sábado, 26 de abril de 2008

Comunidade de Qumran

Qumran representaria apenas uma antiga comunidade judaica, que possuiria uma antiga biblioteca judaica, oriundas de diversas vertentes daquela época. Este grupo chamava-se a si mesmo assim: Comunidade do Novo Pacto.
Os achados de Qumra revelaria parte da ciencia hebraica:
- Matemática. - Constatamos dois sistemas de numeração: decimal e sexagesimal; este, originário da Babilônia, ainda sobrevivia no sec. I E.C. O número doze é frequentemente encontrado (Dupont-Sommer). Registros em Qumran registram algarismos por extenso em hebraico, p.ex. ''sete'' (heb. Shiv'a, aram. Sheby), mas empregam marcas convencionais para unidades, dezenas e outros valores (p.ex., lllllll = sete).
Astronomia. - Muito rudimentar, como se concebessem o planeta flutuando sobre um grande oceano (...) um firmamento sólido e recurvado, sobre o qual se estendem esferas de fogo e mais além o oceano. Os temporais são as águas celestiais que se precipitam sobre a terra; as estrelas são aberturas no firmamento.O sol e a lua são lâmpadas; o céu se apóia sobre as montanhas; existe um mundo subterrâneo.
Um texto de Astronomia em Qumran assinala com marcas verticais as tabelas de movimento da Lua Nova seguindo por entre os signos do Zodíaco.A comunidade observava os astros e com isso fazia cronologias e mais, calculavam os tempos de chuvas, secas, etc. (Einsenmann & Wise, A descoberta dos manuscritos do mar Morto, Ediouro, 1994).
Cronologia. - Vestígios de um sistema de cronologia baseado em gerações e ciclos de480 anos... artificial; representa a duração de doze gerações,cada uma das quais equivalente a quarenta anos (Dupont-Sommer). O Novo Pacto celebrava o Ano Novo festejando a criação do mundo em Nisan, no signo do Touro, contando o tempo a partir de 4.500 a.E.C. e iniciando os meses na Lua Nova cujo movimento acompanhavam (Eisenmann, acima).
A civilização de Israel seria uma expressão da cultura cananeia.

Nenhum comentário: