quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Ministério de Maria Madalena


O episodio da ressurreição da filha de Jairo, seria a iniciação do ministério dela - Bat Mitzvah.

"Bat Mitzvah é a celebração q ocorre quando as meninas completam 12 anos, e q pode ser realizada na sinagoga, em casa ou na escola. Nesta cerimônia elas são apresentadas oficialmente a comunidade, indicando q já está apta p o casamento e também seria abertura de espaço p o estudo da Torah ás meninas. É a festa da maioridade feminina." http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/filha-de-jairo.html
Cerimônia de iniciação de Maria

"Maria faz sua primeira aparição bíblica como a filha de Jairo, que Jesus fez se levantar da morte em Mateus 9:18-25. Essa forma iniciatória de elevação da "morte" (trevas) figurativa para o nível da "vida" (luz) em comunidade foi parte de um processo de instrução chamado "o caminho", realizado aos 12 anos. Na seqüência da filha de Jairo, Marcos 5:42 confirma o fato, declarando: "Imediatamente a menina se levantou e pôs-se a andar, pois tinha 12 anos. E logo foram tomados de grande espanto". Laurence Gardner
Apos a cerimonia (Ressurreição da filha de Jairo) q deu inicio aos seus estudos, ela teria ficado sob os cuidados de Simão/Lazaro, seu instrutor, ate o dia q Jesus foi busca-la (João 4) p realizar-se a cerimonia do primeiro casamento (Jantar de Betânia).
O intervalo de tempo entre a cerimonia dela aos 12 anos e o jantar de Betânia poderia ter sido de alguns anos, onde ela cresceu fisicamente e no conhecimento da Torá.
O fato de apos o casamento Maria ter permanecido na presença de Lázaro, significa q ela continuou nos estudos.
Depois dela ter casado, com pelo menos um filho, depois de conhecer toda a Torá e o significado dos símbolos das histórias, depois de percorrer todas as etapas dos estudos, ela se tornaria uma mestre, q foi representado pelo titulo Migdal/Torre.
As mulheres hebreias do primeiro tempo participavam das cerimonias religiosas como os homens, e a missão especial destas mulheres dizia respeito a danças p o criador, músicas (Como o cantico de Maria irmã de Moises), as unções, os exorcismos, profecias (Profetiza Ana).
As mulheres só foram limitadas as funções religiosas, na epoca do segunto templo, qdo ouve o regresso dos judeus da babilonia, por causa de influencia machista estrangeira, elas foram excluidas do templo.

Jesus sendo descendente da linhagem principal de Abraão-Isaac-Jacó... teria informações de q as mulheres eram iguais aos homens perante Deus, detalhe q era respeitado no antigo povo hebreu (Epoca das Matriarcas, Profetisas, Juizas, Rainhas... Hebreias) e q foi deixado de lado pelos lideres ilegitimos q subiram ao poder.

Jesus teria resgatado na sua comunidade a importancia das mulheres, como canal de expressão divina, independente-singular-complementar do homem. "...E Ele os criou homem e mulher" (Genesis)

A ordem das Marias: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/ordem-das-marias.html

A comunidade q foi formada por Maria a Torre, teria redigido um livro q reuniria sua pregação e é conhecido por "Evangelho de Maria Madalena": http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/evangelho-de-maria-madalena.html
Por causa da sua iniciativa ao pregar junto de Jesus, teria sido levada ao apedrejamento - pois mulheres não poderia pregar no templo: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/apedrejamento-da-adultera-madalena.html

Uma mulher q passasse a estudar e pregar a torá, seria vista pelos lideres do templo como algo abominável. Ela seria caracturada como adultera, no sentido de Adulteração religiosa, aquela q prega uma versão adulterada (Diferente) da q estes lideres pregam da Torá.

Jesus, parece ter resgatado ás mulheres da sua comunidade as atividades religiosas q "Doutores do templo" haviam destinado apenas p os homens: aos 12 anos a cerimonia de iniciação religiosa; A oportunidade das mulheres estudarem e pregarem a Torá...

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Cerimônia de iniciação de Maria


Ressurreição da filha de Jairo: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/filha-de-jairo.html

Será q esta passagem nos evangelhos estaria revelando em parábolas uma cerimonia de iniciação?

Na tradição judaica existem dois pontos base na vida de um homem que é a iniciação pela circuncisão do recém-nascido e o Bar Mitzvah:
Jesus realizou estas cerimônias:
As meninas também passam por cerimônias semelhantes a estas. É a cerimônia de dar as "Fadas" - o nome hebraico ao setimo dia e o Bat Mitzvah, q é a festa da maioridade feminina aos 12 anos.
Tradição seguida ao nascimento de uma menina hebraica: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/07/tradio-ao-nascer-uma-menina-judaica.html
A Bat/Bar Mitzvah, é uma cerimonia de iniciação religiosa p a vida adulta. A partir desta então, a(o) menina(o) passam a ser considerados adultos, uma mulher ou um homem.
Para as meninas o Bat Mitzvah é qdo elas são apresentadas oficialmente a comunidade, indicando q está apta p o casamento, e abertura de espaço p o estudo das meninas.
"É a festa da maioridade feminina."
Segundo os preceitos da tradição a partir desta data, a menina passa a ser considerada uma mulher.
Passa a ser responsável por todos os deveres religiosos e sociais de um adulto. Com isso, está apta a constituir as cerimônias religiosas no lar.
" É quando a jovem passa a ter obrigações, ela ajuda a mãe”
Ela passa a ser a responsável pelos cuidados e pela educação dos irmãos mais novos, e qdo casar dos seus filhos, mantendo a tradição e os costumes judaicos dentro de casa.
Q importancia a filha de Jairo teria na vida de Jesus, p que sua iniciação pudesse ter sido contada nos evangelhos?
Sabemos q a idade de doze anos marca a época de uma cerimonia de iniciação dos hebreus. Os evangelhos informam qdo e como Jesus realizou esta cerimonia e tb revela a cerimonia de uma jovem mulher.
A enfase na idade da filha de Jairo não poderia representar outra coisa, se a ressurreição da filha de Jairo significasse outra coisa a idade dela não seria revelada.
A parabola seguinte a esta "A mulher do fluxo de sangue há 12 anos" seria a mesma filha de Jairo, pode ver q as duas historias estão coladas uma dentro da outra, são duas formas de falar a mesma coisas. Cada detalhe representaria um significado religioso e não histórico.
A filha de Jairo, passar por uma cerimonia comum apenas aos homens, de acordo com o preceito dos Saduceus, seria uma coisa terrivel e ela seria sempre vista como alguem despresivel, imensamente pecadora.
Esta não era a mesma opinião de Jesus ele disse:
"...a menina não está morta apenas dorme...menina levanta-te...dai de comer a menina"
Esta expressão poderia tambem significar:
Sono= As mulheres não tinham acesso ao estudo da Torá;
Levanta-te= Voce vai ter direito a estudar a Torá;
Dai de comer= Inicie-se os estudos dela, pois a representação simbólica da Torá tb é comida.
"Maria faz sua primeira aparição bíblica como a filha de Jairo, que Jesus fez se levantar da morte em Mateus 9:18-25. Essa forma iniciatória de elevação da "morte" (trevas) figurativa para o nível da "vida" (luz) em comunidade foi parte de um processo de instrução chamado "o caminho", realizado aos 12 anos. Na seqüência da filha de Jairo, Marcos 5:42 confirma o fato, declarando: "Imediatamente a menina se levantou e pôs-se a andar, pois tinha 12 anos. E logo foram tomados de grande espanto". Laurence Gardner

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A ordem das Marias


"As almahs bíblicas do Novo Testamento (incluindo Maria, a mãe de Jesus, e Maria Madalena) eram o equivalente às freiras, criadas e educadas para a possibilidade de um casamento dinástico. Elas eram sacerdotisas de sangue puro em seus próprios direitos, designadas a várias ordens tribais, tais como as de Dã, Aser e Manassés, e estavam ligadas à comunidade dos terapeutas ascetas em Qumran." L. Gardner
As mulheres tb faziam voto de Nazireu!

"...ou uma mulher fizer voto de Nazireu...é separado para o Senhor..." (Num 6:2)


"Então, Miriam, a profetiza, irmã de Arão, tomou na mão um tamborim e todas as mulheres sairam atrás delas com tamborins e com danças" (Ex 15:20)



As mulheres na época das tendas!

"...As mulheres se reuniam e ministravam á porta da tenda da revelação..." (Ex 38:8)



As guerreiras q destroi os inimigos pela cabeça!

- Uma mulher em cima da Torre de Siquém (Migdal-Siguém) atinge o inimigo com uma pedra na cabeça dele :
"...chegando ao pé da Torre (Migdal) de Siquém, aproximou-se da porta p por fogo, então uma mulher lançando de cima uma pedra de moinho, feriu-lhe a cabeça fraturando o cranio"(Juizes 9: 52 e 53).
- Mais uma q atinge a cabeça do inimigo!
"Então Jael, MULHER de Heber, tomou uma estaca da tenda e, levando um martelo, chegou-se de mansinho a ele e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra; pois ele estava num profundo sono e mui cansado. E assim morreu.Bendita entre todas as MULHERes será Jael, MULHER de Heber, o queneu; bendita será entre as MULHERes nômades." (Jz 4:21 e 5 - 24)

"Aos PÉS dela ele se encurvou, caiu, ficou estirado; aos PÉS dela se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali caiu morto." (Jz 5:27)

"Na época bíblica, as mulheres dos Patriarcas eram as Matriarcas, mulheres ouvidas, respeitadas e admiradas. Havia mulheres profetisas e juízas. As mulheres estavampresentes no Monte Sinai no momento em que Deus firmou o Seu Pacto com o povo deIsrael. Participavam ativamente das celebrações religiosas e sociais, dos atos políticos. Atuavam no plano econômico. Tinham voz, tanto no campo privado como no público.Com o decorrer do tempo e por força das influências estrangeiras, especialmente a grega,foram excluídas de toda atividade pública e passaram a ficar relegadas ao lar. Essa situaçãodas práticas cotidianas daquela época foi expressa nas leis judaicas então estabelecidas epermanece a mesma até hoje." Rabina Sandra KochmannFonte:http://72.14.205.104/search?q=cache:3nX24eNTHvcJ:www.pucsp.br/rever/rv2_2005/p_kochmann.pdf+mulheres+hebraicas+no+primeiro+templo&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=7&gl=br

domingo, 28 de outubro de 2007

A Filha de Jairo!


História contata nos envangelhos (Mt 9:18-26; Mc 5:21-43 e Lc 8:40-56)Citações:

"O chefe da sinagoga, chamado Jairo, foi ao encontro de Jesus, lançou-se aos seus pés e rogou q ele fosse a sua casa, porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava à morte. " (Luc 8:42)

"Jesus disse (a multidão chorosa): Retirai-vos; porque a menina não está morta, mas dorme." (Mc 9:24)

"Tendo-se feito sair o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. " (Mc 9:25)

"Jesus, tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina." (Lc 8:51)

" E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te." (Mc 5:41)

"Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos." (Mc 5:42)

sábado, 27 de outubro de 2007

Os filhos de Jesus!





"Se, segundo as listas de Mateus e Lucas, Jesus era herdeiro real da Casa de Davi, então a sucessão da dinastia daquela casa terminaria com Jesus, a menos, é claro, que ele tivesse um filho. "

"Nas escrituras do cronista palestino Hegesippus, do século II, lemos que Vespasiano ordenou "que a família de Davi fosse perseguida e que não deveria sobrar ninguém que fosse da dinastia real entre os judeus". Portanto, de uma forma ou de outra, a família de Davi era conhecida como ainda existente por volta de 70 d.C."
"Africanus relatou que, mesmo antes de Vespasiano, durante a vida de Jesus, Herodes Antipas (filho de Herodes, o Grande) tinha ordenado a destruição de todas as genealogias aristocráticas. Mas, continua Africanus, "poucas pessoas cuidadosas mantinham registros dos seus próprios... e tinham orgulho na preservação da memória de suas origens aristocráticas. Isso inclui as pessoas... conhecidas como Desposyni"."

"Desposyni, quer dizer "herdeiros do Senhor". Como o padre Martin explicou, "era reservado apenas para os parentes consangüíneos de Jesus"

"Hegesippus relatou em seu Hypomnenata (Memórias) que Domiciano ordenou a execução de todos os herdeiros Desposyni de Jesus. Mas, apesar de muitos terem sido agarrados, alguns foram soltos e "com a liberdade, tornaram-se líderes de igrejas, tanto por terem sido testemunhas, como por serem da família do Senhor""

"De Patmos, João escreveu seu Apocalipse. Com relação à perseguição dos Desposyni, ele explicou como uma mulher que nasceu da coroa de Sofia tinha fugido para escapar do dragão imperial que "entrou em guerra com os remanescentes de sua semente, que detêm os mandamentos de Deus, e testemunharam Jesus Cristo". Na tradição cristã da época, Sofia (a deusa grega da sabedoria), que usava a coroa das 12 estrelas descrita em A Revelação, era representada por Maria Madalena, que tinha fugido para o exílio em 44 d.C. "

"O exílio seguiu a captura de Pedro e a execução do apóstolo Tiago Boanerges pelo rei Herodes Agrippa I de Jerusalém (Atos 12:1-2)"

"Herodes Agrippa foi morto por envenenamento. Temendo retaliações (implicadas pelos assassinato), os outros apóstolos fugiram da Judéia naquele período. Pedro e Simão Zelote fugiram, mas Tadeu não teve tanta sorte. Ele foi pego no rio Jordão por Herodes, rei de Chalcis (na Síria), e foi sumariamente executado. Maria Madalena apelou por proteção ao jovem Herodes Agrippa II (então com 17 anos, que fora aluno de São Paulo). Ele conseguiu, com muita lentidão, a passagem dela das terras de Herodes para a Gália (França), onde Herodes Archelaus (irmão de Herodes Agrippa) fora exilado, em 39 d.C. "

"Considerando a visão de João sobre a fuga de Madalena para o exílio, é apropriado reconhecer que, antes de discutir a perseguição imperial de "suas sementes, que guardavam os mandamentos de Deus e tinham o testemunho de Jesus Cristo", ele relata que ela estava grávida quando fugiu: "E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz".

Estandarte romano, do século I, ostentando um dragão.



Fonte: O legado de Maria Madalena, Laurence Gardner



sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Evidencias do casamento de Jesus VI


Jantar de Betânia

Existia na antiguidade a tradição Judaica matrimonial e (tb de povos vizinhos) de realizar-se um jantar onde seriam convidados os amigos e parentes.

No momento em q todos estivessem a mesa como forma de evidencia q a noiva aceitaria o casamento ela deveria deixar claro q aceitava (As mulheres judias tinham e ate hj tem o direito de decidir se aceita o homem escolhido por seu pai ou não).

Dar voltas ao redor do noivo, entrelaça-lo com faixas, sentar-se ou deitar-se aos seus pés, eram exemplos da noiva deixar explicito seu sim (Vide comunidades judaicas sobre a tradição matrimonial):

Ambos os noivos tendo aceitado um ao outro, começaria a etapa da unção e o oléo especifico de matrimonio seria o Nardo de balsamo, este oléo não era utilizado em qquer outra cerimonia de unção.

Ao fim da unção do noivo, a noiva guardaria o restante do oléo pindurado no pescoço ate o dia de ungir o corpo do seu marido caso este morresse primeiro q ela.

Lendo Cantares de Salomão vemos q esta tradição foi seguida com Salomão: A noiva aos seus pés, Nardo de Balsamo, Mesa com os amigos...

O jantar de Betânia, não pode ser visto como um fato isolado.

Maria ao envolver os pés de Jesus com seus cabelos, estaria fazendo referencia a noiva de Cantares?

"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6) seria muita conhecidencia o contexto tão parecido...

“Grande é o mistério do casamento, pois sem ele o mundo não existiria. Pense sobre o casamento, pois ele possui poder...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

“O amor espiritual é vinho e fragrância... enquanto aquele que foi ungido estiver presente, os q estão por perto também se aproveitam da fragrância, porem, qdo os q foram ungidos se retirarem (para a câmara nupcial) deixando-os, então aqueles q não foram ungidos mas estavam meramente por perto, não sentirão mais o perfume...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

“O filho do homem recebe a capacidade de criar e a capacidade de gerar...aquele q gera faz em privacidade, engendra filhos” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

“... o verdadeiro matrimonio, aquele q não foi profanado é um mistério. Ele não é carnal mais puro. Não pertence ao desejo mais a vontade... A noiva só deve mostrar-se ao seu pai, sua mãe, ao amigo do noivo (Lazaro) e aos filhos (criados) do noivo (discípulos) A ESTES É PERMITIDO ENTRAR TODOS OS DIAS EM SUA CASA. Aos outros resta apenas ansiar por vir a voz da noiva e deleitar-se com seu Balsamo. Ninguém pode ver a noiva e o noivo, a menos q se torne um com eles (seu povo, sua família) ...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

Estas passagens se encaixam no jantar de Betania dos evangelhos canonicos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Jesus filho de Deus


“ No séc. I e por vários séculos antes, os judeus costumavam chamar de filho de deus, somente alguém q fosse considerado escolhido por deus para realizar alguma tarefa. Mas isso não implica nenhuma nuança de divindade. Os judeus da época e de nossos dias crêem q todos os seres humanos são filhos de deus, feitos a imagem e semelhança de deus, qdo deus é percebido como especialmente ativo por meio de uma pessoa em particular, a presença divina é então reconhecida então como no singular “filho de deus” Sl 2:7 e 2Sm 7:14” Rabino Howard A. Addison

“ ... ao lado de todos os judeus, não posso pensar em Jesus como mais filho de deus, ou como um filho de deus criado á imagem de deus, mais do q qualquer outro dos filhos de deus” Rabino Herbet Bronstein

“...Jesus não temia a morte, por que sabia q era deus, não a totalidade de deus q lhe é atribuída pela igreja, mas uma manifestação de deus, tendo ao seu cargo o dever de fazer com que os atributos divinos incidisse sobre o plano da criação” Rabino Rami M. Shapiro

“ Jesus foi uma flor do judaísmo, cortada em pleno alvorecer. Visto por olhos judeus, ele não é o filho unigênito de deus. O mito do filho de deus explode na verdade segundo a qual todo ser humano, toda criatura é uma encarnação de deus. “ rabino Daniel Matt

“Para os judeus o deus único ter descido a terra para encarnar como homem é incrível, quase impossível. São passagens apenas retiradas de traduções gregas, não do original hebraico. A imagem de Jesus depende muito de empréstimos feitos a mitologia grego-romana. O verdadeiro messias jamais abandonaria a própria essência do judaísmo”

Jesus era chamado de filho de deus por q todos da casa de Davi eram considerados filhos de deus (II Samuel 7:13-14) Adão foi o primeiro da linhagem a ser chamado de filho de deus. (Mt 5:9)
"Declarar-se a si mesmo como "o filho de Deus" não era um crime de blasfémia nem era uma ofensa importante. De facto, a expressão "filho de Deus" era muito comum e poderia ser usada para representar todos os seres humanos: todos os Judeus, de acordo com a Tora, eram filhos de Deus"
Por tanto Jesus se declarar "filho de deus" não seria nenhuma blasfemia, ao ponto de condena-lo a morte.
Pq o julgamento de Jesus é uma fraude histórica: http://orbita.starmedia.com/~hyeros/trabadepesqorigdocristi003.html
Os judeus foram a Pilatos pedir a libertação de Jesus Bar-Abbas "Jesus q é filho do Pai". Jesus teria sido assassinado pelos romanos e seus funcionarios do templo, por causa de motivação politica: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/jesus-bar-abbas.html

Fonte:
Jesus segundo o Judaismo - Coletania de discertações de Rabinos a cerca do tema Jesus, organizado por Beatrice Bruteau. Editora Paulus,2003.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Tiago, o verdadeiro sucessor de Jesus?


Varios documentos afirmam q Tiago, o irmão de Jesus, teria sido o seu verdadeiro sucessor e não Pedro.

Ele liderou a comunidade formada por Jesus em Jerusalem, Pedro e João teriam sido seus conselheiros e encarregados mais imediatos.

James D. Tabor, afirma e prova em seu livro A Dinastia de Jesus, q Paulo, não o aceitava como autoridade e para resolver os problemas q estavam ocorrendo entre as comunidades de Paulo e a Comunidade de Jerusalem foi realizado o primeiro encontro dos lideres, em Jerusalem. Paulo se separou desta comunidade liderada por Tiago, e passou a pregar sua versão sobre Jesus e sua mensagem.

“O corpo principal dos seguidores de Jesus, se concentravam na palestina. Após a morte de Jesus a tradição q passou a ser contada, foi a de q Pedro tomou a liderança deste grupo. Mas indícios revelam que na verdade foi Tiago, irmão de Jesus, q se tornou o sucessor de Jesus. Sendo irmão de Jesus, Tiago seria o próximo na linha de sucessão, dos descendentes de Davi. Mas por que ele foi deixado de fora da historia das origens cristãs? O livro de atos é o principal responsável pelo relato oficial dos primórdios do cristianismo, em q Pedro e Paulo assume papel tão destacado e Tiago amplamente deixado de fora” James Tabor


Indicios de sua liderança nos canônicos

"Os nazarenos desconfiavam de Paulo, que ele estivesse distorcendo a mensagem de Jesus. Qdo Paulo foi a Jerusalém 3 anos após sua conversão, viu Pedro mas sabia q era essencial encontrar-se com Tiago q estava no comando. 14 anos após esta conversa com Tiago (50 dc) voltou lá p obter autorização para sua missão junto aos gentios."

"Gal 2:9. Paulo nomeia Tiago antes de Pedro. A ordem dos nomes indica uma ordem estabelecida de autoridade. O conselho dos 12 com Tiago na frente."

“...mas não vi nenhum dos outros apóstolos, com exceção de Tiago, irmão do senhor” (gálatas 1:19) Chamou Tiago de Apostolo e o identificou como irmão de Jesus.

Atos 12:17 Pedro se vê preocupado em relatar as coisas ao líder.

Atos 15, Tiago é apresentado com autoridade. Registrando q foi Tiago q se ergueu e deu a decisão final, em relação a questão crítica.

Quem ganhou com sua exclusão?

Tiago teria se tornado o sucessor de Jesus e o lider inconteste do movimento cristão.Tiago, era o proximo na linhagem real de Davi.

Mesmo sendo o herdeiro desta dinastia, por que ele foi deixado de fora da história das origens cristãs?

"A decisão de Tiago, no consílio de Jerusalem, estava em harmonia com a abordagem judaica usual em relação aos gentios. A decisão fundamental decretada por Tiago era a de manutenção da pratica usual dos grupos judeus em todo o mundo romano. Não se esperava dos gentios a circucisão mas apenas q guardassem a etica da Torá q se aplicava a todos os os seres humanos"

Indícios em outras fontes

“ Os discípulos disseram a Jesus: Sabemos q vai nos deixar. Quem, então, será nosso líder? Jesus disse: Onde quer q ides, deveis ir a Tiago, o justo” Evangelho de Tomé, descoberto no alto Egito, em 1945, próximo a cidade de Nag Hammadi. O texto data do séc. III, porem, estudiosos demonstram q ele preserva, traços de ser copia de um documento original em aramaico que remota dos primeiros dias da igreja de Jerusalém, a que foi formada pelo próprio Jesus.

“ Pedro, Tiago e João, após a ascensão do senhor, não lutaram pela gloria, por q tinha sido previamente ficado estabelecido que Tiago o justo, foi escolhido para supervisor de Jerusalém...apos a ressurreição, o senhor concedeu a tradição do conhecimento a Tiago, o justo, a João e a Pedro, que a deram aos outros apóstolos e estes aos 70” esta passagem conserva uma estrutura hierárquica deixada por Jesus. Tiago, o justo, como seu sucessor, João e Pedro como seus conselheiros, um a esquerda e o outro a direita, um conselho de 12 e os 70. de acordo com a hierarquia apresentada, nos manuscritos do mar morto. Quem escreveu isto foi Clemente de Alexandria, no final do séc. II dc. Citado em Eusébio, church history 2.23.4.

“Eusébio, historiador cristão do inicio do IV século, escreveu comentando esta passagem: Tiago, a quem os mais velhos tinham apelidado de o justo, pela excelência de sua virtude, é lembrado como tendo sido o primeiro eleito para o trono de supervisor da igreja de Jerusalém”

“Eusébio também preserva o testemunho de Hegésipo, um judeu cristão do começo do século II, que ele afirma ser da geração posterior aos dos apóstolos: A sucessão da igreja foi passada a Tiago, irmão do senhor, juntamente com os apóstolos..., a palavra grega empregada por Hegésipo, diadexomat (suceder) é normalmente usada p transmissão de uma herança genética.”

“ A igreja de Jerusalém que foi estabelecida por nosso senhor, crescia em numero sendo governada de forma firme e reta por Tiago, designado pelo senhor como seu supervisor” Recognitions em sírio, 1.43.3. fonte Siríaca recentemente descoberta, the ascents of james, temos ai registros de acontecimentos em Jerusalém nos 7 anos q se seguiram a morte de Jesus qdo Tiago esta claramente na liderança. A versão latina das Recognitions passou adiante as seguintes advertências: “observam, portanto, a maior cautela, e não acreditem em nenhum mestre, a menos q ele traga de Jerusalém o testemunho de Tiago, irmão do senhor, ou de quem quer q venham a sucede-lo” (4:35)”

“Jesus beija o irmão Tiago e lhe diz: eis q vou lhe revelar tudo meu amado” segundo apocalipse de Tiago, um dos textos encontrados junto com o evangelho de Tomé, em Nag Hammadi capitulo 50:15-22”

“ Eusébio registrou q após a morte de Tiago, em 62, o restante dos apóstolos se reuniram com os remanescentes da família do senhor e deliberaram em conjunto sobre quem seria o sucessor de Tiago. – “ todos eles, unanimemente, decidiram q Simão, o filho de Cleófas, era digno do trono” fonte: Eusébio, church history 3.11.1)”

O autor desta tese é James D. Tabor

O mesmo q está afirmando q a tumba de Talpiot é a tumba de Jesus. Ele pertence ao departamento de estudos religiosos na Universidade da Carolina do Norte, onde tambem é professor. É especialista nas origens do cristianismo, em Judaísmo antigo, João Batista, Tiago irmão de Jesus e na historia de Paulo. Seu primeiro livro foi sobre a vida de Paulo. Ele é autor de inumeros artigos e é um dos maiores pesquisadores do cristianismo primitivo, na atualidade.

“Tiago é reconhecido pelo historiador Flavio josefo, como o sucessor de Jesus e q era irmão dele.”“ Ele (anas) convocou os juizes do sinédrio e trouxe diante deles Tiago, o irmão de Jesus, e alguns outros, sob a acusação de infringirem a lei, e os entregou ao apedrejamento. E os habitantes da cidade considerado mais equilibrados e q eram estritos observadores da lei ficaram desgostosos com isso” Flavio Josefo, antiguidades 20:200-1

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Jesus Bar-Abbas


Toda a vez que havia necessidade de se dirigir a Deus ou se referir a Ele, os Judeus substituíam por nomes como Adonai, Eloah, Supremo, o Senhor, Pai, etc.

"Pai", o qual em aramaico é "Abba", era o mais comummente falado por Jesus e é comummente usado nos textos dos Evangelhos, como por exemplo: "E disse: Abba, Pai, todas as coisas te são possíveis..." (Mc 14, 36); "...quando vier na glória do seu Pai, com os santos anjos..." (Mc 8, 38); " ...que o vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas." (Mc 11, 25); "Graças te dou, ó pai, Senhor do céu e da terra..." (Mt 11, 25).

Consequentemente, tanto Jesus como o Sumo Sacerdote, em vez de dizerem "filho de Deus", teriam usado certamente a expressão "filho do Pai".

A palavra "bar", que significa "filho", e "Abba", que quer dizer "pai"; tem como expressão inteira "bar Abba", a qual pode inclusivamente ser pronunciada sem nenhuma pausa, e assim parece-se com a palavra "Barabba" (há numerosos casos semelhantes: Barnabas – Barnabé – quer dizer "o filho do Mestre". Assim, toda a expressão que nós conhecemos como "Jesus, o filho de Deus" pode aparecer em aramaico como "Yeishu bar-Abba" (Jesus filho do Pai).

O nome do prisioneiro que foi liberado no lugar de Jesus, que é Barrabás (Barabbas, no original, os Evangelhos afirmam que ele era apelidado Barrabás. O que significa isto?

É preciso que se saiba que alguns velhos manuscritos do Evangelho segundo S. Mateus, datados do quarto século, chamam este sujeito não só pelo apelido mas até lhe atribuem o nome de Jesous Barabbas (o manuscrito tendo sido escrito em Grego antigo).

Na realidade, os autores fizeram nada mais que transcrever em caracteres Gregos a expressão hebraica "Yeishu bar-Abba", cujo significado nós já sabemos: "Jesus, o filho de Deus" .

"Novum Testamentum Graece et Latine", por Augustinus Merk, editado em 1933 pelo Instituto Bíblico Pontifício, página 101, onde a frase que é comummente apresentada "E tinham então um preso, bem conhecido, chamado Barrabás." (Mt 27, 16) está escrita "E tinham então um preso, bem conhecido, Jesus chamado de Barrabás."

Porque é que os Cristãos sempre foram mantidos na escuridão sobre o facto de que o aramaico "Barrabás" é o equivalente da moderna expressão "filho do Pai"?

A narração do Evangelho da Paixão de Cristo foi censurada, e está cheia de truques literários inventados de propósito para distorcer completamente alguns aspectos importantes da verdade histórica sobre o modo de como Jesus foi preso, julgado, condenado, e executado; e sobre as razões por que todas estas coisas aconteceram.

De acordo com pesquisas históricas, nunca houve uma tradição romana de libertar um criminoso. (Barrabás ou Jesus).

De acordo com dicionário bíblico universal Barrabás em hebraico significa bar (filho) abba (pai) = filho do pai.

O rabino Rami M. Shapiro sugere q os judeus foram procurar Pilatos pedindo a libertação de Jesus Bar Abbas, Jesus q é filho do Pai.

A historia teria sido manipulada a fim de tirar a culpa dos romanos (Pilatos lavou as mãos e Herodes não fez nada) e por a culpa da morte de Jesus p os judeus e com isso facilitar a propagação do cristianismo entre os romanos.

De acordo com o estudo do Judaísmo daquela época, um autentico julgamento judaico, teria reunido todo o sinédrio a luz do dia e a máxima condenação seria a morte por apedrejamento.

A tradição prega q os judeus não tinham autoridade de condenar e matar ninguém, por isso, levaram Jesus a Pilatos, p ele apenas dar o veredicto de condenação, mas isso parece muito contraditório pois outros judeus foram condenados e mortos ao apedrejamento naquela época, por exemplo, se Jesus não tivesse intervindo a mulher adultera teria sido apedrejada, Estevam morreu apedrejado poucas semanas depois de Jesus, o apostolo Tiago, morreu apedrejado, qdo o sinédrio condenava alguém a pena máxima, a execução era feita, e por que somente no caso de Jesus não o executaram a pedradas?

Porque foram os romanos e não os judeus q o condenaram.

Fonte:
- Jesus segundo o judaísmo/Beatrice Bruteau

- Verdadeiras origem histórica sobre o cristianismo: http://orbita.starmedia.com/~hyeros/trabadepesqorigdocristi003.html

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A vida de Jesus teria sido alterada


O imperador romano Constantino reunido com outros líderes romanos, durante o concílio de nicéia, adulterou várias caracteristicas da vida de Jesus e sua família.


E acrecentou caracteristas de um deus romano chamado Mitra.


A familia de Jesus conhecida por Desposyni, teria ido até Roma reclamar as alterações feitas, e q a sede da igreja de Jesus deveria ser em Jerusalem não em Roma, sobre a liderança de um parente de Jesus, porem, eles não foram atendidos, e passaram a ser desprestigiados, caluniados e os escritos q falavam sobre sua ligação com Jesus destruido para q não ouvesse razão de autoridade entre suas palavras.


OBS: "Desposyni, quer dizer "herdeiros do Senhor". Como o padre Martin explicou, "era reservado apenas para os parentes consangüíneos de Jesus"


"padre Malachi Martin deixou evidente nos arquivos do Vaticano, apenas aqueles que tinham a linhagem de Jesus por meio de sua mãe eram qualificados como Desposyni. Ele conta uma passagem especial em 318 d.C. (também registrada por um historiador contemporâneo, Eusébio de Cesaréia), quando uma delegação de Desposyni dirigiu-se a Roma. Os homens foram recebidos pelo bispo Silvestre no recém-fundado Palácio de Latrão, em Constantinopla. Por meio de seu porta-voz, Joses, eles argumentaram que a Igreja deveria estar sediada em Jerusalém e não em Roma. Eles reivindicaram que o bispo de Jerusalém deveria ser um Desposynos verdadeiro, enquanto que os bispos de outros centros importantes - tais como Alexandria, Antióquia e Éfeso - deveriam estar relacionados. Afinal de contas, ele declarou, o bispo Clemente da Alexandria tinha escrito que o irmão de Jesus, Tiago (como apontado pelo bispo nazareno de Jerusalém), era o "Senhor da Santa Igreja e o bispo dos bispos". Com referência a isso, o movimento israelita-cristão deles era uma autoridade muito mais alta que o desdobramento inventado em Roma, com sede em São Pedro, que foi um simples apóstolo do Senhor e não um membro de sua família." L. Gardener


Para q os parentes de Jesus perdessem sua voz, modificações cada vez maiores foram feitas, passaram a vigorar q Jesus não teve irmãos - sua mãe não teve outros filhos; não casou nem teve filhos - foi celibatario...


Os livros q seriam estudados precisavam ser monitorados p que não entrassem em contradição, então foi encomendado a Jerônimo q ele produzisse 50 cópias dos escritos q levariam somente as infomações pertinentes a nova religião romana.


Todos os outros escritos foram condenados a destruição e quem pregasse o contrario passou a ser perceguido, exilado, silenciado. Todos os fieis cristãos q discordassem com o q estava sendo pregado pelos lideres romanos seriam apontados e perceguidos como hereges.


A base do cristianismo q conhecemos hoje teria sido molda por Irineu.


"Na metade do século II, começou a surgir um novo estilo de Cristianismo teológico, com eruditos como Irineu de Lyon, Clemente da Alexandria e outros, hoje denominados os pais da Igreja. " L. Gardner


Com acrecimos do culto mitraico q era a religição oficial de Roma na época de constantino.


A religião principal do imperio romano na época de Constantino não era o cristianismo, mas o culto ao deus Sol Invicto. O proprio imperador era sumo sacerdote deste culto.


"Por um edito promulgado em 321, Constantino ordenou que os tribunais deveriam ser fechados no "venerável dia do Sol", decretando que esse seria um dia de repouso. Até então, o cristianismo havia guardado o sábado, o sabá judaico, como sagrado. A partir do edito de Constantino, passou a adotar o domingo, o dia do Sol, como seu dia sagrado."


"Para o culto a Sol Invictus, o dia simbolicamente mais importante do ano era 25 de dezembro - o festival de Nalalis Invictus, o nascimento (ou renascimento) do Sol, quando os dias começam a ser tornar perceptivelmente mais longos. "


O messias nazareno q pregou na galileia, samaria e judeia seria diferente do construido pela igreja de Roma.


É preciso conhece-lo no seu contexto socio-cultural p podermos exergar sua verdadeira identidade. Isso não seria diminui-lo, apenas separar o joio do trigo, ou seja, separá-lo da identidade dos deuses romanos.



domingo, 21 de outubro de 2007

Apedrejamento da "Adultera" Madalena



"Os escribas e fariseus trouxeram a Jesus uma mulher q fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram - agora mesmo este mulher foi apanhada em adultério, a lei de Moises nos manda apedrejá-la..." (João 8:3-5)
De acordo com a lei de Moises, no caso de adulterio carnal, o marido seria o primeiro a apedrejar os adulteros, dai pq levaram a Jesus;

A acusação de adulterio pode ter outra interpretação - a de se tratar de adulterio religioso e não carnal, ou seja, existia e ainda hj existe entre os judeus 2 tipos de adulterio: o sexual e o adulterio mais grave - o religioso:

- No caso do adulterio sexual a lei de Moises é clara:

"Se um homem for encontrado deitado com MULHER que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a MULHER, e a MULHER. " (Deut 22:22)

ENTÃO POR QUE NOS EVANGELHOS SOMENTE A MULHER FOI LEVADA SOZINHA até Jesus PARA SER APADREJADA ?

Cade o homem?

A ausencia do homem ao lado da mulher é indício de q não se tratava de adulterio sexual, mas sim de adulterio religioso.

Como seria um adulterio religioso?

"Sê atento no q vou te ordenar...não faça aliança com povos q adoram outros deuses...não adoraras nenhum outro deus...não tome por esposas as filhas destes estrangeiros p teus filhos, são mulheres q se prostituem aos seus deuses poderiam arrastar a isso teus filhos" (Ex 34)

Este adulterio (com outros deuses) seria bem mais grave q o primeiro, pois dizia respeito a pregar uma doutrina diferente da pregada pelos doutores da lei.

Vamos com calma q o assunto é delicado.

Prestando atenção em João 8 veremos os seguintes detalhes:

- O evento se passou dentro do templo, junto do confre das esmolas, traduzindo, no atrio das mulheres ;

- Jesus tb é chamado de Adúltero e procuram apedrejá-lo:

"Não dissemos com razão q es samaritano" (8:48) Os samaritanos eram considerados adulteros pelos doutores da lei.

"A estas palavras pegaram então pedras p atirar em Jesus, porem, ele escapou" (8:59)

As mulheres pregavam na porta do tenda:


- Na época das tendas, época do culto original a Javé era permitido as mulheres pregarem, ungirem, guiarem louvores e celebrações a Deus: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/as-mulheres-na-poca-das-tendas.html

"...as mulheres se reunião e ministravam a porta da tenda da revelação..." (Ex 38:8)

As mulheres só foram limitadas as funções religiosas, na epoca do segunto templo, qdo ouve o regresso dos judeus da babilonia, por causa de influencia machista estrangeira, elas foram excluidas do templo.

Maria Madalena estaria pregando no templo, igual as suas antepassadas. Porem, os lideres do templo não teriam gostado.

A expressão religiosa oficial dos lideres do templo (Saduceus), era a ortodoxa e qquer outra expressão diferente desta era considerada por eles uma versão adulterada, mesmo q isso não signifique expressão invalida, apenas não estava em harmonia com os interesses destes lideres.

Ao permitir q Maria a Magdala pregasse no templo, Jesus como Rei estaria restabelecendo as praticas originais, onde as mulheres tb podiam participar do templo.

“os escribas trouxeram uma mulher q foi apanhada em adultério...mestre esta mulher foi apanhada adulterando” (João 8)

Ela passa a ser apodada, por confusão, de adultera. Só q este texto é ambíguo. Q tipo de adulteração ela estaria cometendo? Ela pregava palavras q entraram em conflito com os doutores da lei, como algumas vezes, Jesus fizera? Ou estaria traindo o esposo, com outro homem, como sempre foi pregado? Bem, talvez se fosse o segundo caso, o homem com quem ela estivesse, também estaria no bolo da acusação, mas nada é mencionado a respeito.

Alguém q pregasse uma nova visão da interpretação bíblica ou uma formulação religiosa nova, tb seria considerado um adultero, um modificador do q estaria estabelecido, este tb seria acusado de infidelidade.

Os lideres do templo, eram acusados de corrupção, de interpretação erronia da tora e de fazerem aliança com os romanos, algozes do povo por parte dos outros grupos religiosos.

A versão deles de interpretar a bíblia, entrava em choc com os demais grupos religiosos, porem, como eram os sumo-sacerdotes, funcionários romanos, empoçados pelos romanos, davam as cartas no sentido religioso. Se o q estes sumo sacerdotes e doutores da lei pregavam, era o estabelecido como ortodoxo e o correto, então qquer pregação contraria, seria uma adulteração do q se estivesse estabelecido por eles. Esta mulher foi acusada de está adulterando... o q estes doutores pregavam.

O sentido original de adultério...era no sentido religioso, a idolatria ou o fato de se abraçar outra crença, não no sentido sexual (Ex 34:15-16)

Qualquer expressao ritual diferente da pregada pelos lideres religiosos do templo seria considerado uma adulteração.

Porem, entre o grupo de mulheres que seguiam Jesus, elas profetisariam, pregariam, liderariam, pois homens e mulheres eram vistos como iguais perante a deus.

O termo prostituição para os antigos judeus significava que foram religiosamente infiéis.

"...os profetas chamaram de prostituição à apostasia."

http://209.85.165.104/search?q=cache:ChJfxcMlg5MJ:www.cfh.ufsc.br/~simpozio/Fund_Cris/4251y015.htm+prostitui%C3%A7%C3%A3o+para+os+antigos+judeus&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=6&gl=br

Para os Fariseus a palavra pecadora tinha significados diferentes.

Podia significar tanto uma mulher de costumes depravados, o q nao era comum entre as mulheres judias, pois elas observavam a lei Mosaica, como tambem poderia ser uma mulher q nao observava os preceitos farisaicos.

Concluindo, a sintese de todo o capitulo 8 de João diz respeito a:

Jesus e sua esposa Madalena estariam pregando no templo, Jesus pregando aos homens, Madalena pregando as mulheres no atrio das mulheres.

A pregação dos dois não agradou os lideres do templo q os acusaram de adúlteros (Madalena acusada no inicio e Jesus acusado no fim do capitulo).

E por causa disso estes lideres pegaram pedras p apadrejar os dois, Madalena foi a primeira q queriam apredrejar por não ser permitido mulher pregar no templo e procuram apedrejar Jesus no fim do capitulo tb.

O apedrejamento de Madalena e de Jesus é seria pelo mesmo motivo e são a mesma historia contada de duas formas. As duas metades de um todo.

sábado, 20 de outubro de 2007

Maria a Torre!


Como em uma postagem anterior, foi mencionado, a palavra Magdala de Maria, não diria respeito a sua cidade de origem, mas sim viria da palavra hebraica Migdal q significa torre, sugestionando q ao chamar Maria a Torre, um elogio estaria sendo feita a esposa de Jesus, indicando sua posição na comunidade como rainha.

A palavra torre teria inúmeros significados, um deles inclusive, diria respeito tb ao contraposto poço

Uma torre seria um poço ao inverso, e p cima.

Poço e Torre, seriam representações simbólicas p as esposas escolhidas por Deus como consorte do seu líder ungido p guiar seu povo na construção do mundo idealizado por Deus.

“Es um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente fechada, uma fonte selada...es a fonte de meu jardim, uma fonte de água viva...” (Cânticos dos cânticos 4)

O poço e a Torre, em culturas antigas e, em particular, a hebréia, tem atributos sagrados, pois realiza uma síntese das três ordens cósmicas: o céu, a terra e o inferno; e os três elementos: água, terra e ar. Realiza uma escala de salvação que une entre eles os três planos do criado.

Na cultura hebréia o poço é símbolo da mulher e da esposa.

Alguns acham q estes símbolos não significam nada importante, porem, indícios parecem mostrar q sim, Maria, a mesma q ungiu Jesus, era chamada de Torre (Maria a Migdal) e q houve um erro ao interpretar este termo.

No monte das oliveiras, existe uma igreja dedicada a Maria Madalena e lá foi erguido 7 (Sete) TORRES douradas em homenagem a ela, edificada pelo Czar Alexandre III de Rússia.

Fonte: Destinos turísticos – Monte das oliveiras – Igreja de Madalena: http://www.rumbo.com.br/guide/br/moriente/israel/sitio1.htm

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Sobre o celibato dos essenios e Jesus!



