sábado, 18 de abril de 2009

Deusa Israelita

È revelado em I Reis 11, 5 que Salomão embora prestando culto a Deus, também adorou á Deusa Aserá.

A Ela Salomão construiu santuário em lugar alto, e sendo a Deusa Aserá a força celeste favorecedora da prosperidade, das riquezas e da fertilidade, consta que dela terão advindo os frutos da fabulosa fortuna de que Salomão beneficiou.
Aserá, (do hebraico אשרה), é uma deusa do panteão semítico e amplamente presente na tradição biblico-hebraica. Aserá, era também adorada pelos cananitas fenícios e babilónicos, sendo nessas culturas conhecida pelos nomes de :
Asterath, Astorate, Asterote, Astarte, Aserá, Baalat
Entre os hebraicos ancestrais e no judaísmo primitivo, Aserá era considerada a consorte do Deus Javé, e o seu culto foi perpetuado nos templos de Deus.

Aserá era também é conhecida como mãe dos deuses, sendo que Javé era o pai do Deuses. ( ver tambem: símbolo de Salomão)

Conforme descrito no II Livro de Reis 23, a Deusa Aserá era adorada no Templo de Javé.

As sacerdotisas de Aserá prestavam culto á deusa através de rituais de natureza sexual e da adoração da Deusa através das suas imagens, nos seus santuários. As sacerdotisas de Aserá eram conhecidas por Qedeshim e nas escrituras encontramos alusão a estes no livro de Deuteronómio 23,18, onde se lê:

«Entre as israelitas não haverá prostituta sagrada, [«Qedeshoth»], nem prostituto sagrado [«Qedeshim»] entre os israelitas.
Deuteronómio 23,18

O culto de Aserá é descrito na Bíblia como celebrado sob «arvores frondosas» ou em torno de «Postes sagrados» pois a imagem da Deusa era esculpida em madeira nos chamados "asherim" para ser colocada no altar dos seus templos, ou em lugares altos. Assim esta escrito: não plantes um poste sagrado ou arvore junto a um altar que tenhas feito para Deus, nem levantes estela, [ coluna com inscrições] porque o teu Deus odeia-a
Deuteronómio 16:21.

O culto de Aserá era celebrado em lugares altos, onde os seus sacerdotes Lhe queimavam incenso, conforme revelado em II Reis 23, 8.

O culto de Aserá era praticado junto das arvores, (Deuteronómio 16:21 ; 2 Crónicas 28; Isaías 57 3-62; Reis 17) pois que as arvores eram símbolo da vida. ( veja também: Aserá e a arvore da vida)

Aserá nos tempos mais primordiais, era tida como a «arvore vida», aquela cujo o fruto colhido por quem a amava era a vida eterna, e Ela mesma acabou por isso sendo relatada sob a forma de parábola no livro de Gênesis 1,9; 3,22.


Consta pelo relato de Isaías 57, 9-13, que o Deus Javé se irou com a sua consorte Aserá, pois ela se envolveu com Moloc, senhor do mundo dos mortos. Por essa relação, unindo-se a sexualidade e os espíritos dos mortos, gerava-se a feitiçaria.

Por esse motivo, e depois de muito fechar os olhos a essa reiterada infidelidade da sua consorte, Deus irou-se e acabou por banir a sua consorte da configuração celestial, tornando-se assim o Deus único.

Porem, esta não é toda a verdade sobre a Deusa adorada pelos hebreus primitivos.

A historia de Aserá é mais complexa, e encontra-se descrita tanto no capitulo XVI do livro de Ezequiel. , como no livro da Sabedoria de Salomão ( veja também: Aserá e a arvore da vida)

No capitulo XVI do livro de Ezequiel podemos ler que Aserá foi aquela que vinda de Canaã, foi abandonada pelos pais e achada por Deus ainda menina e que foi transformada em rainha dos céus.

Jave muito a amou e por isso com ela desposou, entronizando-A ao Seu lado. Porque o profeta Ezequiel assim o revelou, sabemos consequentemente que é dela que Salomão, esta falando, quando se refere á sabedoria que esta entronizada ao lado de Deus - Sabedoria 9,4

Que Aserá é a esposa de Deus, disso sabemos pois que Deus ele mesmo o afirmou, revelando pelos seus profetas que com Ela estabeleceu e possui «pactum sempiternum» - «aliança eterna» - ( Ezequiel 16,60)

Com Aserá, Deus estabeleceu aliança celestial, contudo reza a historia das escrituras que a esposa de Deus se «prostituiu» aos olhos do seu esposo, ao coroar-se como Deusa perante outros povos, e isso é também descrito no XVI capitulo do livro de Ezequiel.

Ali se conta que a Deusa era de uma beleza indescritível e Deus confessa pessoalmente muito tê-la amado, e contudo ela quis assumir o papel de Deusa junto dos egípcios, dos assírios e caldeus.

Por isso, Deus castigou-a severamente, destruindo-lhe os santuários e banindo o seu culto.

Apesar de enraivecido com grande ciúme e fúria, Deus sempre esperou que ela regressasse a si, e contudo assim não sucedeu, conforme revelado em Jeremias 3,6.

Contudo, apesar de todo o seu ciúme, Deus revela em Ezequiel 16,60 que no final dos tempos, com Ela reformulará a sua aliança eterna, pois o Seu amor por Ela é também eterno.

Salomão venerou Aserá, - I Reis 3,3 - nos seus livros mencionada sob o nome de «sabedoria», pedindo a deus que nada lhe concedesse senão acesso àquela que esta entronizada ao seu lado, (Sabedoria 9,4), sendo que essa é a sua esposa, Aserá.

Ao lado de Deus, a Sua esposa era venerada no Templo de Javé , onde ali se prestava culto a Aserá pois disso atesta o II livro de Reis ,(23,9).

Pois disso também atesta Salomão no seu livro da sabedoria, assim confirmando que falando da sabedoria estava falando de Aserá, pois ele assim revelou:

Tu [ Deus] me mandaste construir um templo sobre o teu santo monte, um altar na cidade onde fixaste a tua tenda (…) Contigo [sendo venerada ao Seu lado, e no Seu templo] está a sabedoria, que conhece as tuas obras e que estava presente quando criaste o mundo
Sabedoria 9,8-9

Aqui se entende claramente que ao construir o Templo de Javé, Salomão nele destinou um local de culto a Aserá, ( conforme atestamos no II Livro de Reis que na verdade sucedeu), e assim mais uma vez confirmamos que falando da sabedoria, Salomão está na verdade referindo-se á consorte de Deus… a Aserá.

Deus assim lho permitiu, e Salomão ( veja também: Aserá e a arvore da vida), foi o mais sábio , pacifico e prospero rei da historia da humanidade.

Aserá, esposa de deus, foi aquela que a Salomão trouxe paz, prosperidade e evolução. Ela também a pode fazer a todos aqueles que a procuram e a amam.

Nenhum comentário: