domingo, 12 de abril de 2009

Primeira pascoa














A primeira pascoa dos Israelitas foi realizada na cidade Gálgala. Onde estaria esta cidade hoje?







(Josué 5,10) "Os israelitas acamparam em Gálgala, e celebraram a Páscoa no décimo quarto dia do mês, pela tarde, na planície de Jericó."




Havia uma igreja primitiva cristã, no territorio de Jericó, onde pensava-se ser em Gálgala. Teodisio refere-se a ela. Teria perecido em uma invasão persa, por Willibaldus (723-726 dC).



Abaixo, a inscrição, vemos uma pequena igreja, o seu portal escondido por uma estrutura alongada. Esta é aparentemente uma parede, indicado pelo marrom cubos, com doze cubos brancos inserido nele (em duas linhas, cada uma das seis cubos).


Alguns localizá-a em Tell el-Matleb, um site muito perto de Jericó, outros em Kh. en-Nitle toward the Jordan. pt-Nitle em direção à Jordânia.

O peregrino Theodosius, 530dc, menciona q o rei de Gálgala abastecia Jerusalem de grãos e vinho (De situ Terrae Sanctae, cap. 18, CCSL 175.121).

Um peregrino anónimo de Piacenza, que visitou na Palestina 570, menciona em seus inscritos que, as doze pedras usadas pelos israelitas para restabelecer a circuncisão foram colocados «na basílica detrás do altar" (Itinerarium, ch.13, CCSL 175.136) . Segundo a Arculphus (De Sanctis locis II, 14-15, CCSL 175212, a igreja era 'grande', e é assim representado no mapa de Madaba mosaico.

Escavações realizadas por americanos em 1950 descobrio ruínas de uma igreja que, aparentemente, foi reconstruída quatro vezes, com ligeiras modificações (JL Kelso et al. Escavações no Novo Testamento e Jericó Khirbet pt-Nitla, AASOR 29-30 [1949-1951 ], 50-60).

O piso de mosaico da terceira fase da construção, que foi decorado com desenhos geométricos e permaneceu em uso na quarta e última fase, continha duas Latina inscrições de barbarismo estilo. Uma diz: 'D (omin) e meserere' e os outros: 'Toto feci leao morrer': Eu fiz tudo em um dia feliz.

Em uma crônica das escavações na Jordânia, em 1962, Farah S. Ma 'ayeh (anual do Departamento de Antiguidades da Jordânia 6-7 [1962], 109) refere que o Departamento tinha iniciado uma escavação em uma área a oeste de Conte Matleb , onde a estrada principal que tinham sido cortados através do informe. Uma calçada com um mosaico colorido com desenhos geométricos foi encontrada dois metros abaixo da superfície. A falta de fundos impediu a continuação dos trabalhos.

Fonte: Tabula imperii Romani. Iudaea - Palaestina (Jerusalem 1994) sv "Galgala", 128. Iudaea - Palaestina Jerusalém (1994) sv "Galgala", 128.

Site

Nenhum comentário: