quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto original do NT

Existiria problemas na identificação do texto original do NT em grego, isso ficaria evidente no fato da existencia das suas inumeras edições q se competem entre si, onde não concordam entre si.


Os manuscritos não seriam identicos palavra por palavra. Os escritos originais teriam caido em desuso no século 200. E existiriam mais de 5000 manuscritos do NT em grego. Variam qto tamanho, data, de variaos lugarem do mediterraneo. Muitos contem erros ortograficos devido descuido dos copistas.


As versões das teses de interpretações do texto do NT, baseiam-se nos diferentes estilos e técnicas de tradução. Nem sempre os tradutores estão completamente seguros qto as exatas palavras do texto grego.


"Ninguem no mundo hoje saba, realmente qual foi a exata redação original do texto grego no NT" Dr. Wilbur Norman Pickering
Os tradutores modernos teriam seguido duas regras:
1. Escolher a melhor leitura q se ajusta oa contexto;
2. Escolher a leitura q melhor expliquer a origem das outras leituras.


Quem estuda os textos do NT, precisa saber tudo da história do cristianismo e o q poderia ter levado a criação de uma leitura variante. Envolveria conhecimento de instituições, doutrinas e eventos...


A redação de um texto ecletico, o mais aceito, repousaria sobre conjecturas. O ecletismo teia nascido da teoria de Westcott e Hort (1881). Baseados nos manuscritos apos o século 4.


Hort tomou a posição de q o NT é p ser tratado como qquer outro livro.




Fonte: http://www.luz.eti.br/resources/wilburnt.pdf

Nenhum comentário: