sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Sobre o celibato dos essenios e Jesus!



Como é fato, q todo judeu casava na época de Jesus e ficou complicado explicar como podia Jesus sendo judeu não ter casado, alguns passam agora a se segurar com unhas e dentes na teoria de q Jesus era de um tipo de judeu q não casava - Essênio - porem, as poucas informações sobre esta classe de judeus, baseada nas descobertas do mar morto revelam q:

Provavelmente a teoria dos essênios não se casarem esteja errada, pois foi encontrado restos mortais de crianças e mulheres nos arredores do mosteiro deles.
Bárbara Thiering, uma das maiores estudiosas dos Manuscritos do Mar Morto revela em seu livro Jesus The Man, a visão e a pratica do celibato na comunidade q vivia proximo ao Mar morto.

Segundo ela a observação do celibato está detalhado no pergaminho do templo e revela informações do tipo:
- Viveriam um celibato temporário sem ferirem a lei da Torá. A abstinencia sexual seria na mesma linha do jejum de comida, ou vestir roupa de saco, serviria como instrumento educativo e não perpetuo.
- A restrinção mais severa do ato sexual cabia aos sacerdotes, a demais população tinha uma restrinção mais flexivel, e mesmo assim é visto aos sacerdotes uma abetura p suas atividades de marido e pai.

" Qdo era ora de procriação uma dinastia sacerdotal tinha q se omitir temporariamente de sua função ordenada e passar p um substituto. Qdo as relações físicas com a sua esposa se completava, ele novamente se afastava de sua esposa e retornava a sua existência celibatária."

Viveriam o sistema de celibato, mas isso não impediam o matrimonio, pois o objetivo principal do celibato era a sexualidade canalizada com um fim especifico e não a anulação deste dom divino.

Os casados viveriam a maior parte do ano separados, porem, havia um mes especifico onde eles podiam ficar juntos e esperavam com isso o nascimento de crianças 9 meses depois deste periodo.

O celibato praticado por este grupo de judeus, não seria perpetua mas temporária, abstiam - se das relações sexuais, porem, a praticavam como observação ao primeiro mandamento "Não é bom q o homem esteja só...crescei-vos e multiplicai-vos" respeitando a promessa feita a Abraão, de q teria filhos numerosos como as estrelas, em dias estabelecidos.
Os apologeticos a crença do celibato de Jesus se apoiam a escritos daquela época como estes "Contudo, por volta do primeiro século, exceções a esta regra geral (de q todo judeu casava) foram reconhecidas, e até mesmo louvadas."
Só q afirmações como estas foi escrito justamente no período da dominação romana, por tanto, não casar seria um habito estrangeiro, não judeu. Os únicos q sempre louvaram o não casamento foram os estrangeiros e não os judeus.

Considerar os escritos da época q falam sobre o celibato total dos essênios, deve ser levado em conta q os escritos tanto de Filo, como de Josefo e outros, estiveram de posse da ig romana por anos, e q como forma de apologia a pratica do celibato é preciso considerar a hipótese de se ter feito interpolações.
Críticos literários analisado estes escritos já reconhecem as interpolações q de repente surgem no meio de um relato quebrando o curso normal e totalmente fora do contexto geral.

Se vc é adepto do celibato e acolhe os textos apologéticos ao celibato oferecidos pela ig, numa tentativa desesperada de defender algo q Abraão e Moises não viveu nem pregou como saudável ao seu povo, fique a vontade, o livre arbitro é seu, porem, este estilo de vida não parece se encaixar em nada com o estilo de vida dos filhos de Abraão, e de acordo com o encontro de Jesus com a samaritana ou o jantar de Betânia, não parece tb fazer parte do estilo de vida de Jesus.
Se mesmo vc sabendo a opinião de Deus no gênesis "...não é bom Adão estar só" vc adere ao celibato ai é problema seu, mas dizer q Jesus ignorou a opinião de Deus e resolveu aderir a uma pratica estrangeira, ai talves isso não faça sentido algum.
Se Jesus não fosse seguir a opinião geral dos filhos de Abraão e sim de povos estrangeiros, porq então não nasceu logo na capital romana onde estes desvios seriam tão normais, ao invez de ter nascido entre os filhos de Abraão?
Deus queria desprestigiar a religião do seu amado Abraão? e o pior de tudo exaltando a religião romana? Realmente pior cego é o q não quer ver!
"No decorrer do período talmúdico, quando as for­mas tradicionais de vida judaica estavam sob o impacto desorientador dos hábitos greco-romanos, devem ter existido alguns elementos inclinados a permanecer solteiros, os quais, na opinião dos rabinos, deviam ser estimados ao matrimônio."

"No hebraico bíblico não havia palavra correspondente a "solteiro". A não exis­tência da palavra, prova, ipso facto, que não havia necessidade dela. A simples idéia de não se casar era inaceitável para o judeu."

"...o poder da procriação era o instrumento sagrado com que Deus havia dotado todas as suas criaturas com o propósito de continuar e "colaborar" com ele em seu trabalho de infindável Criação."
Os judeus casavam não porq eram obrigados, mas porq compreendiam q o casamento é essencial p a realização do projeto de deus p essa humanidade.
Sempre q se vai construir um prédio, constroi-se primeiro uma maquete. Na maquete da humanidade q seria os sete dias da criação está escrito :
"...não é bom q Adão esteja só" e a companhia deste Adão não dizia respeito a qquer um, pois se fosse assim, Deus teria lhe criado um amigo, mas Deus foi especifico ao enfatizar qual seria esta companhia "... criarei uma companheira..." este Adão não seria o do passado, mas todos nós.
Cada dia da criação Deus dizia "isso é bom" a única vez q deus disse algo diferente, foi justamente em relação ao casamento "não é bom q o homem esteja só".
Como casamento é de extrema importância p os judeus, Jesus sendo descendente de rei e alguém tão importante, se não tivesse casado o motivo teria sido dito nos evangelhos, pois esta seria uma exceção a regra de q todos casavam. Em nenhum lugar é dito porq Jesus não casou.

Vejamos o q os judeus falam sobre o casamento extraído de comunidades judaicas:
"O matrimônio no Judaísmo é um mandamento Divino (Devarim 12:13). Suas finalidades incluem a procriação, o companheirismo, a auto-realização e também a aquisição de um estado de santidade que surge ao se evitar o pecado , o sexo ilícito fora do matrimônio."
"...o matrimônio é o caminho das filhas e dos filhos de Israel, que são santos e puros em seu relacionamento, e sua vida conjugal é louvável."
"O homem para ser perfeito deve ter controle completo sobre seu desejo sexual, alimentar ou de bebida, para não impedir o desenvolvimento de sua perfeição. A abstinência sexual, alimentar ou de bebidas... são sempre temporários e tem a função de educação."
"...um homem solteiro vive sem nada de bom, sem ajuda, sem alegria, sem bênção e sem expiação". Talmund
Usando-se o mínimo de bom senso, a probabilidade de Jesus não ter sido celibatário é bem maior do q a probabilidade dele ter sido celibatario.

Fonte:

9 comentários:

Professor disse...

A diferença entre Jesus e João Batista:
Uma dúvida que se criou pelo fato de João Batista ter sido aparentemente celibatário, alguns religiosos se pegam neste fato, para justificar que Jesus também poderia ser. Mas a historiadora Fernanda Camargo-moro em seu livro (A Arqueologia de Madalena) explicou a diferença que havia entre Jesus e João Batista:

->João pertencia a uma ceita de eremitas que eram os ÚNICOS que praticavam celibato ( o que não era muito bem visto pelos judeus em geral) , eles seguiam comportamentos expecíficos: obedeciam regras e normas diferentes dos outros judeus, além de não casarem, também regeitavamos os pecadores, as mulheres e os enfermos; faziam uma diéta insípida e NÃO BEBIAM VINHO!

