sábado, 18 de outubro de 2008

Marido da samaritana?


(Joao 4, Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional)


Jesus disse: "Vá, chame o seu marido e volte". (16)


"Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. (17 e 18)


O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade". (28)

...

"Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:"Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?"" (29)


"Então saíram da cidade e foram para onde ele estava." (30)


...


Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: "Ele me disse tudo o que tenho feito". (39)


Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias.(40)
A samaritana do poço afirma para Jesus que não era casada, não tinha esposo, "- Não tenho marido" Jesus sabia que ela não tinha esposo, mas que ela vivia com um homem, este homem não precisa ser necessariamente um parceiro sexual, mas tambem pode ser entendido como um guardião, substituto do pai, um irmão, por exemplo.
A mulher já havia "vivido" com cinco homens e estava com o sexto, e todos não eram seu marido.
As mulheres importantes das tribos Israelitas, teriam um tratamento diferente das demais, pois seriam destinadas ao casamento com homens importantes, os reis das tribos, por exemplo, este tratamento se dava ao fato de que elas iriam educar seus filhos, e estes precisariam ser bem instruidos pois iriam governar no futuro o povo.
Os melhores indicados para educar estas mulheres destinadas ao casamento com reis, seriam os doutores da biblia, aqueles que as testariam se seriam boas companheiras ou não, para um rei.
Estes educadoresseriam responsáveis pela suaguarda, eram seus gruardiões, até que alcançasse a maturidade, aos 12 anos.
Demônios, de acordo com informações dos manuscritos do mar morto, escritos que refletem a mentalidade da epoca, seriam entendidos como homens de carne e osso, assim como anjos, e que teriam uma missão especifica do desenrrolar de um trabalho.
Sendo demônios, homens especificos, e Jesus ter expulsado 7 demônios de Madalena, tambem poderia ser interpretado como q ele a libertou de uma obrigação, ou seja, a de ser protegida ou educada por 7 homens (sacerdotes).
Na época do encontro de Jesus com a samaritana do poço, Madalena (a samaritana) estaria na proteção de seu penúltimo tutor, ou seja, sua formação estava quase acabando, ela ja estaria pronta para o casamento.
Jesus menciona aos seus discipulos que eles se encontravam na epoca de vespera de colheita, setembro era o mês de colheita, mês também em que se ocorria casamentos e o nascimento de crianças importantes.
De acordo com Laurence Gardner, os preparativos para os casamentos dinasticos, em setembro, começavam três meses antes. Jesus e seus discipulos estariam na ocasião do encontro com a samaritana do poço, preparando os festejos do casamento de Jesus, qdo alguns meses antes de setembro, o noivo conhece a noiva e diz ao seu tutor, pai ... que já pode recebe-la, como esposa.
Quem acompanha a samaritana para encontrar com Jesus na entrada da cidade é o povo, e não um homem específico, que foi a pessoa q Jesus mandou ela chamar, indicando ainda que ela era "casada"/compromissada, lider, princesa, daquela aldeia.
Jesus ficou por lá 2 dias.
O encontro de um homem com uma mulher em um poço; a oferta de presentes preciosos; a premanencia do homem na entrada da cidade; a ida da mulher as preças p chamar seu povo; a ida do povo da mulher ate as portas da cidade para buscar o homem; e a permanencia deste homem alguns dias na casa desta mulher, representou em três momentos no AT, o ritual de noivado do homem que encontra a mulher no poço - O encontro da esposa de Isac, o encontro da esposa de Jacó e o encontro da esposa de Moises.
Para mim, a passagem evangelica do encontro de Jesus com a samaritana do poço, representa cenas do noivado de Jesus com Madalena.

Um comentário:

Henri-cephas disse...

Dr:Henri Cephas.Residente na Italia de nacionalidade Angolana.
Olhei para o seu blog,a cerca da mulher samaritana,estou de acordo contigo o encontro de JESUS (do poço)com a mulher samarita,representa como as 3 época historico:1-isac,para Rebeca,2-Jaco,para Raquel e Leia,3-Moisés,para sua esposa no primeiro encontro.Mas o meu comentario:
Neste caso,encontro de JESUS com a mulher Samaritana,representa um casamento entre a noiva e o noivo,JESUS é o sétimo homem perfeito na vida da samaritana... passarao 6 homem imperfeito o unico perfeito é JESUS.
HENRI-CEPHAS@TISCALI.IT