sexta-feira, 4 de abril de 2008

Poema de escrito da biblioteca de Nag Hammadi


"Do céu o Pai enviou o seu homem, que é o seu irmão. Então o noivo desceu ate a noiva. Ela abandonou a prostituição e se purificou dos adulteros. Ela se purficou na camara nupcial, ela se encheu de perfumes. Ela se sentou aguardando pelo verdadeiro noivo... continuou esperando pelo seu esposo, dizendo qdo virá? e temendo sem saber como ele se pareceria... ela sonhou com ele.





Qdo o noivo de acordo com a vontade do pai, desceu ate ela na câmara nupcial, que estava preparada, ele adornou a camara nupcial.





Este não é um matrimonio carnal ... assim que estiverem unidos, eles se tornarão uma unica vida. Eles se tornarão uma unica carne.



Isso será assim por que foram originalmente unidos, qdo estavam com o Pai, ele é o irmão dela, este matrimonio os colocou juntos novamente, almas unidas pelo amor verdadeiro. Seu noivo é seu verdadeiro mestre, como está escrito em Gn 3:16.



Pois o mestre da mulher é o esposo dela.



Então gradualmente ela o reconheceu e rejubilou, chorando diante dele enguanto se lembrava da sua antga viuvez.



Ouça minha filha, atende ao teu ouvido, e te esqueça do teu povo e da casa do teu pai, pois o rei desejou a tua beleza, pois ele é o teu mestre, para se devotar somente ao seu rei, como foi dito em Sl 45:10-11.



Vem de teu país, de teus parentes, da casa do teu pai.



Qdo ele a amou, ela recebeu dele a semente da vida, para que por ele ela gerasse boas crianças e as criasse. E esta é a grande maravilha do nascimento. Este matrimonio perfeito foi feito pela vontade do pai ... essa é a ressurreição dos mortos... ela é a jornada vertical da ascenção ao céu, este é o caminho de assunção do Pai. "


3 comentários:

Anônimo disse...

A maioria dos livros apócrifos, como os encontrados em Nag Hammadi tinham a finalidade de defender idéias de certos grupos isolados como os gnósticos, os docetas e os judaizantes. Eles tentam copiar a forma de escrita da Bíblia, usando autoria falsa para tentar enganar os seguidores de Jesus Cristo. Ao ler os apócrifos vc verá que eles são o fundamento de algumas religiões do oriente e distorcem os ensinamentos da Bíblia, por isso mesmo não devem ser seguidos.

Anônimo disse...

No ano de 367, o bispo de
Alexandria, Atanásio, escreveu uma carta cujo trecho segue abaixo:

"Pois estes apógrafos são uns malévolos, e lhes dar atenção é algo sem sentido, porque eles são vozes vazias e abomináveis, pois eles são inícios de revolução e sua
intenção é fazer com que os indivíduos disputem entre si, não buscando o que é bom para a Igreja, mas desejando receber as honras daqueles aos quais enganam.
Assim sendo, seu objetivo é produzir estórias para que estas sejam consideradas grandiosas. Portanto, é um dever para nós rejeitar livros deste tipo.
Mesmo encontrando uma passagem que possa ser útil, é melhor não confiar nela, pois
provém da malicia daqueles que [...]"

Anônimo disse...

Os textos de Nag Hammadi são relativamente
tardios, produzidos originalmente nos sécs.II, III e IV. Assim sendo, não se deve tentar utilizar tais textos como fontes históricas primárias para o estudo de acontecimentos históricos do séc.I. Muitos estudiosos americanos, por exemplo, buscaram nos textos de Nag Hammadi fontes para o estudo do Jesus histórico. No entanto, creio que estes
textos de Nag Hammadi não são fontes confiáveis para este tipo de estudo, mas sim o
reflexo de tradições tardias sobre a figura de Jesus e dos personagens que o cercaram.