terça-feira, 7 de outubro de 2008

Hebreus no egito


As informações q possuimos dos hebreus no egito relatam apenas a chegada deste povo lá e sua dramatica saída, mas descobertas arqueologicas estariam nos trazendo novas informações.



Existem dois importantes sitios arqueologicos lá. Duas antigas sinagogas foram identificados no Egito no último século. A primeira é uma enigmática história de um sítio perdido, encontrado e, em seguida, perdeu novamente. O segundo é um sitio cuja existência foi descoberto em 1893, mas que apenas foi confirmada no âmbito da última década.



Ambos estariam em atividade na segunda metade do ultimo milenio ac.



Em 1906, o famoso erudito britânico Sir William Flinders Petrie anunciou para a comunidade acadêmica que ele havia localizado o sítio do lendário Templo de Onias, que é mencionado em ambos os Talmud e pelo primeiro-século dC historiador judeu Josephus.



Segundo os textos históricos, o templo de Onias teria sido fundada cerca de 170 aC e que foi destruída pelos romanos em 73 dC .




Papiros antigos escrito em aramaico descoberto pela primeira vez no final do século 19 referem-se a uma antiga comunidade judia que viveu durante mais de 100 anos na ilha de elefantina. Os documentos foram descobertos no elefantina, uma ilha que fica ao longo da fronteira meridional do antigo Egito.



Um dos templos foi atestado por Josefo, porem só teria sido encontrado 100 anos atras e perdeu-se de novo na areias do deserto.



Um é o templo de Onias (200ac) o outro é o de elefantina(500ac).



Este templo tinha legitimidade aos olhos do Talmud, pois ele foi criado pelo filho de uma tradicional sumo sacerdote e ele cumpriu a profecia de Isaías: "No dia que deve haver um altar para o Senhor no meio do terreno do Egito ... " (19:19).



Este templo foi destruída pelos romanos em 73 dc, pouco tempo depois da destruição de Jerusalém.



Em 1906 o famoso precoce Egyptologist Sir William Flinders Petrie passou seis semanas em um site chamado Tel el-Yehudiyeh (Colina do Jewess) e alegou que havia encontrado o Templo de Onias, sobre um montículo arenoso anexado à cidade de Rameses III. Devido ao grande interesse judaico, ele deu uma palestra sobre ele no King's College, em Londres, que foi divulgada na Chronicle of judaica 18 de maio de 1906. Ele tinha feito um modelo do templo, que era como a descrita por Josephus torres fortaleza, e ele convidou todos os presentes para vê-lo no University College. O rabino-chefe britânico da época, Hermann Adler, Petrie agradeceu a sua grande descoberta e de prestação de serviços à comunidade judaica. Elefantina, estaria 700 km. mais ao sul.



Papiros em Aramaico descoberto a partir de 1893 em diante, revelaram a existência de uma colônia de hebreus militares que agiram como mercenários para os egípcios guardando para os Persas a sua fronteira sul. Estes soldados estabeleceram um município e construiram seu próprio santuário ou templo antes da vinda dos persas em 525 AC, quando Cambyses, filho de Cyrus II, conquistou Egito.
Estes que lá se instalaram seria os filhos de José, do egito?


Estes hebreus teriam vindo do reino do norte, após a queda de Samaria, em 722 AC.



Um comentário:

Jorge Luís disse...

A Jesus ,o Deus vivo seja a honra e a glória para todo sempre.