Como é fato, q todo judeu casava na época de Jesus e ficou complicado explicar como podia Jesus sendo judeu não ter casado, alguns passam agora a se segurar com unhas e dentes na teoria de q Jesus era de um tipo de judeu q não casava - Essênio - porem, as poucas informações sobre esta classe de judeus, baseada nas descobertas do mar morto revelam q:

Provavelmente a teoria dos essênios não se casarem esteja errada, pois foi encontrado restos mortais de crianças e mulheres nos arredores do mosteiro deles.
Bárbara Thiering, uma das maiores estudiosas dos Manuscritos do Mar Morto revela em seu livro Jesus The Man, a visão e a pratica do celibato na comunidade q vivia proximo ao Mar morto.

Segundo ela a observação do celibato está detalhado no pergaminho do templo e revela informações do tipo:
- Viveriam um celibato temporário sem ferirem a lei da Torá. A abstinencia sexual seria na mesma linha do jejum de comida, ou vestir roupa de saco, serviria como instrumento educativo e não perpetuo.
- A restrinção mais severa do ato sexual cabia aos sacerdotes, a demais população tinha uma restrinção mais flexivel, e mesmo assim é visto aos sacerdotes uma abetura p suas atividades de marido e pai.

" Qdo era ora de procriação uma dinastia sacerdotal tinha q se omitir temporariamente de sua função ordenada e passar p um substituto. Qdo as relações físicas com a sua esposa se completava, ele novamente se afastava de sua esposa e retornava a sua existência celibatária."

Viveriam o sistema de celibato, mas isso não impediam o matrimonio, pois o objetivo principal do celibato era a sexualidade canalizada com um fim especifico e não a anulação deste dom divino.

Os casados viveriam a maior parte do ano separados, porem, havia um mes especifico onde eles podiam ficar juntos e esperavam com isso o nascimento de crianças 9 meses depois deste periodo.

O celibato praticado por este grupo de judeus, não seria perpetua mas temporária, abstiam - se das relações sexuais, porem, a praticavam como observação ao primeiro mandamento "Não é bom q o homem esteja só...crescei-vos e multiplicai-vos" respeitando a promessa feita a Abraão, de q teria filhos numerosos como as estrelas, em dias estabelecidos.
Os apologeticos a crença do celibato de Jesus se apoiam a escritos daquela época como estes "Contudo, por volta do primeiro século, exceções a esta regra geral (de q todo judeu casava) foram reconhecidas, e até mesmo louvadas."
Só q afirmações como estas foi escrito justamente no período da dominação romana, por tanto, não casar seria um habito estrangeiro, não judeu. Os únicos q sempre louvaram o não casamento foram os estrangeiros e não os judeus.

Considerar os escritos da época q falam sobre o celibato total dos essênios, deve ser levado em conta q os escritos tanto de Filo, como de Josefo e outros, estiveram de posse da ig romana por anos, e q como forma de apologia a pratica do celibato é preciso considerar a hipótese de se ter feito interpolações.
Críticos literários analisado estes escritos já reconhecem as interpolações q de repente surgem no meio de um relato quebrando o curso normal e totalmente fora do contexto geral.

Se vc é adepto do celibato e acolhe os textos apologéticos ao celibato oferecidos pela ig, numa tentativa desesperada de defender algo q Abraão e Moises não viveu nem pregou como saudável ao seu povo, fique a vontade, o livre arbitro é seu, porem, este estilo de vida não parece se encaixar em nada com o estilo de vida dos filhos de Abraão, e de acordo com o encontro de Jesus com a samaritana ou o jantar de Betânia, não parece tb fazer parte do estilo de vida de Jesus.
Se mesmo vc sabendo a opinião de Deus no gênesis "...não é bom Adão estar só" vc adere ao celibato ai é problema seu, mas dizer q Jesus ignorou a opinião de Deus e resolveu aderir a uma pratica estrangeira, ai talves isso não faça sentido algum.
Se Jesus não fosse seguir a opinião geral dos filhos de Abraão e sim de povos estrangeiros, porq então não nasceu logo na capital romana onde estes desvios seriam tão normais, ao invez de ter nascido entre os filhos de Abraão?
Deus queria desprestigiar a religião do seu amado Abraão? e o pior de tudo exaltando a religião romana? Realmente pior cego é o q não quer ver!
"No decorrer do período talmúdico, quando as for­mas tradicionais de vida judaica estavam sob o impacto desorientador dos hábitos greco-romanos, devem ter existido alguns elementos inclinados a permanecer solteiros, os quais, na opinião dos rabinos, deviam ser estimados ao matrimônio."

"No hebraico bíblico não havia palavra correspondente a "solteiro". A não exis­tência da palavra, prova, ipso facto, que não havia necessidade dela. A simples idéia de não se casar era inaceitável para o judeu."

"...o poder da procriação era o instrumento sagrado com que Deus havia dotado todas as suas criaturas com o propósito de continuar e "colaborar" com ele em seu trabalho de infindável Criação."
Os judeus casavam não porq eram obrigados, mas porq compreendiam q o casamento é essencial p a realização do projeto de deus p essa humanidade.
Sempre q se vai construir um prédio, constroi-se primeiro uma maquete. Na maquete da humanidade q seria os sete dias da criação está escrito :
"...não é bom q Adão esteja só" e a companhia deste Adão não dizia respeito a qquer um, pois se fosse assim, Deus teria lhe criado um amigo, mas Deus foi especifico ao enfatizar qual seria esta companhia "... criarei uma companheira..." este Adão não seria o do passado, mas todos nós.
Cada dia da criação Deus dizia "isso é bom" a única vez q deus disse algo diferente, foi justamente em relação ao casamento "não é bom q o homem esteja só".
Como casamento é de extrema importância p os judeus, Jesus sendo descendente de rei e alguém tão importante, se não tivesse casado o motivo teria sido dito nos evangelhos, pois esta seria uma exceção a regra de q todos casavam. Em nenhum lugar é dito porq Jesus não casou.

Vejamos o q os judeus falam sobre o casamento extraído de comunidades judaicas:
"O matrimônio no Judaísmo é um mandamento Divino (Devarim 12:13). Suas finalidades incluem a procriação, o companheirismo, a auto-realização e também a aquisição de um estado de santidade que surge ao se evitar o pecado , o sexo ilícito fora do matrimônio."
"...o matrimônio é o caminho das filhas e dos filhos de Israel, que são santos e puros em seu relacionamento, e sua vida conjugal é louvável."
"O homem para ser perfeito deve ter controle completo sobre seu desejo sexual, alimentar ou de bebida, para não impedir o desenvolvimento de sua perfeição. A abstinência sexual, alimentar ou de bebidas... são sempre temporários e tem a função de educação."
"...um homem solteiro vive sem nada de bom, sem ajuda, sem alegria, sem bênção e sem expiação". Talmund
Usando-se o mínimo de bom senso, a probabilidade de Jesus não ter sido celibatário é bem maior do q a probabilidade dele ter sido celibatario.

Fonte:

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Madalena no Calendário litúrgico Católico


Calendário litúrgico católico:Calendário em que estão registrados os dias dos Santos Católicos. Cada dia do ano corresponde a um Santo, para cada Santo são relacionadas as leituras litúrgicas correspondentes.

Leituras litúrgicas: Versículos bíblicos determinados pela igreja, que estão relacionados com os santos correspondentes ou com outro elemento religioso.

No dia dedicado pela igreja à Stª Maria Madalena (dia 22/07) de acordo com o CALENDÁRIO LITÚRGICO, são lidas 4 leituras escolhidas por teólogos católicos:

->Cântico dos Cânticos 3,1-4ª
->2Corintios 5,14-17
->Salmos 62
-> João 20,1-2.11-18.



A 1ª Leitura: Cântico dos Cânticos 3,1-4ª está no antigo testamento, de acordo com a definição na INTRODUÇÃO AOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO das bíblias católicas para Cântico dos Cânticos:



"Uma coleção de poemas, originariamente, destinados ás SOLENIDADES NUPCIAIS" (SOLENIDADES NUPCIAIS SIGNIFICA CERIMÔNIAS DE CASAMENTO).

Em Cântico dos Cânticos 3,1-2:

¹:"Durante a NOITE, em MEU LEITO(LEITO SIGNIFICA CAMA), procurei aquele que meu coração ama; procurei-o sem encontrá-lo."

²"Vou LEVANTAR-ME e percorrer a cidade, as ruas e praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o sem encontrá-lo."

3- "Encontraram-me com GUARDAS que faziam a ronda pela cidade: "Vistes porventura o amor de minha vida?"

4A-"E logo que passei por eles, ENCONTREI O AMOR DE MINHA VIDA".

Na segunda leitura, em 2Corintios 5,16 está escrito:

"Por isso, nós daqui em diante a ninguém conhecemos de modo humano. Muito embora tenhamos considerado Cristo desta maneira, agora já não o julgamos assim*. (*HUMANO, LITERALMENTE SEGUNDO À CARNE).

Na terceira leitura em Salmos 62,2 está escrito:

"Ó Deus, vós sois meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de Vós, E MINHA CARNE POR VÓS ANELA COMO TERRA ÁRIDA E SEQUISA, sem água.

"A última leitura João 20 é a única que fala claramente de Madalena no dia da ressurreição.Se Maria Madalena tivesse sido apenas uma simples discípula de Jesus, por que os teólogos católicos, nestas escolhas litúrgicas, a associam com estes POEMAS DESTINADOS ÀS CERIMONIAS DE CASAMENTO JUDAICAS e a textos que fazem claras referências à um lado carnal de Jesus?

De acordo com o calendário litúrgico, o dia 22 de julho seria o dia dedicado a Madalena.

"Maria Madalena fez sua aparição sagrada no calendário da Igreja apenas em 1969, e sua data de comemoração é 22 de julho. Esse dia já era reconhecido no Ocidente desde o século VIII, e há 187 igrejas antigas dedicadas a ela apenas na Inglaterra." O legado de Maria Madalena- Laurence Gadener

"Maria Madalena foi a primeira testemunha ocular da ressurreição de Jesus e foi quem foi usada para anunciar aos apóstolos a ressurreição de Cristo. (Mateus 27:55-56; Marcos 15:40-41; Lucas 23:49; João 19:25) ... É festejada pela Igreja Católica no dia 22 de Julho." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena

"Caríssimos leitores do nosso Boletim Diocesano... Neste mês de julho a Igreja tem uma celebração que diz respeito ao serviço que a mulher é chamada a prestar na vida pastoral da Diocese e da Igreja. É a celebração de Maria Madalena, no próximo dia 22 de julho. Uma festa que confundia duas Marias: a Maria de Betânia, irmã de Lázaro e Marta, e essa Maria de Magdala, Maria dita Madalena. Aquela que lavou os pés de Jesus e enxugou-os com os seus cabelos e os perfumou." Fonte: http://www.diocesefranca.org.br/boletim/jul2004/bd-pastor.html

"A igreja católica não faz festa para Maria Madalena,no entanto no dia 22 de julho se comemora a o dia em memória de Santa Maria Madalena . As festas ficam restrita as comunidades paroquiais na qual tem como a Santa Maria Madalena como Padroeira."

fonte: http://paginas.terra.com.br/servicos/ecard/evangelhos_apocrifos/gnosticismo/mariamadalena.htm

Fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=28879086&tid=2520179823838856322




quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Maria escolheu a melhor parte!

Jesus junto com Madalena grávida! Este é o tema de um vitral, na Igreja Cristã de Kilmore:http://www.fotoaki.com.br/pguser.php?

Site da Igreja:http://www.kilmore.org.uk/glass.html

Um homem com feições usualmente empregada a Jesus está ao lado de uma mulher grávida, construindo uma imagem carinhosa remetando de imediato a mensagem de uma familia jovem e apaixonada.

Estes sites dizem q a mulher é Maria Madalena: http://www.sacredconnections.co.uk/holyland/Kilmorechurch.htm http://www.gnosticteachings.org/content/view/156/64/

http://www.aniwilliams.com/magdalene.htm

http://www.celtictrails.co.uk/trails/highland.htm (Neste precisa colocar a seta do mouse sobre a imagem par aparecer escrito)

Abaixo deste vitral está escrito:

"MARIA ESCOLHEU A PARTE BOA, QUE NÃO LHE SERÁ TIRADA"

Esta fraze seria a transcrição de uma passagem do evangelho de Lucas 10:42, onde Jesus dirige a palavra a Marta, defendo a irmã dela Maria q teria deixado de fazer as tarefas domesticas p ouvir Jesus falar.Esta frase revelaria a identidade da mulher grávida do vitral - Seria Maria a irmã de Marta.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Madalena foi a q fugiu em uma barco...

...de acordo com as lendas Francesas, porem, é outra Maria q leva a fama de navegar em barco.



Estas são imagens da santa cultuada por nome "Nossa Senhora dos Navegantes".



A origem deste culto teria sido direcionada a Madalena, como alusão a sua chegada milagrosa as terras da Galia, e com o tempo algumas pessoas modificaram a verdadeira Senhora dos Navegantes?

"Duas lendas correriam sobre a vinda de Maria Madalena para as costas mediterrâneas da Gália. Segundo uma, perseguidos pelos judeus, Lázaro e a família fogem para este local; segundo outra, ainda mais próxima da de Tiago, os mesmos judeus, querendo dar um mau destino a Lázaro e aos seus, colocaram-nos à deriva num barco que, pela mesma providência divina que trouxera Tiago até às costas da Galiza, os leva a aportar na Gália"

Fonte: http://triplov.com/espirito/maria_de_magdala/parte3/lendas_de_Tiago.htm

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Maria Madalena com sua filha!

Está é uma pintura de Fra Angelico-The Virgin of Humility.

O curioso desta pintura medieval, é justamente o vaso ao seu lado, símbolo atribuido na grande maioria das vezes a Madalena, como referencia a ela ter ungido Jesus no jantar de Betânia e ter ungido o corpo de Jesus na sexta-santa.

Ela carrega em seu braço uma menininha, deixando-nos com uma interrogação "e se a história de Madalena ser mãe de Santa Sara for verdadeira ?..."
No vestido da menininha alem da cor rosa, tem bordadinhos e babadinhos.

Inumeras imagens atribuidas a Maria mãe de Jesus, teria tido sua origem no culto a Madalena e q posteriormente, houve um remanejamento p a Maria Mãe de Jesus?


Imagens de Madalena com vaso:



Com o vaso e grávida:








Tire suas proprias conclusões.

domingo, 14 de outubro de 2007

As mulheres na época das tendas

Na época das tendas, época do culto original a Javé era permitido as mulheres pregarem, ungirem, guiarem louvores e celebrações a Deus:
"Na época bíblica, as mulheres dos Patriarcas eram as Matriarcas, mulheres ouvidas, respeitadas e admiradas. Havia mulheres profetisas e juízas. As mulheres estavampresentes no Monte Sinai no momento em que Deus firmou o Seu Pacto com o povo deIsrael. Participavam ativamente das celebrações religiosas e sociais, dos atos políticos.Atuavam no plano econômico. Tinham voz, tanto no campo privado como no público.Com o decorrer do tempo e por força das influências estrangeiras, especialmente a grega,foram excluídas de toda atividade pública e passaram a ficar relegadas ao lar. Essa situaçãodas práticas cotidianas daquela época foi expressa nas leis judaicas então estabelecidas epermanece a mesma até hoje." Rabina Sandra Kochmann Fonte:http://72.14.205.104/search?q=cache:3nX24eNTHvcJ:www.pucsp.br/rever/rv2_2005/p_kochmann.pdf+mulheres+hebraicas+no+primeiro+templo&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=7&gl=br
Mulher tb fazia voto de Nazireu:
"...ou uma mulher fazer voto de nazireu...é separado p o senhor..." (Num 6:2)
"...as mulheres se reunião e ministravam a porta da tenda da revelação..." (Ex 38:8)
'' ...então Miriam a profetiza, irmã de Arão, tomou na mão um tamborim e todas as mulheres sairam atras dela p louvar com tamborim e danças" (Ex 15:20)
Miriam tb ia a presença do senhor junto com Moises e Araão. Ao permitir q Maria a Magdala pregasse no templo, Jesus como Rei estaria restabelecendo as praticas originais, onde as mulheres tb podiam participar do templo.

sábado, 13 de outubro de 2007

Anastasia a princesa esquecida

Sinopce do filme Anastasia a princesa esquecida

"Durante a Revolução Russa, a princesa Anastasia é a única representante da família real a escapar com vida. Em Paris e já crescida, ela recebe a ajuda de um aventureiro a fim de provar sua verdadeira identidade."

"Aparentemente o Czar e toda a sua família morreram durante a Revolução Russa, mas após alguns anos surge um boato de que a Princesa Anastasia teria sobrevivido. Como sua avó, a grã-duquesa imperial que vive em Paris, ofereceu uma recompensa de 10 milhões de rublos para quem encontrasse sua neta, apareceram várias "Anastasias" sonhando ficar com a recompensa. "

"Em Moscou, Dimitri e Vladimir se esforçam para encontrar uma jovem que se aparente com a princesa desaparecida e, assim, possam ganhar a recompensa. Quando estão quase desistindo encontram Anya, uma jovem órfã que não se lembra do seu passado mas tem tudo para se fazer passar por Anastasia. Assim, começam a ensaiá-la e rumam para Paris, mas gradativamente Dimitri passa a acreditar que Anya é realmente a princesa desaparecida e isto lhe parece aterrador, pois está apaixonado por ela e sabe que nunca permitirão que um plebeu se case com alguém da realeza."

"Baseado em Anastácia, a Princesa Esquecida (1956).

Anastasia na vida real

Era a filha mais nova do Tsar Nicolau II da Russia. Nicolau II Romanov, Filho do Imperador Alexandre III e sua Imperatriz Maria.

O Czar Alexandre III de Rússia teria erguido 7 (Sete) TORRES douradas em homenagem a Maria Madalena, em uma igreja dela no monte das oliveiras. http://www.rumbo.com.br/guide/br/moriente/israel/sitio1.htm

Toda esta família teria sido assassinada:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL138553-5603,00-RUSSO+CONFIRMA+OSSOS+SAO+DE+IRMAOS+DE+ANASTASIA.html

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Qual a finalidade do casamento de Jesus?

Qual a finalidade do não casamento de Jesus?


- O casamento é essencial p a realização do projeto de Deus p essa humanidade.

Jesus veio nos ensinar a como ser filho, a como ser amigo, a como ser hospide, a como ser irmão, a como ser parente, a como ser lider, a como ser rei, a como ser sacerdote, a como ser solidário ao necessitado...a como viver, por q não poderia nos ensinar a como ser pai e esposos?

Sempre q se vai construir um prédio, constroi-se primeiro uma maquete. Na maquete da humanidade q seria os sete dias da criação está escrito :

"...não é bom q Adão esteja só" e a companhia deste Adão não dizia respeito a qquer um, pois se fosse assim, Deus teria lhe criado um amigo, mas Deus foi especifico ao enfatizar qual seria esta companhia "... criarei uma companheira..." este Adão não seria o do passado, mas todos nós.

Cada dia da criação Deus dizia "isso é bom" a única vez q Deus disse algo diferente, foi justamente em relação ao casamento "não é bom q o homem esteja só".

Aqueles q entraram na Arca, entraram de dois e dois, incluindo seu lider Noé. Vc não percebe a grande parabola e ensina a importancia do casamento? O principio da criação é "Homem e Mulher, Ele os criou" (Gn 1:27), sem este pilar, Deus não é manifestado em toda sua plenitude.

Se Jesus não casou, ele estaria desprestigiando todo o genese, e pior de tudo quebrando as leis do criador, estabelecida desde o principio p realização da unidade necessaria a sua fiel manifestação entre os homens.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Assunção de Madalena!


Como assim? Não tinha sido a mãe de Jesus que foi assunta? Madalena foi assunta também? Quem na verdade teve a assunção, Maria, a mãe de Jesus ou Maria Madalena?


Esta pintura se chama "Assunção de Madalena" ela foi pintada em 1620 por Domenico Zampiere.
Todas estas pinturas da Idade Média, seria a retratação simbólica da fuga de Madalena para a França.

Nesta pintura Madalena estaria de barriga sendo levada por anjos. Este acontecimento teria sido contado de forma figurativa no livros de Apocalipce.

Hartmann Schedel (1440-1514)

O nome desta pintura é "Coroação de Madalena" também da Idade Média. A rainha das doze tribos, esposa do rei.


"A ascensão de Maria (Mãe de Jesus) ao Céu só foi definida em novembro de 1950, pelo papa Pio XII, enquanto o papa Paulo VI somente a proclamou como mãe da Igreja em 1964. " L. Gardner

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O q significa o Magdala do nome Maria?




Nos escritos de Flávio Josefo, do século I, não existe nenhuma cidade chamada Magdala. Como sabemos ele estava a serviço de Roma e forneceu aos romanos informações detalhadas sobre a geografia e recursos disponiveis a roma naquelas terras.A cidade q geralmente é apresentada por cidade natal de Madalena é "Migdal Nunnayah" Torre de peixes.

Alguns teoricos dizem q diz respeito a sua cidade de origem, porem outros, dizem q é muito provavel q esta cidade não existia no tempo de Madalena, pelo menos com este nome e sim foi criada posteriormente, após a guerra dos judeus, ou recebeu o nome torre de peixes após este evento.

" A cidade hoje chamada Magdala, era chamada anteriormente, na época de Madalena, de Tariqueia nos tempos biblicos. Flávio Josefo, um historiador judeu, comteporaneo a Jesus, uma das maiores referencia na historia judaica da época de Jesus, no primeiro rascunho, do seu livro " guerra dos judeus" em aramaico, chama a cidade de Tariquéia , e qualquer outro documento anterior a 70dc, tambem a chama de Tariquéia não Magdala. Tariquéia foi destruida em 67dc, e a cidade q foi reconstruida no antigo sítio no litoral do mar da galileia passou a chamar-se "Magdala Nunnayah" (expressão aramaica q significa torre de peixes). Nesta época, Maria Madalena já estava morta." Margaret Starbird

Magdala viria da palavra hebraica Migdal, que significa "Torre". Sendo assim a expressão mais correta p Maria a Magdala, seria "Maria a Torre".

O q teria haver chama-la de Torre?

A esposa do rei Davi tb foi chamada de Torre. Milcah, princesa da tribo de Benjamim, filha do primeiro rei hebreu Saul, e tb esposa de Davi, foi chamada de "torre de vigia", ou ao "praça forte", filha de Sion.

Maria, princesa da tribo de Benjamim, da casa de Betânia, prometida ao herdeiro de Davi, tb teria sido chamada de "Torre/Migdal", a Magdala.

"Magdal-eder significa literalmente a "torre do rebanho," no sentido de um lugar elevado usado por um Pastor como um ponto de vantagem."

Chamar Maria de Torre, seria a equivalente hebreu de chamar "Maria de grande".

Lendas francesas antigas registram q Maria "Magdal-eder exilada" (A torre do rebanho exilada) chegou num barco a costa de provence na Fança, junto com Marta e Lazarus.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Madalena e a ressurreição de Jesus




"De acordo com a literatura, litúrgia e mitos de povos antigos do oriente próximo (Sumérios, Egipcios, Cananeus, Babilônicos) nos cultos de fertilidade, a unção do Rei Sagrado era a prerrogativa da Noiva Sagrada, q alguns dias depois desta unção, encontra seu noivo sacrificado ressuscitado no jardim" Margaret Starbird


"Existe muitas teorias sobre a origem da poesia romantica do casamento sagrado, mas é sabido q o rito do Deus da fertilidade, q morre e ressuscita, era comum na palestina dos tempos de Jesus...em alguns ritos o rei era torturado antes de ser sepultado e ressuscitava apos um periodo de aproximadamente tres dias." Margaret Starbird


Descrição da ressureição de Mateus:http://www.paulus.com.br/BP/_PVY.HTM


Descrição da ressureição de Marcos:http://www.paulus.com.br/BP/_PWF.HTM


Descrição da ressureição de Lucas:http://www.paulus.com.br/BP/_PX4.HTM


Descrição da ressureição de João:http://www.paulus.com.br/BP/_PXP.HTM


Observando o poema de Canticos dos Canticos, vejamos como a noiva é parecida com Madalena no Jardim, ao ver Jesus ressucitado:


- Onde anda o seu amado?
- Nós vamos buscá-lo com você!
- O meu amado desceu ao seu jardim;
- Afaste de mim seus olhos,que seus olhos me facinam!
- Desci ao jardim das nogueiras, para ver os brotos dos vales;


Evang. de João:

- Mulher Por que choras?
- Levaram meu senhor e não sei onde o colocaram, se foi tu q o levou dize=me onde o puseste e eu o irei buscar;
- Ela pensou q fosse o jardineiro;
- Não me toque!
- Estou de partida p a casa de meu pai.


Simplesmente Maria!

"No primeiro dia que se segui ao sabado, Maria Madalena foi ao sepulcro" (João 20:1)


Mais Jesus Não a chama de Maria Madalena, mas sim apenas Maria: "Disse-lhe Jesus: Maria!" (20:16)


Ex-padre, diz q a reesureição de Jesus não é p ser vista como literal.http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1511807-4005-662413-0-08042007,00.html

O mito de Ísis e Oziris!

A deusa Ísis é a esposa do deus Ozires. Qdo ele foi morto e esquartejado pelos seus inimigos, Ísis e sua irmã Neftis, procuraram todas as partes, juntaram-nas e untaram-no (com oléo)seu corpo e choraram ao lado dele durante tres dias. No terceiro dia, ele ressucitou dos mortos.


A ideia de ungir e esperar por tres dias no tumulo e alguem ressucitar, não era novidade na epoca de Jesus, a história da ressureição de Jesus, teria sido realmente histórica ou não deveria ser vista no sentido literal?


É Maria a Madalena q ungi Jesus e não sua mãe!

MT 27.66-A E QUANDO PASSOU O FERIADO, MIRIÃ A MAGDALENA E MIRIÃ MÃE DE JACÓ E SALOMÉ COMPRARAM AROMAS, PARA IREM E O UNGIREM.


Somente duas pessoas poderiam ungir o corpo de um homem morto, sua mãe (caso não fosse casado) e sua esposa.


Não diz q quem estava indo ungi-lo era sua mãe, mas Maria a Magdalena, encabeçado este grupo de mulheres.


As primeiras palavras de Jesus apos a ressurreição
"Maria, por que choras?" Evangelho de Joao



segunda-feira, 8 de outubro de 2007