->Estes fatos demonstram que Jesus não podia pertencer a mesma ceita que João Batista, logo, NÃO PODERIA SER CELIBATÁRIO!!!

Veja em Mateus 11,18-19 e Lucas 7,33-34:"Pois veio João Batista, que nem comia pão, nem bebia vinho, e dizeis: ele esta possuído do demônio. Veio o Filho do Homem que come e bebe, e dizeis: Eis um comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores."

Nesta passagem dos evangélhos em que Jesus, como sempre, critica os sacerdotes hipócritas, fica bem clara a diferença de comportamento de Jesus e do eremita João Batista!

A arqueóloga e historiadora Fernanda Camargo-moro afirma que as regras da comunidade eremita de João Batista estão muito bem documentadas segundo Flávio Josefo - História dos

Professor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professor disse...

10 MOTIVOS PQ PAULO NÃO PREGOU CELIBATO:
.
1- CELIBATO É ANTI-NATURAL. Não existem animais celibatários, não existem genes nem cromossomos de celibatários, até a maioria das plantas tem uma lado masculino e feminino.
.
.
2-DEUS NÃO CRIOU CELIBATÁRIOS. Deus criou homem e mulher, e ainda determinou: "não é bom que o homem fique só..." (Gen 2,18)
.
.
3- OS CELIBATÁRIOS NÃO SE REPRODUZEM. Se os cristãos na época de Paulo não tivessem filhos, os mais velhos morressem e cristãos fossem executados por perseguidores, se não nascessem novos cristão, em menos de 100 anos o cristianismo acabaria.
.
.
4- SE PAULO PREGASSE O CELIBATO ESTARIA DESOBEDECENDO JESUS. Jesus mandou que o cristianismo se expandisse e não que fosse extinto por falta de descendentes.
.
.
5-AS MULHERES NA ÉPOCA NÃO TINHAM EMPREGO. As mulheres naquela época eram sustentadas por seus maridos, uma vez que não se casassem, quem as sustentaria? De que iriam viver?
.
.

Professor disse...

6- NAQUELA ÉPOCA ERA PERMITIDA POLIGAMIA. Como Paulo iria pregar celibato numa época em que ainda era permitida a poligamia? Isso seria pular de um pólo ao outro, totalmente incoerente! O mais certo é que Paulo tenha pregado a monogamia.
.
.
7-CASTIDADE NUNCA FOI DOUTRINA DE SANTIDADE SEGUNDO ÀS LEIS JUDAICAS. Ao contrario, o casamento é praticamente uma obrigação para os judeus.
.
.
8- SAULO DE TARSO FOI DISCÍPULO DO RABINO FARISEU GAMALIEL. O rabino Gamaliel era membro do sinédrio, para estes fariseus o casamento é uma Lei Divina de suma importancia.
.
.
9- A LEI JUDAICA É ESSA: PARA SER RABINO TEM QUE SER CASADO. Para pregar nas sinagogas e principalmente no shabat (dia sagrado judaico) tem que ser rabino e casado!
.
.
10- OS CRISTÃOS COMBATEM OS HOMOSSEXUAIS. Os cristãos alegam que a homossexualidade é anti-narural e contra as leis de Deus. Então como poderiam aceitar o celibato que é ainda mais anti-natural e contra as leis de Deus?
.
.

Anônimo disse...

Jesus tinha que ser casado pra poder ser Santo! Porque a lei de Deus manda que os homens se casem (Gen 2,18)!

O celibato vem do paganismo!!!
Foi Mitra, que nasceu 25 de dezembro, que era celibatário. Diana deusa pagã era virgem, os sacerdotes da deusa pagã Cibele e da deusa Isis tinham que ser celibatários, etc.
O "Jesus/romano" é uma cópia de Mitra, deus pagão adorado pelos romanos, que era celibatário, nasceu 25 de dezembro e era filho de uma virgem.

