sábado, 5 de abril de 2008

Os manuscritos do Mar Morto pertenceriam ao Saduceus


Lawrence H. Schifmann contesta a teoria dominante de que a seita de Qumran seria a seita dos ESSÊNIOS e afirma que suas características estariam mais próximas ao Saduceus.


O termo ESSÊNIO pode designar várias seitas que tinham características em comum.


A coleção de textos de Qumran, encontrados na década de 50 nas cavernas do mar morto - manuscritos biblicos, textos exclusivos da seita ... e outros textos -, conservados porque tinham alugmas afinidades com asc renças dos membros da seita.


Certos textos não podem ser considerados representantes da seita de Qumran propriamente dita, pois não inclulem seus temas, polêmicas e terminologia característicos nem são escritos na linguagem e estilo típicos das obras da seita.


Textos encontrados depois de Qumran em MASSADA, a fortaleza de Herodes no deserto a 56km ao sul de Qumran), que foi ocupada pelos rebeldes ZELOTAS durante a primeira revolta judaica contra Roma, e um manuscrito CÂNTICOS DO SHABAT (liturgia angélica), tem similares nos textos de Qumran. Os defensores de MASSADA possuíam livros semelhantes aos de QUMRAN.


A conclusão do estudioso é que os livros de Qumran façam parte da herança comum do JUDAÍSMO do SEGUNDO TEMPLO e não seriam originários nem exclusivos dos círculos da seita de Qumran.


Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.