sábado, 11 de outubro de 2008

Primeira igreja cristã

Interior da caverna.

Entrada da caverna.







Imagem mais geral da caverna.










Caverna abaixo da igreja.


Comentários sobre a descoberta.
"Se esta gruta for original do primeiro século, mudará uma serie de concepções históricas, qto a hábitos, construções, praticas de enterro, bem como a propagação de Cristianismo na região do Decapolis."
"A inscrição no mosaico, de aproximadamente 1,3 metros de comprimento por 0,54 metros de altura, foi feita de forma descuidada e carece de uniformidade, contém uma série de abreviações.5 ETA (H), mu (M) e nu (N) são por vezes difíceis de distinguir. Contem erros ortograficos, palavras escritas de forma pouco usual, embora pouco fonetica. "
"A inscrição parece descrever as crenças de Eunomius, que foi um extremista de Ariu. Eunomius e seu seguidores foram formalmente condenado em Constantinopla, em 381 dc, sua seita parece ter permanecido por algum tempo após a sua morte 400 e parece ter sido destacado no Oriente. A inscrição não fala sobreas doutrinas dele, apenas que Thomas filho de Gaianus, financiou a construção daquela igreja."
" O oratorio de São Jorge teria, segundo a inscrição sido concluído no mês de Apellaios na altura do oitavo indiction do ano quatrocentos e vinte e quatro através do zelo dos SERGIUS o vigia."
A inscrição do mosaico seriada epoca bizantina.
Interior da antiga igreja de São Jorge.





Altar da igreja



Fonte

Nenhum comentário: