sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Apocalipce de Gabriel - Tablete de pedra em hebraico


O Apocalipse de Gabriel, foi datado, com base em lingüística e ortografia, no final do primeiro século a.C. (antes de Cristo).





Teria sido descoberto na Transjordania.



Contem 87 linhas destribuidas em duas colunas. Escrito em primeira pessoa, por alguem chamado Gabriel, repleto de textos biblicos. É um texto apocaliptico e parece ter sido escrito por um defensos da dinastiade Davi.



O texto fala de dois messias, um filho de Davi e outro filhode José. O messias filho de Davi sairia vitorioso e este seria um messias militar.



É muito parecido aos escritos dos MMM. Escrito na época dos pergaminhos. Este texto não é gravado mas é escrito em tinta, assim como como os rolos do MM.


Apareceu no mercado antiguidades, e foi adquirida por David Jeselsohn Zurique colecionador.
A pedra é mal conservada e cheia de lacunas.
A parte de tras é aspera e a da frente é polida, sugerindo que o tablete faria parte de uma parede. Se a inscrição foi feita diretamente na parede ou nela deitada e depois colocada na parede ainda não dá p saber, porem foi feita por um escriba proficional, talvez por alguém chamado Gabriel ( "Eu Gabriel," linha 77) por isso é chamado de apocalipece de Gabriel.
." Às vezes, o texto usa Elohei Yisrael, "Deus de Israel. "Existem ainda inúmeras referências ao Senhor da kavod, ou glória, familiar a todos os estudantes da Bíblia hebraica.
O texto também menciona "O meu servo David." Algures em que se refere a "David o servo do Senhor." Jerusalém é também várias vezes mencionada.

Deus "mostra misericórdia a milhares", a mesma expressão usada em Êxodo 20:6, Deuteronômio 5:10 e Jeremias 32:18. "E eu vai agitar o céu ea terra" (linhas 24-25) é uma citação do profeta Haggai (2:6). O texto também inclui manifestação de livros do Zechariah profetas bíblicos e Daniel. Mas a composição inclui também expressões que não parecem ter paralelos noutras regiões.


Na Transjordania na época de Herodes houve varios lideres que segundo estudos de ambas as fontes judaicas e romanas mostra que o mais destacado deles foi Simon, que operava a partir de Transjordânia. Simon declarou-se rei, usava uma coroa, e foi percebido como rei pelos seus seguidores, o que pendia sobre ele a esperança messiânica.

O texto mostra claramente a rivalidade entre dois grupos, os q apoiam o messias de Davi e ou q apoiam o messias filho de José, o autor é do partido de Davi.

Esta é a forma como historiador do primeiro século judeu Josephus (Flávio Josefo) descreve a morte de Simon em combate: "O próprio Simon, esforçando-se para escapar de uma ravina íngreme, foi interceptado pela Gratus [um comandante do exército de Herodes], que atingiu o fugitivo de lado com um golpe no pescoço, que cortada a cabeça de seu corpo". Com a sua referência a uma fenda rochosa e o príncipe dos príncipes, o texto parece estar aludindo à morte de Simon, o líder rebelde que foi coroado rei, em um estreito desfiladeiro em Transjordânia.




Na linha 57, encontramos a frase "barragem tvuhey yerushalayim" ("o sangue dos mortos de Jerusalém"). A linha 67 diz: "Ei Baser al barragem zu hamerkava shelahen" ( "Diga-lhe sobre o sangue. Esta é a sua Merkava [celeste carruagem]"). A mensagem a ser transmitida é a de que o sangue das pessoas que foram mortas tornar-se-á sua "carruagem" para o céu.




Simon, o príncipe dos príncipes, foi o líder messiânico de um grupo ativo na Transjordânia. O Apocalipse de Gabriel aparece, portanto, ter sido escrito por seus seguidores, e reflete uma tentativa de lidar com o fracasso da revolta e da morte do seu líder.




O Apocalipse de Gabriel confirma a tese de que a crença em um salin e messias ressuscitado existiam antes da atividade messiânica de Jesus.




Israel Knohl é Yehezkel Kaufmann professor de Estudos Bíblicos na Universidade Hebraica de Jerusalém e um investigador sénior no Instituto Shalom Hartman.



Nenhum comentário: