domingo, 6 de abril de 2008

Saduceus


A seita judaica dos SADUCEUS, apartou-se dos seus correlegionários e tornou-se adversária dos fariseus, quando se engajou na revolta dos MACABEUS (168-164 antes de Cristo), após a revolta os dirigentes asmoneus retomaram o controle sobre a terra e sobre o templo, até então nas mãos do suserano selêucida ANTÍOCO IV.




Os ASMONEUS passaram a administrar o templo de comum acordo com os FARISEUS, esta situação perdurou até o período herodiano, que se iniciou quando HERODES, assumiu o poder em 37 antes de Cristo.


Alguns Saduceus afastaram-se dos seus princípios e assumiram a nova realidade, outros não e romperam de vez com o sistema vigente.




O MMT é uma carta escirta por aqueles que se recusavam a aceitar as normas legais anunciadas pelos sumos sacerdotes asmoneus. Na parte relativa às leis contesta com os saduceus partidários da acomodação, expondo, por um lado, a lei correta e, por outro, a lei enunciada pelos asmoneus.




No fim da carta o autor se dirige ao próprio dirigente asmoneu e tenta atraí-lo para as posições do MMT, alertando que Deus somente abençoa aqueles governantes que segue o SEU caminho.
A visão farisaica realmente predominou no período asmoneu e que ela não seria uma invenção posterior anacrônica do judaísmo rabínico. O judaísmo rabínico incorporado no TALMUDE não seria uma invenção pós-destruição, as raízes do judaísmo rabínico remontariam pelo menos ao período asmoneu.




No PESHER NAHUM, um texto de Qumran, os saduceus são denominados MANASSÉS, os adversários dos EFRAIM . Neste texto os saduceus são descritos como membros aristocráticos da classe dominante.




Nenhum comentário: