quinta-feira, 12 de junho de 2008

Fra Angélico






Fra Angélico um grande pintor e monge dominicano renascentista sabia dos rituais do casamento dinástico e louvando a união de Jesus e Maria Madalena, pintou Jesus coroando Madalena (séc. 15), cumprindo o pedido de Jesus nestedia tão especial p eles - " Onde este Evangelho for pregado, em volta de todo o mundo, o que ela fez deverá ser narrado em sua memória". Palavras de Jesus.












Nascido em 1387 (?), Fra Angélico, cujo verdadeiro nome é Guido di Pietro, é um beato e pintor italiano. Em 1407 ingressa no Convento dominicano de Fiesole. Entre 1409 e 1418 está exilado, juntamente com o resto da comunidade, pela sua oposição ao papa Alexandre V.












Em 1438 começa a pintar o Convento de S. Marcos, em Florença. Em 1447 vai a Roma, onde inicia a decoração mural da capela de Nicolau V, no Vaticano. Prior do Convento de Fiesole entre 1448 e 1450, continua a trabalhar em Roma e Florença. Supõe-se que, no início, é discípulo de Lorenzo Monaco, cultivador do estilo gótico internacional.












Os seus temas mais frequentes e característicos são a Virgem com o Menino, a coroação da Virgem e a Anunciação.Pinta frequentemente em colaboração com os seus discípulos.












A maior parte das suas obras conservam-se no claustro, nas celas e nas salas do Convento de S. Marcos (Florença), que estão cobertos de murais de Fra Angélico com cenas e figuras religiosas (Dois Dominicanos Atendendo Jesus Peregrino, S. Pedro Mártir). De entre os frescos da capela do papa Nicolau V, no Vaticano, destacam-se A Lenda da Santo Estêvão e A Lenda de S. Lourenço.








Influenciado pelos grandes mestres dessa época, como Masaccio, Donatello ou Ghiberti, ficou conhecido pelo excelente trabalho realizado no Convento de São Marco, em Florença.


Fonte: Laurence Gardner e Blog da sabedoria

Nenhum comentário: