sexta-feira, 10 de abril de 2009

Madalena e Maria a mãe



Nesta pintura de Simoni Martini, há dua mulheres, uma que estaria recebendo a "anunciação do anjo". A igreja teria nos transmitido durante a historia q a anunciação e a assunção teria acontecido com Maria, mãe de Jesus, porem, desconfio q a verdadeira Maria teria sido a Madalena, esposa de Jesus.


Muitas são as imagens que retratam a assunção de Maria Madalena, como esta:
Mas, a igreja p impedir q as pessoas pudessem se perguntar o porque Madalena foi tão importante, q acabou sendo levada aos seus pelos anjos, passou a dizer então, q quem teria sido assunta, foi Maria mãe de Jesus.
Mas as primeiras imagens de uma mulher sendo levada aos céus pelos anjos, diziam que esta mulher era Madalena. Esta seria uma referencia a sua fulga, apos a crucificação de Jesus.
Desconfio que, todas as vezes que no novo testamento algo é falado referente a Maria mãe de Jesus, ao menos a grande marioria, teria acontecido na verdade com Maria Madalena, a esposa de Jesus. Pessoas mau intencionadas teria modificado as pessoas para que a importancia de Madalena não fosse reconhecida. A anunciação, por exemplo.
Nos manuscritos encontrados no mar morto, informam que por exemplo, anjos, na verdade seriam sacerdotes de carne e osso.
Todas as vezes que anjos aparecem no novo testamento, na verdade seriam sacerdotes reais, os representantes de deus na terra.
Os sacerdotes, ou anjos, de acordo com Laurence Gardner, seriam os encarregados de buscar e preparar as noivas para os futuros reis.
A grande maioria do evangelho de Lucas, seria formado por curtas historias sobre o casamento de Jesus, a historia deste casamento teria sido contada de varias formas - parabolas, compreenciveis aos primeiros cristãos-hebreus.
O casamento de Jesus foi muito celebrado no evangelho, a coisa mais celebrada na vida de Jesus.
As pequenas historias sobre a vida de Jesus teria sido registrada em hebraico. Os tradutores da igreja de Paulo em Roma, ao traduzir estas historias para o grego, não teria compreendido o sentido original, e para no grego haver uma coerencia de sentido, teria havido as primeiras modificações.
Gerações posteriores, influenciadas pelas historias de Mitra e outros deuses romanos, teria acrescentado outra camada de historias.
Qdo a igreja de Roma, cresceu um pouco mais, e recebeu a visita dos descendentes de Jesus (informações fornecidas por Laurence Gardner), viu nisso uma ameaça e teria acrecentando outra camada de modificações que excluissem os desencendentes de Jesus, tirando assim sua autoridade diante daquela igreja.
Porem, a alma da celebração do casamento de Jesus, como uma coisa importantissima ocorrida na sua vida, ainda se encontra abaixo de um amontoado de camadas de alterações dos escribas, esperando para ser removida.
Neste quadro de Simoni, há duas mulheres. Uma mais nova e uma mais velha. A historia da anunciação é conhecidissima, e conta como papel principal, "Maria" que recebe a visita de um anjo, que lhe avisa que ficará grávida.
Se no contexto tão conhecido, empregamos Maria, de nazaré, esta outra senhora ao seu lado, poderia ser por nós entendido como Santa Ana, sua mãe e avó de Jesus, não fosse por um detalhe - a cruz, na mão dela.
Como Santa Ana carregaria uma cruz, se Jesus ainda não havia morrido?
Eu acredito, que Simoni, sabia que quem recebeu a anunciação do anjo, registrado nos evangelhos teria sido Madalena, que tambem era uma Maria, que tambem era uma virgem.
Por isso, registrou a cruz na mão de uma - a Maria, mãe de Jesus, e o vaso nos pés da outra - a Madalena, que estaria concebendo filhos para Jesus.

Um comentário:

Professor disse...

No livro HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DO BISPO EUSÉBIO DE CESAREIA, livro III, paginas 60 e 62:
Cap. XII
_De como Vespesiano ordena que se busquem os descendentes de Davi
Cap XIX
_De como Domiciano ordena a morte aos descendentes de Davi
Cap. XX
_Dos parentes de nosso Salvador

O autor conta que os descendentes de Davi familiares de Jesus foram perseguidos e condenados a morte por ordem dos imperadores Vespesiano e Domiciano.
Os imperadores temiam que os familiares de Jesus por terem estirpe real pudessem tomar o lugar dos imperadores romanos.