sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Pereia


Aparentimente, basendo-se nos comentarios de Eusébio, o primeiro cerco a Jerusalem teria ocorrido como retalhação a morte do irmão de Jesus, Tiago, em 63dc.



Antes de 66dc, inicio dos murmurios de guerra, Simão, primo de Tiago, seu sucessor na liderança da comunidade cristã, teria retirado o povo de Jerusalem antes da guerra, dirigindo todos p a Pereia.



Porque Simão os teria levado p lá? O que tem de especial neste lugar?



Antes de Jesus ter rumado p Jerusalem, ele teria pregado na Pereia, o lado leste do jordão, este tambem teria recebido a formação de João Batista.



- Foi na Pereia q ocorreu a ressurreição de Lázaro (Jo 11.1-44).


- È lá q Jesus conversando com seus discipulos fala sobre alianças (Sal)Lc 14.25-35, quem ele poderia contar q estaria com ele na peleja;


- Fala q era preciso enviar embaixadores para falar de paz com os adversarios;


- De um Rei q estava se preparando para guerrear com outro rei;


- Que "Aquele q não carrega sua cruz (espada) e me segue, não é meu povo";


- É na Pereia q Jesus fala com seus filhos, q estavam em Betania (Mt 19.13-15; Mc 10.13-16; Lc 18.15);
Simão, ao dirigir a comunidade cristã para Pereia, encontraria lá um lugar familiarizado, de pessoas q conheceram a pregação de Jesus, sendo assim, povos amigos.
Quando em 66 os zelotas dão os primeiros passos para a luta aberta, ou seja à guerra, os cristãos tinham se retirado previamente para Pella, na Pereia, do outro lado do Jordão.
Porem, um detalhe parece aproximar mais ainda os seguidores de Jesus dos lideres da guerra judaica.
Vespasiano após passar o inverno perto do rio Jordão, na cidade amiga de Scythopolis, cruzou o Jordão com seu exército. Se ele se dirigiu para aquela região, isso significa q por ali havia rebeldes e é justamente neste local nas proximidades de Jericó e do outro lado do Jordão q teriam se dirgido a comunidade Cristã.
Entre os rebeldes que morreram no assalto de Vespasiano estava o comandante judeu da região de Jericó, João ben Simon.
Seria este João, um dos filhos de Simão de Cleofas, sendo assim sobrinho de Jesus?

Nenhum comentário: