.



Esta seria a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.
(Que na minha opinião seria Madalena, a única santa q segundo lendas teria navegado)
Pintura "Virgen dos Navegantes" por Alejo Fernandez
Nesta imagem, que se encontra dentro da Sala dos Almirantes no Palácio de Sevilha estaria pintado o Almirante Crsitóvão Colôn (de manto dourado no lado direito).


No manto do Almirante, Alejo pintou cuidadosamente um padrão de três romãs em triãngulo e cortadas (um símbolo do 1º e 2º grau da Maçonaria) e clandestinamente na manga uma coroa real (circulos vermelhos).


Sol e Triângulo á entrada do Mosteiro de Las Cuevas construido c. 1400 foi o local de residência de Cristóvão Colôn em Sevilha e foi o lugar onde Colôn, seu filho e seu irmão foram sepultados. Foi ainda neste Mosteiro onde o Almirante guardava todos os seus documentos e onde vivia o seu mais fiel amigo na sua missão religiosa, o Frade Gaspar Gorricio que acabou o Livro das Profecias começado por C. Colôn.


Fonte:www.colombo.bz/filipa.htm

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Maria Madalena


Maria de Magdala ou Maria Madalena (talvez Mariamne), é decididamente uma das discípulas de maior destaque nos Evangelhos.


Segundo o Novo Testamento, Jesus de Nazaré expulsou dela sete demônios (Lucas 8:2; 11:26; Marcos 16:9).



Esteve presente na crucificação, juntamente com Maria, mãe de Jesus, e outras mulheres. (Mateus 27:56; Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19.25) e do funeral. (Mateus 27:61; Marcos 15.47; Lucas 23:55) Do Calvário, voltou a Jerusalém para comprar e preparar, com outros crentes, certos perfumes, a fim de poder preparar o corpo de Jesus como era costume funerário, quando o dia de Sábado tivesse passado. Todo o dia de Sábado ela se conservou na cidade - e no dia seguinte, de manhã muito cedo "quando ainda estava escuro", indo ao sepulcro, achou-o vazio, e recebeu de um anjo a notícia de que Jesus Nazareno tinha ressuscitado e devia informar disso aos apóstolos. (Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-5,10,11; Lucas 24:1-10; João 20:1,2; compare com João 20:11-18)



Maria Madalena foi a primeira testemunha ocular da sua ressurreição e foi quem foi usada para anunciar aos apóstolos a ressurreição de Cristo. (Mateus 27:55-56; Marcos 15:40-41; Lucas 23:49; João 19:25).



É festejada pela Igreja Católica no dia 22 de Julho.



No Evangelho de Maria Madalena: E Pedro disse:"O Salvador realmente falou com uma mulher sem nosso conhecimento? Devemos nos voltar e escutar essa mulher? Ele a preferiu a nós?" E Levi respondeu:"Pedro, você sempre foi precipitado. Agora te vejo lutando contra a mulher como a um adversário. Se o Salvador a tornou digna, quem és tu para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece muito bem. Foi por isso a amou mais que ama a nós". Sendo assim Maria Madalena seria a pessoa a quem Jesus mais amava e que ela, no Novo Testamento, participava da última ceia com os outros discípulos.



Alguns escritores contemporâneos, principalmente Henry Lincoln, Michael Baigent e Richard Leigh, autores do livro que em português se intitulou O Sangue de Cristo e o Santo Graal (1982), e Dan Brown no romance O Código da Vinci (2003), narram Maria Madalena como uma "apóstola", mulher de Cristo que teve com ele, inclusive, filhos. Nas narrações desta ficção, estes fatos teriam sido escondidos por revisionistas cristãos que teriam alterado os Evangelhos.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Igreja de Maria Madalena - Monte das Oliveiras

Igreja de Maria Madalena no alto do Monte das Oliveiras.


Construída por um imperador Russo. O Pai de Anastasia, tema do filme da Disney - Anastasia.





Igreja de Maria Madalena, onde existe 7 torres.




Torre em Hebraico significa MIGDAL, em Aramaico MAGDAL.




Maria a Magdal - Maria a Torre!!!






A esposa de Davi era chamada de Torre.







Igreja no topo do monte



Imagem ampliada:

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Catacumbas Cristãs



As catacumbas romanas constituem um dos testemunhos mais genuinos e completos de que hoje dispomos para conhecer a cumunidade cristã da capital do Imperio e do Catolicismo entre o século III e o século IX depois de Cristo.






As catacumbas de Domitila, por exemplo, são constituidas por uma rede de 15 km de galerias subterraneas , algumas inacessiveis escavadas em dois andares sobrepostos e com um terceiro andar em duas zonas limitadas.



Ate ao século III os primeiros cristãos nao tinham a disposição cemitérios separados dos pagaos.



A partir de finais do século III, sobretudo porque deminuia o espaço dos terrenos á superficie para novos túmulos, começaram a ser escavados pequenos ambientes subterraneos, ás vezes com pequenas galerias, chamadas hipogeus, nas quais eram sepultados os defuntos. Esta pratica foi usada de maneira particular pelos Cristãos.



As galerias est�o escavadas no tufo, uma rocha de origem vulc�nica que se encontra por debaixo da toda a cidade de Roma. As vezes as galerias eram obtidas usando cuniculos j� existentes (canais hidricos ou cavas de puzolana) ou ent�o, mais ainda, foram escavadas de novo no banco tufoso . Os tumulos mais antigos s�o aqueles que se encontram mais em cima; quando se esgotava o espa�o disponivel, os coveiros escavavam abaixado o pavimento para obter outros tumulos ou ent�o alargavam a escava��o das galerias j� existentes criado tamb�m planos sobrepostos, com escadarias internas.











Nas paredes percorrendo as galerias das catacumbas são visiveis muitos simbolos. Estes, reproduzidos nas paredes dos cubiculos, nas lages de fecho dos loculos ou na cal que as fixava, referem-se á fé do defunto.


domingo, 13 de janeiro de 2008

Mulher pregando


Esta seria a representação gráfica de uma mulher pregando no inicio do cristianismo.
Estaria em catacumbas cristas romanas.

sábado, 12 de janeiro de 2008

O bom pastor



As primeiras representações graficas de Jesus, era do bom pastor. As representações dele crucificado seria mais recente.





Basílica de São Apolinário, Ravena, séc. VI.









sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

MMM


Uma coleção de manuscritos em hebraico e aramaico que foram descobertos, a partir de 1947, numa série de cavernas da Jordânia, extremo noroeste do mar Morto, região de Kirbet Qumran.
Os manuscritos, escritos originalmente sobre couro ou papiro e atribuídos aos membros de uma congregação judaica desconhecida, são mais de 600 e se encontram em diferentes estados de conservação. Incluem manuais de disciplina, livros de hinos, comentários bíblicos, textos apocalípticos, duas das cópias mais antigas conhecidas do Livro de Isaías, quase intactas, e fragmentos de todos os livros do Antigo Testamento, com exceção do de Ester.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

"Eis ai a tua mãe"



Jesus estaria entrengando sua mãe a Madalena, assim como Ruth assumiu sua sogra como sua mãe.

Gravuras em catacumbas cristãs antigas











quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Rio Jordão


O rio Jordão (hebraico: נהר הירדן, nehar hayarden; árabe: nahr al-urdun) é um importante rio da Terra Santa.




Nasce na encosta do monte Hérmon, segue depois até ao Mar da Galileia, para desaguar, ao fim de mais cem quilómetros, no Mar Morto. A nascente (E), situa-se na Jordânia e, a poente (O), a Samaria.






De acordo com os Evangelhos, João Baptista desenvolveu a sua pregação nas proximidades do Jordão, onde Jesus foi baptizado.







terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A Igreja Primitiva


Os rolos do Mar Morto, e as escavações arqueológicas recentes revelaram inscrições e documentos que ajudaram a entender melhor o quadro histórico na era apostólica. Novas luzes foram lançadas sobre velhas tradições.



Recentes pesquisas tem revelado que houve uma grande diversidade na igreja primitiva. As pessoas que ingressavam no Cristianismo procediam de uma vasta e diversificada camada cultural. Eles desenvolveram padrões diferentes de adoração e liturgia como também ênfases teológicas diferentes:


- Os convertidos do farisaísmo admitiam que sem a lei de Moises e a circuncisão os gentios não poderiam se salvar (Atos 15:1-5). Guardavam as festas, os sábados, oravam em hebraico, freqüentavam a sinagoga e eram devotos da Tora;


- O grupo liderado por Pedro, refletiria muita aproximação com o espírito dos helenistas pois liberaria os gentios a observar as práticas judaicas (Atos 15:22-29);


- Haveria um terceiro grupo q teria como seus líderes Paulo e Barnabé. Admitiam que não havia necessidade de judaizar os gentios submetendo-os a lei de Moises;


- Outro grupo tenderia para uma oposição ao primeiro grupo, eles interpretavam erroneamente a pregação de Paulo, transformando a liberdade em Cristo em libertinagem. Rejeitavam a lei de Moises, participavam de cultos pagãos e eram totalmente anti-semitas. Nesta tendência se radicalizará mais tarde Marcião e os nicolaítas;


- E haveriam outros.



Os primeiros lideres da Igreja eram todos vindos do judaísmo. Quando estes homens, hebreus de nacionalidade, tornaram-se seguidores de Cristo eles continuaram se considerando judeus ainda. Na verdade, eles acreditaram que faziam parte do remanescente escatológico de Israel. Eles não se consideravam como um grupo à parte do judaísmo. Eles viam em Jesus um cumprimento do judaísmo, não seu rompimento.



Os cristãos da palestina, liderado por Tiago, irmão do senhor, não teriam rompido com a antiga tradição de seu povo. Eles continuaram freqüentando as sinagogas, adorando no templo, circuncidando seus filhos, abstendo-se de carne de porco (Atos 10:10-16), guardando festividades como: a páscoa, o pentecostes e o sábado.


A observância do Domingo em detrimento do sábado, não teria iniciado na Igreja de Jerusalém, entre outros detalhes q compõe a igreja q conhecemos.
Fonte: Paulo Cristiano da Silva.

Sumiço de Madalena no NT


Madalena foi a primeiraa ver ocristo ressucitado e a primeira a anunciar está boa notícia, tornando-se assim uma figura de grande importancia.





Como uma pessoas tão importante assim desaparece numa hora p outra?





Ela não é mais mencionada depois da ressurrieção de Jesus no NT.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Cristãos em Escritos Romano


No ano de 112, Plínio o Jovem escreve numa carta ao imperador romano Trajano, falando dos cristãos:


"Todas as suas faltas ou todos os seus erros, confessaram eles, resumeir-se-iam a reunir-se habitualmente numa data fixa e a cantar entre eles um hino a Cristo como se fosse um Deus".



Pelo ano 116, o famoso historiador romano Tácito conta nos seus Anais que Nero, imperador romano, acusado de ter ele mesmo incendiado Roma em 64, acusou os cristãos:


"Nero considerou culpados e infligiu tormentos àqueles que eram detestados pelas suas abominações e a quem a multidão chamava cristãos. Este nome vem de Cristo, que foi entregue ao suplício no pontificado de Tibério pelo procurador Pôncio Pilatos".



Suetónio, outro escritor romano, por volta do ano 120, na Vida dos Doze Césares, faz de um certo "Chrestus" o instigador das perturbações entre os judeus que habitavam em Roma em 48, no tempo do imperador Cláudio, que os teria expulsado.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Jesus Histórico


Muitos estão procurando saber cada vez mais sobre o Jesus histórico. Há cerca de um bilhão e duzentos milhões de cristãos susceptíveis de se interessarem por este assunto.



Não podemos estudar a questão de Jesus, sem recorrermos aos Evangelhos. São as principais fontes escritas que falam d'Ele. Mas contamos tambem com escritos cristãos apocrifos, relatos em cartas romanas e imagens gráficas registradas em mosaicos antigos.



Os Evangelhos são quatro livrinhos escritos pelos discípulos de Jesus para fazerem conhecer a sua vida e as suas palavras.



Os cristãos afirmam q o livro sagrado dos judeus (A Tora e AT) profetizavam sobre o messias Jesus.



A questão q atualmente vem sendo levantada, é a de q o Jesus dos evangelhos seria diferente do apresentado pela igreja.



Para estes críticos, universitários ou jornalistas, Jesus teria sido uma personagem política, um agitador social, um filósofo, um profeta de uma religião diferente... tudo menos aquele que a Igreja nos apresenta. "Jesus não quis a Igreja", "o seu projecto socio-político falhou" mas os discípulos, depois da sua morte, transformaram o caso em doutrina religiosa, que foi continuada por uma associação, a Igreja...



Varios escritos teriam sido produzidos, falando sobre Jesus, porem somente alguns teriam sido adotados pela IG.



Os críticos afirmam ainda q os evangelhos teram sido editados e alterados da sua originalidade.
Tudo referente ao cristianismo inicial estaria passado por uma nova avaliação, inumeros estudiosos estariam se dedicando cada vez mais a conhecer cada detalhe registrado na esperança de encontrar alguma informação nova, uma nova interpretação ou mesmo incoerencias com o q sempre foi pregado.


sábado, 5 de janeiro de 2008

Livro: Um judeu marginal


Repensando o Jesus histórico. Bibliografia: MEIER, John P.. Um Judeu Marginal: repensando o Jesus Histórico, Vol 3, Livro 1, companheiros , trad. Laura Rumchinsky. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2003, 304 pp.
John Paul Meier, aborda a questão do Jesus Histórico de forma atual e equilibrada, cuidadosa e clara.
A principal fonte p a reflexão do Jesus histórico seria os evangelhos canônicos.
"... nenhum ser humano é adequadamente compreendido se for considerado isoladamente de outros seres humanos. Um ser humano só se torna totalmente humano se mantiver relacionamentos dinâmicos de amizade e amor, inimizade e ódio, controle, subordinação e colaboração com outros homens" (p. 12).
O autor tenta distingüir o Jesus real do Jesus da história. Para ele, os Evangelhos terão sido acrescidos de concepções da Igreja Nascente, que ornamentaram a figura real de Jesus.
John Paul Meier, esse padre católico que é professor da cadeira de Novo Testamento na Universidade de Notre Dame em Indiana, por meio de uma pesquisa profunda e consciente examina todas as relações positivas as quais Jesus manteve durante o seu ministério. Meier coloca Jesus no seu contexto social e cultural, ou seja, no judaísmo. Em suma, é crítica histórica em seu mais alto nível.
O tema Jesus "ter casado" é abordado de forma clara, racional e imparcial.
John P. Meier é ex-professor de Novo Testamento no Departamento de Estudos Bíblicos da Universidade Católica da América do Norte, onde começou alecionar em 1984. Atualmente é professor da cadeira de Novo Testamento na Universidade de Notre Dame em Indiana. É dententor de um doutorado em Escrituras Sagradas (1976) no Instituto Bíblico, em Roma, onde concluiu a pós-graduação com louvor máximo e recebeu a medalha papal de ouro. Ele havia recebido as mesmas homenagens em 1968, quando concluiu o programa de teologia da Universidade Gregoriana. Ele é ex-presidente da Catholical Biblical Association (1990-91), autor de numerosos livros e amplamente publicado numa série de revistas e obras de pesquisa. Foi o editor do Catholical Biblical Quarterly. Se desejar adquirir o livro clique na figura ao lado e estará ajudando a manter ete site.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Siquém - Evidência arqueológica

"Escavações foram empenhadas em Siquém, primeiramente pelas expedições austríaco-alemãs em 1913 e 1914; posteriormente no período de 1926 a 1934, sob a responsabilidade de vários arqueólogos; e, por fim, por uma expedição americana no período de 1956 a 1972 [...]"
" Nas proximidades do monte Ebal (Veja Dt 27.13), foi encontrada uma estrutura que sugere identificar um altar israelita. Datado do 13° ou 12° século a.C., o altar pode ser considerado como contemporâneo de Josué, indicando a possibilidade de ter sido construído pelo próprio líder hebreu, conforme é descrito em Deuteronômio 27 e 28". (Horn, Siegfried H, Biblical archaeology: a generation of discovery, Andrews University, Berrien Springs, Michigan,1985, p.40).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Salém

"E chegou Jacó salvo a Salém, cidade de Siquém, que está na terra de Cariàã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade" (Gn 33.18;12.6)


De acordo com o discionário hebraico, Salém significa paz.


Salém, seria a cidade de q Melquisedeque era rei (Gn 14:18 e Hb 7:1,2).

"Ora, Melquisedeque, rei de SALÉM, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo..."

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Retrospectiva do mês de Dezembro



01-Papa pela 1ª vez na terra santa
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/papa-pela-1-vez-na-terra-santa.html

02- Desposiny – Descendentes de Jesus
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/desposiny.html

03-Papisa Joana
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/papisa-joana.html

04-O casamento e o simbolismo da morte
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/o-casamento-e-morte.html

05-Casamento na Grécia Antiga
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/casamento-na-grcia-antiga.html

06-Dificuldade p se acreditar q Jesus casou
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/dificuldade-p-se-acreditar-q-jesus.html

07-Jesus não foi criticado por não casar
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/jesus-no-foi-criticado-por-no-casar.html

08-Templo do monte Gerizim
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/11/templo-do-monte-gerizim.html

09-História do celibato clerical
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/histria-do-celibato-clerical.html

10-Matrimônio plano de Deus
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/matrimnio-plano-de-deus.html

11-Filho de Jesus II
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/filho-de-jesus-ii-ok.html

12-Paulo era casado
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/paulo-era-casado.html

13-História do celibato clerical II
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/histria-do-celibato-clerical-ii.html

14-Filho de Jesus III
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/filho-de-jesus-iii.html


15-Reino de Israel
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/reino-de-israel-ok.html

16-Ausência do casamento nos evangelhos
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/ausencia-do-casamento-nos-evangelhos.html

17-Jesus foi chamado de Rabi
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/jesus-foi-chamado-de-rabi.html

18-Casa de José
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/casa-de-jos.html

19-O Messias e o matrimônio
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/o-messias-e-o-matrimnio.html

20-Casamento de Jesus retirado dos evangelhos II
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/casamento-de-jesus-retirado-dos-evang-2.html

21-História do celibato clerical III
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/histria-do-celibato-clerical-iii.html

22-Inclusão das mulheres
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/11/incluso-das-mulheres.html

23-Casamento plano divino
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/casamento-plano-divino.html

24-Feliz Natal a todos!
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/feliz-natal-todos.html

25-É Natal!
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/natal.html

26-Boas festas!
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/boas-festas.html

27-Jesus não casou por que não tinha tempo para cuidar de uma familia !?
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/jesus-no-casou-por-que-no-tinha-tempo.html

28-Procuradores romanos
http://madalenaesposa.blogspot.com/2008/12/procuradores-romanos.html

29-Imperadores Romanos
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/imperadores-romanos.html

30- Procuradores romanos na Galileia e Iduméia
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/procuradores-romanos-na-galileia-e.html

31-Hoje é dia dá virada!!!
http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/12/hoje-o-dia-da-virada.html

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Feliz Ano Novo!!!

"Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!" (Autor desconhecido)





GOSTOU DESTE GIF? No site Belas Mensagens tem centenas! CLIQUE AQUI E CONFIRA