Professor disse...

Eunucos ou estrangeiros?
Uma coisa me chamou a atenção: Sobre a vida de José filho de Jacó, na BÍBLIA CATÓLICA está escrito em Gênesis 37:36
“Os mandianitas venderam-no a Putifar, no Egito, EUNUCO do faraó e chefe da guarda.
.
Na BÍBLIA PROTESTANTE no mesmo versículo está escrito:
.
Gênesis 37:36 “E os midianitas venderam-no no Egito a Putifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.”
.
Mais adiante em Gênesis 39:7 está escrito:
“E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.”
.
A bíblia católica se refere a Putifar senhor de José como sendo um "eunuco", a bíblia protestante não.
.
Conclusão: se Putifar fosse “eunuco” do faraó, como está na bíblia católica, não poderia ser casado!!! Logo, Putifar era um ESTRANGEIRO que trabalhava para o faraó! Mais um erro detectado na bíblia católica!

Professor disse...

Escrito pelo amigo Yan:

Uma passagem muito polêmica, que é muito usada para defender o celibato, é Mateus 19:12, onde Yeshua, supostamente, fala de eunucos.
-
Acontece, que não havia eunucos em Israel, e castração é considerado abominação para os judeus. Essa era uma pratica usada na Babilônia, na Persia.
-
Estudos mostram que a palavra "eunucos" aí é uma adulteração! Veja, em Atos 8:27, a versão grega fala de Filipe e um "eunuco". Este "eunuco" estaria a caminho do templo de Jerusalém para adorar a D'us. Um eunuco jamais seria aceito como proselito do judaismo e jamais poderia entrar no templo!
-
Segundo a versão em Aramaico, a palavra usada para "eunuco" poderia também significar um crente estrangeiro (M'Haimna). Ou seja, não era um eunuco, era um estrangeiro que acreditava no D'us de Israel.
-
Vemos que a palavra "eunuco" é um erro das versões gregas septuaginta e vulgata.

Professor disse...

Deuteronômio 23:1
"Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do SENHOR."
.
Também está escrito no Talmud, Tratado de Yevamot 70ª:
" Um indivíduo castrado ou com defeito nos genitais não poderá de forma alguma fazer parte da Congregação de Israel"
.
Não era permitido que um eunuco entrasse no Templo e nem aceito como prosélito do Deus de Israel.

Professor disse...

Esta na bíblia católica:
João 10:41 "Muitos foram a ele e diziam: João NÃO FEZ MILAGRE algum,..."

Está escrito na bíblia protestante:
João 10:41 "E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João NÃO FEZ SINAL algum,..."
.
Os dois versículos acima se referem a João Batista, está bem claro, João Batista NÃO FEZ NENHUM MILAGRE!!!
.
A bíblia nos prova que celibato/ castidade não é doutrina de santidade!!!!! Moises era casado teve filhos e fez dezenas de milagres estraordinários, o apostolo Pedro era casado e fez dezenas de milagres que estão descritos em Atos dos apostolos, muitos profetas bíblicos CASADOS fizeram milagres.
.
Mas, João Batista que era celibatário não fez milagre nenhum! ISSO PROVA QUE CASTIDADE NÃO É DOUTRINA DE SANTIDADE!

Isso demonstraque sendo casado Jesus fez todos os milagres que estão nos evangelhos e muitos mais! Assim como Moisés, o ap. Pedro e também os outros apóstolos casados, porque em 1 Coríntios 9;5 diz que também os demais apóstolos eram casados:
"Não temos NÓS direito de levar CONOSCO uma ESPOSA crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?"
.
A PRÓPRIA BÍBLIA COMPROVA QUE SENDO CASADO JESUS FEZ MILAGRES, PORQUE CASTIDADE NÃO É DOUTRINA DE SANTIDADE E A DIVINDADE NÃO SE MEDE PELA CASTIDADE!!!