"Os escribas e fariseus trouxeram a Jesus uma mulher q fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram - agora mesmo este mulher foi apanhada em adultério, a lei de Moises nos manda apedrejá-la..." (João 8:3-5)
De acordo com a lei de Moises, no caso de adulterio carnal, o marido seria o primeiro a apedrejar os adulteros, dai pq levaram a Jesus;
A acusação de adulterio pode ter outra interpretação - a de se tratar de adulterio religioso e não carnal, ou seja, existia e ainda hj existe entre os judeus 2 tipos de adulterio: o sexual e o adulterio mais grave - o religioso:
- No caso do adulterio sexual a lei de Moises é clara:
"Se um homem for encontrado deitado com MULHER que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a MULHER, e a MULHER. " (Deut 22:22)
ENTÃO POR QUE NOS EVANGELHOS SOMENTE A MULHER FOI LEVADA SOZINHA até Jesus PARA SER APADREJADA ?
Cade o homem?
A ausencia do homem ao lado da mulher é indício de q não se tratava de adulterio sexual, mas sim de adulterio religioso.
Como seria um adulterio religioso?
"Sê atento no q vou te ordenar...não faça aliança com povos q adoram outros deuses...não adoraras nenhum outro deus...não tome por esposas as filhas destes estrangeiros p teus filhos, são mulheres q se prostituem aos seus deuses poderiam arrastar a isso teus filhos" (Ex 34)
Este adulterio (com outros deuses) seria bem mais grave q o primeiro, pois dizia respeito a pregar uma doutrina diferente da pregada pelos doutores da lei.
Vamos com calma q o assunto é delicado.
Prestando atenção em João 8 veremos os seguintes detalhes:
- O evento se passou dentro do templo, junto do confre das esmolas, traduzindo, no atrio das mulheres ;
- Jesus tb é chamado de Adúltero e procuram apedrejá-lo:
"Não dissemos com razão q es samaritano" (8:48) Os samaritanos eram considerados adulteros pelos doutores da lei.
"A estas palavras pegaram então pedras p atirar em Jesus, porem, ele escapou" (8:59)
As mulheres pregavam na porta do tenda:
- Na época das tendas, época do culto original a Javé era permitido as mulheres pregarem, ungirem, guiarem louvores e celebrações a Deus: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/10/as-mulheres-na-poca-das-tendas.html
"...as mulheres se reunião e ministravam a porta da tenda da revelação..." (Ex 38:8)
As mulheres só foram limitadas as funções religiosas, na epoca do segunto templo, qdo ouve o regresso dos judeus da babilonia, por causa de influencia machista estrangeira, elas foram excluidas do templo.
Maria Madalena estaria pregando no templo, igual as suas antepassadas. Porem, os lideres do templo não teriam gostado.
A expressão religiosa oficial dos lideres do templo (Saduceus), era a ortodoxa e qquer outra expressão diferente desta era considerada por eles uma versão adulterada, mesmo q isso não signifique expressão invalida, apenas não estava em harmonia com os interesses destes lideres.
Ao permitir q Maria a Magdala pregasse no templo, Jesus como Rei estaria restabelecendo as praticas originais, onde as mulheres tb podiam participar do templo.
“os escribas trouxeram uma mulher q foi apanhada em adultério...mestre esta mulher foi apanhada adulterando” (João 8)
Ela passa a ser apodada, por confusão, de adultera. Só q este texto é ambíguo. Q tipo de adulteração ela estaria cometendo? Ela pregava palavras q entraram em conflito com os doutores da lei, como algumas vezes, Jesus fizera? Ou estaria traindo o esposo, com outro homem, como sempre foi pregado? Bem, talvez se fosse o segundo caso, o homem com quem ela estivesse, também estaria no bolo da acusação, mas nada é mencionado a respeito.
Alguém q pregasse uma nova visão da interpretação bíblica ou uma formulação religiosa nova, tb seria considerado um adultero, um modificador do q estaria estabelecido, este tb seria acusado de infidelidade.
Os lideres do templo, eram acusados de corrupção, de interpretação erronia da tora e de fazerem aliança com os romanos, algozes do povo por parte dos outros grupos religiosos.
A versão deles de interpretar a bíblia, entrava em choc com os demais grupos religiosos, porem, como eram os sumo-sacerdotes, funcionários romanos, empoçados pelos romanos, davam as cartas no sentido religioso. Se o q estes sumo sacerdotes e doutores da lei pregavam, era o estabelecido como ortodoxo e o correto, então qquer pregação contraria, seria uma adulteração do q se estivesse estabelecido por eles. Esta mulher foi acusada de está adulterando... o q estes doutores pregavam.
O sentido original de adultério...era no sentido religioso, a idolatria ou o fato de se abraçar outra crença, não no sentido sexual (Ex 34:15-16)
Qualquer expressao ritual diferente da pregada pelos lideres religiosos do templo seria considerado uma adulteração.
Porem, entre o grupo de mulheres que seguiam Jesus, elas profetisariam, pregariam, liderariam, pois homens e mulheres eram vistos como iguais perante a deus.
O termo prostituição para os antigos judeus significava que foram religiosamente infiéis.
"...os profetas chamaram de prostituição à apostasia."
http://209.85.165.104/search?q=cache:ChJfxcMlg5MJ:www.cfh.ufsc.br/~simpozio/Fund_Cris/4251y015.htm+prostitui%C3%A7%C3%A3o+para+os+antigos+judeus&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=6&gl=br
Para os Fariseus a palavra pecadora tinha significados diferentes.
Podia significar tanto uma mulher de costumes depravados, o q nao era comum entre as mulheres judias, pois elas observavam a lei Mosaica, como tambem poderia ser uma mulher q nao observava os preceitos farisaicos.
Concluindo, a sintese de todo o capitulo 8 de João diz respeito a:
Jesus e sua esposa Madalena estariam pregando no templo, Jesus pregando aos homens, Madalena pregando as mulheres no atrio das mulheres.
A pregação dos dois não agradou os lideres do templo q os acusaram de adúlteros (Madalena acusada no inicio e Jesus acusado no fim do capitulo).
E por causa disso estes lideres pegaram pedras p apadrejar os dois, Madalena foi a primeira q queriam apredrejar por não ser permitido mulher pregar no templo e procuram apedrejar Jesus no fim do capitulo tb.
O apedrejamento de Madalena e de Jesus é seria pelo mesmo motivo e são a mesma historia contada de duas formas. As duas metades de um todo.
46 comentários:
A igreja romana, com intenção de desmoralizar a esposa de Jesus, a chamou de adultera e de prostituta ao mesmo tempo.
A mentira é tão evidente, que a igreja nem se deu conta que uma mulher não poderia ser adultera e prostituta ao mesmo tempo:
Adultera: é uma mulher casada que trai o marido.
Prostituta: é uma profissional do sexo.
Fica clara, a intenção maldosa da igreja romana de desmoralizar Magdalena que na verdade era a mesma Maria de Betânia, que recebeu o título de Torre!
Me desculpe, mas não deverias escrever sobre o que não conheces. Jesus não teve esposa, não tens como provar isso e a mulher que levaram para ser apedrejada não era Maria Madalena. Procure ler mais, para formar uma opnião fundamentada sobre o assunto.
www.eclesia.com.br/revistadet1.asp?cod_artigos=286
jesus jamais foi casado por que tanta mentira mais voces nao sabem o que dizem
olha jusus jamais foi casado nao deveri escrever sobre o que nao se tem certesa . mais voces nao sabem o que dizem
Andreza me desculpe mas conhecemos sobre o assunto sim, os dois lados – prós e contras. Onde os argumentos do contra não nos faz sentido. Não somos imparciais como algumas pessoas que só escutam um lado da história e já acham que sabe toda a verdade. Acreditamos que Jesus teve esposa, filhos e história. Não pretendo provar nada pois isso não me diz respeito o que pretendo é disseminar informações para interessados. Quem tiver olhos para ver vai reconhecer. Sua opinião é valida, pena que não para mim. Recomendo o mesmo conselho que vc me deu – “procure ler mais, para formar uma opinião fundamentada sobre o assunto”.
Eliane Franco. Olá. Respeito sua opinião de que Jesus “jamais foi casado”, mas não concordo com vc. Acredito que Jesus casou e teve filhos, se isso diminui para vc a importância que ele teve e tem, que pena. Para mim, a crença de que ele casou e teve filhos me faz vê-lo muito mais maravilhoso e importante, pois ele cumpriu todas as palavras sagradas da Bíblia, incluindo a primeira recomendação de Deus para o homem - "Não é bom Adão ficar só, farei para ele uma companheira [...] por isso o homem deixará seu pai e mãe e se unirá a uma mulher e os dois serão um só" (Gênesis)[...] e refletirão a imagem e semelhança de Deus. Entendo isso como um arquétipo divino, uma espécie de maquete antes da construção de uma edifício. Quem tem ouvidos para ouvir, escuta e recebe a mensagem.
Quando Adão saiu do Édem, saiu junto com Eva, portanto, a salvação, ou seja, o retorno de Adão ao Édem depende de sua união com Eva. Juntos saíram e juntos retornarão. O que é Jesus se não o Filho de Deus (Adão).
Na minha opinião muitos não deveriam julgar os outros como juízes. A Bíblia diz que o julgamento só compete a Deus que conhece a história e o coração do homem e não os homens que só enxergam as aparências. Mas fazer o que né, tem muita gente se passando por Deus e julgando os outros.
Eu acho que devo escrever o que escrevo. Não acho que estas informações devem ficar escondidas. A certeza na minha mente e coração é a de que Jesus casou e teve filhos. Usando suas próprias palavras “vc não sabe o que diz”.
Talvez o que está sendo disseminado neste blog não seja mentira, apenas informações que um dia foram ocultadas em beneficio político de alguns e que aqui estão sendo reunidas em busca de se montar um quebra-cabeça.
Não peço que acredite, apenas que me respeite. Estas informações não são para vc. Não pretendo fazer proselitismo. Suas palavras demonstram em que nível que evolução vc se encontra. Siga seu caminho em paz.
Olá me chamo João Paulo, sou cientista social. Quero lhe dizer que sinceramente acho válida a sua hipótese de M. Madalena ser casada com Jesus, até hoje não encontrei nada que desminta isso. Em vários argumentos isso é até passível de ser concluído na junção dos fatos. Porém a passagem da mulher adultera não é um fato válido de ser explorado nesse sentido. 1° M. Madalena é a mesma Maria de Betânia, e na ocasião da morte de Lazaro o registro bíblico deixa bem claro o quanto os Judeus à respeitavam, "consolando-a em sua casa", portanto não seria adultera, tão pouco arrastada para um apedrejamento de uma hora pra outra por pregar, mesmo algo diferente dos fariseus e saduceus, muitas mulheres faziam isso além de MM, e até mesmo era comum que os homens também proferissem seus diferentes pensamentos a despeito das escrituras, vida João Batista. 2° Não existe nenhum registro histórico associando a adultera a M.M, nem mesmo nos apócrifos, ou nos textos escritos pelos “pais da igreja católica”. 3° a adultera não nega seu crime, quando é acusada. 4° Jesus a despede (vá e não peques mais), da mesma forma como fez com o endemoniado gadareno (ou geraseno). “Não peques mais” significa que o próprio Jesus reconhece que ela errou, porém não a condena, a perdoa. Se o adultério referido fosse o adultério religioso, por ela ter pregado a palavra de Cristo, porque Jesus diria tais palavras? Novamente afirmo: acho válido seu esforço pra mostrar quem era, e é M. Madalena, uma mulher SANTA, um Espírito de Luz elevado. Mas acho que usar e interpretar essa passagem da forma como você a usou é ilação demais, e sem sentido lógico nenhum. Pois, definitivamente a adultera não é M. Madalena. O que não desmente o resto de suas teorias, só que usar a passagem da adultera, como você usou, é mais nocivo do que benéfico ao seu intento. De qualquer forma parabéns pelo seu trabalho. E siga em frente e pro alto! Abraço! E gostaria de lhe pedir que enviasse alguma possível resposta para meu e-mail: jpreisbraga@hotmail.com.br Grato!
Porque jesus precisa de um pedaço de carne podre e mortal pra sentir praser se jesus e DEUS ele eo dono do prazer ele sente prazer quando quer eo mais intenço porque ele eo criador de tudo,jesus veio ao mundo pra sauvar a tua alma nao pra se casar,nao blafem!.
orque jesus precisa de um pedaço de carne podre e mortal pra sentir praser se jesus e DEUS ele eo dono do prazer ele sente prazer quando quer eo mais intenço porque ele eo criador de tudo,jesus veio ao mundo pra sauvar a tua alma nao pra se casar,nao blafem!.
orque jesus precisa de um pedaço de carne podre e mortal pra sentir praser se jesus e DEUS ele eo dono do prazer ele sente prazer quando quer eo mais intenço porque ele eo criador de tudo,jesus veio ao mundo pra sauvar a tua alma nao pra se casar,nao blafem!.
Jesus admite que ela era pecadora pois confrontou os homens dizendo que o que não tivesse pecado atirasse e posteriormente absolve seu pecado e em momento algum é mencionado que se tratava de Maria madalena
Jesus admite que ela era pecadora pois confrontou os homens dizendo que o que não tivesse pecado atirasse e posteriormente absolve seu pecado e em momento algum é mencionado que se tratava de Maria madalena
o assunto acima se refere ao ato em que eles dizem que a mulher praticou referente ao adultério. mas a curiosidade de muitos o porque não levaram o homem que adulterou com ela, se ela adulterou, isso só seria possível se ela fosse casada, se era maria madalena como Jesus iria casar com uma mulher adultera que trai seu marido? se a própria bíblia diz que quem casa com a mulher adultera também comete adultério? a final de contas vocês estudaram teologia ou axiologia?
Olá Michelle! Olha,se você não tem nem um texto bíblico como contexto para o seu argumento sua opinião não serve .
Olá Michelle! Olha,se você não tem nem um texto bíblico como contexto para o seu argumento sua opinião não serve .
Boa noite, essa é a primeira vez em toda a minha vida de estudo da Verdade que ouço essa teoria, eu não creio por não ter em nenhum momento nos quatro evangelhos uma citação convincente. E se isso aconteceu, não muda em nada a minha fé em Cristo, o filho de Deus, que morreu sem macula! Afinal, ter mulher não é pecado... Quanto a teoria da redenção do Éden que a Michele cita, Cristo morreu e ressuscitou sozinho! Esse é o único nome que está acima de todas as coisas! No mais, creio que o Espírito Santo que está no nosso meio desde o Pentecostes, após a assunção de Jesus Cristo aos céus, é o único que pode convencer qualquer ser humano a acreditar na Verdade que é Cristo! Acredito que a religião é o grande ópio do mundo, e que ela cegou o entendimento de muitos...
Boa noite......Vcs já pesquisaram ? Este trecho de joão sobre a mulher adultera não existe nos codices sinaiticus e vaticanus, as duas cópias mais antigas da biblia que vcs tem ai na casa de vcs......ele simplesmente esta ausente e foi inserido......vejam lá;;;;
Boa noite......Vcs já pesquisaram ? Este trecho de joão sobre a mulher adultera não existe nos codices sinaiticus e vaticanus, as duas cópias mais antigas da biblia que vcs tem ai na casa de vcs......ele simplesmente esta ausente e foi inserido......vejam lá;;;;
Bom dia! Então vocês acham, que Jesus, o Espírito mais elevado que a terra já viu, aquele que foi concebido pelo Espírito Santo, ensinou e fez aquilo tudo que os homens nunca imaginaram, morreu, ressuscitou continuou ensinando antes de subir aos céus, na presença de centenas de testemunhas.
IA CHEGAR AQUI, E DANÇAR CONFORME A MÚSICA ??? A mentalidade humana continua a mesma, 2000 anos depois, infelismente...
Amada, se converta. A palavra do Senhor n pode ser aumentada e nem diminuida. Vc precisa ler e meditar e parar de loucura. Amém?
Amada, se converta. A palavra do Senhor n pode ser aumentada e nem diminuida. Vc precisa ler e meditar e parar de loucura. Amém?
Perdoa-me mas se Jesus tivesse casado e tido filhos hoje nem eu, nem você estarimos aqui hoje pois se fosse assim ele não seria Santo e a profecia não teria se cumprido. Mas quero te dizer que Jesus te ama incondicionalmente e quer te mostrar o sobrenatural que Deus abençoe grandemente a sua vida.
Na Palavra Sagrada não se encontrada que Jesus, o Cristo foi casado, não falando que quem se casa está definitivamente pecando contra Deus, não é isso, mas do início até o fim da Palavra, é possível encontrar que o Messias, não teve algum pecado encontrado em si, podemos levar em conta que Jesus veio para Salvar e não para multiplicar, pois Ele entregou esse dom de multiplicação de gerar filhos para os homens, Ele veio para mudar todos e fazer uma nova história. O fato de Maria Madalena ser sua esposa, é contraditória, isso nunca ocorreu, Jesus é SANTO e nunca se deitou com uma mulher.
Olá Michele vc é uma pessoa muito evoluída pelo que estou vendo um perfil espírita pelas suas características relatadas através das suas palavras vou lhe falar que em hebreus 9:27 É,como aos homens é dado a morrer uma só vez ,vindo, depois o juizo
Adão não teve nem um filho antes do pecado ou seja antes de desobedecer e pecar quando pecou e já fora do edem aí sim ele conheceu sua esposa Eva já fora do Jardim Deus fez Adão perfeito mas o pecado separou Adão da perfeição ao qual Deus o tinha feito não tem como vc comparar Jesus a Adão depois do pecado e nem mesmo antes dele porque Jesus é incorruptível porque ele mesmo fez o próprio Adão porque ele é Deus só tomou a forma de homem porque teria que morrer pelos nossos pecados pois ele como Deus não pode ser alcançado pela morte pois ele é eterno que diz que não tem princípio de dias nem meio e nem fim ele sempre foi e sempre será nada vai mudar isso nem os próprios anjos caídos que é o diabo e a terça parte que caiu com ele muito menos uma pessoa como vc ou qualquer uma outra pessoa
Ele não veio para se casar e ter filhos ele veio pagar o preço do pecado humano ao qual Deus olhou dos altos céus e não viu um justo siquer quando ele fala de um justo siquer ele fala de algo que não foi contaminado pelo pecado porque quando Adão pecou toda sua descendência JESUS não entra nessa descendência pecaminosa porque ele não foi gerado do varão ou seja como todos os outros homens após Adão más foi gerado pelo Espírito Santo e por isso não se contaminou com a carne mas purificou a carne através do seu sangue carmesim Jesus te ama e quer te abrir os olhos mas tudo depende de vc
Olá Micheli, vc disse que nao precisa provar nada no seu comentario, mas apartir do momento que vc fala ou escreve algo, vc tem que de fato assumir e provar sim.
ELTON SILVA: DOS COMENTARIOS Q VI E LI..O SEU EU GOSTEI...VC. DEMOSTROU Q ENTENDEU E A VINDA DE CRISTO A ESTE MUNDO
Concordo
Vde
Vde
Tenho ouvido e lido muitas asneiras, mas desse tamanho??? Vc me surpreendeu... como sempre Jesus nunca foi suficiente para esses povos idólatras... continua mentindo sendo que não exista princípio bíblico... quem lhe ensina tanto assim coisas inúteis???
Vdd... parabéns...
Sinto muito, também achei muito estranho, estava até confusa, de achar que não estava conseguindo entender o que estava sendo explicado. Já que é entendida no assunto cita por favor os versículos onde fala que Jesus Cristo foi casado. Na humildade por favor, sem ofensas
Deus não leve em conta suas palavras .
É isto que procurei, não citou um versículos bíblico. Muito vago.
certamente jesus não teve esposa . pois ele era santo e é santo ,ele mesmo disse meu reino não é deste mundo isto deixa claro que não se envolveria com as coisa pequenas deste mundo
ele veio ate aqui com uma missão a de nos salvar
quando alguém tem relações sexuais com alguém faz com ela uma só carne . sendo assim teria ele pegado
e nem eu e nem ninguém teríamos
a possibilidade de vida eterna
joão batista disse quando o avistou eis ai o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo
como poderia ele tirar o pecado ,se também estava em pecado
Jesus nunca teve esposa nem muito menos filhos, sendo assim aonde fica a Divindade de Jesus?? E tem mais todos nós somos seus filhos! Cristo é filho unigênito de Deus Pai. As pessoas têm que ler mais sobre a história de Cristo. Converta-se!leia a Bíblia Sagrada ela te mostrará toda a verdade.
Pois é conhecendo a verdade que ela te libertará.
Jesus se casou sim, mas com a Igreja fiel.
O casamento é usado na Bíblia descrevendo o relacionamento entre Cristo e a Igreja. Jesus é várias vezes descrito como o marido da Igreja: "Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome" (Is 54.5). "Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu sou o vosso esposo" (Jr 3.14). A Igreja é descrita como a Noiva, a esposa do Cordeiro: "O Espírito e a Noiva dizem: Vem!" (Ap 22.17). Ou seja, Cristo e a Igreja dizem: "Vem!". O apóstolo Paulo diz: "Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo" (2Co 11.2).
É verdade esse vai direto pro inferno com esse ensinamento isso se podemos chamar de enssinamento
Que povo doido, misericórdia! Como podem afirmar que Jesus enquanto esteve aqui na terra foi casado e teve filhos com Maria Madalena. Ela foi somente uma seguidora de Jesus e pregava o evangelho, assim como nós.Jesus é o noivo sim e a Igreja é a noiva. A Igreja povo sem noção,é um povo lavado e remido, com vestes limpas que irá morar na nova Jerusalém. Não peque contra o Espírito Santo e vá estudar a palavra antes de ser hipócritas. Jesus é o filho de Deus e merece todo o nosso respeito. Ele é onipotente, onisciente e onipresente. Ele é Santo, Santo, Santo.
Postar um comentário